Skip to main content

Muitas empresas já entenderam a importância de aproveitar os dados e extrair conhecimento deles. Contudo, implementar uma cultura Data Driven é bastante desafiador, pois exige tempo e esforço por parte dos profissionais envolvidos. Felizmente, ferramentas como a Power Platform existem, ajudando negócios em relação à Transformação Digital.

Ao longo da leitura, vamos apresentar detalhes sobre a Power Platform. O objetivo também é destacar as principais vantagens, os tipos e as funcionalidades, mostrando como essa ferramenta da Microsoft pode ser implementada e operada no negócio. Continue lendo!

O que é Power Platform e para que serve?

Podemos fazer uma analogia entre o Microsoft Power Platform e o Pacote Office. Portanto, estamos nos referindo a um “guarda-chuva” que abriga vários programas úteis para as empresas dos mais variados segmentos aproveitarem melhor os seus dados. Os aplicativos que fazem parte da Microsoft Power Platform são os seguintes:

  • Power Apps;
  • Power BI;
  • Power Automate;
  • Power Virtual Agent;
  • Power Pages.

Como funciona, quais são os tipos e as funcionalidades?

A seguir, explicaremos melhor cada um dos programas que foram listados.

Power Apps

O primeiro programa listado há pouco é uma plataforma que permite a criação de aplicativos empresariais. Diferentemente do que se pode imaginar, mesmo pessoas que nunca tiveram contato com linguagens de programação podem criar aplicações simples por causa dos recursos Low-Code e No-Code disponíveis no Power Apps.

Esses termos designam, respectivamente, ferramentas que demandam pouco ou nenhum conhecimento em codificação. Na prática, tudo pode ser feito por meio dos recursos de arrastar e soltar, pois já estão pré-codificados.

Power BI

O Power BI Platform é o programa que ajuda a empresa no seu Business Intelligence, ou inteligência de negócios. Por meio da criação de relatórios e dashboards, é possível ter uma visão aprofundada da empresa, de modo que os dados de todos os setores podem ser visualizados em painéis centralizados.

Power Automate

Já o Power Automate, como o nome sugere, auxilia na automação de rotinas e criação de fluxos de trabalho. Na prática, é possível configurar ações em um software que se desencadeiam mediante um evento específico.

Isso libera o profissional de fazer uma atividade repetitiva e sujeita a erros para ter tempo de se dedicar às rotinas mais estratégicas do seu setor. Um exemplo simples desse fluxo de trabalho é o disparo de e-mails em grande quantidades a colaboradores externos e clientes, por exemplo.

Power Virtual Agent

Trata-se de uma solução de autoatendimento baseado em Inteligência Artificial. Um chatbot é usado para se comunicar com profissionais e clientes da empresa, sendo que eles podem ser criados e configurados com recursos Low-Code e No-Code — isto é, com pouca ou nenhuma codificação.

Power Pages

Por fim, o Pages é a solução dentro do Power Platform que auxilia na criação de páginas web. Importante salientar que essa ferramenta também dispõe de recursos para otimização dessas páginas em dispositivos mobile, tendo em vista aspectos como responsividade e tempo de carregamento.

Quais são as vantagens?

Como visto até aqui, os programas da Power Platform são usados em várias finalidades distintas do negócio. Isso permite obter muitos benefícios, sendo que alguns dos principais deles você pode conferir a seguir.

Gerenciamento de aplicativos

Empresas que precisam de programas para construir sites e aplicativos, por exemplo, tendem a gerir com mais dificuldade os dados quando não estão centralizados.

Por ser uma tecnologia 5 em 1, o Power Platform facilita essa gestão, considerando também que ele pode ser acessado na cloud, proporcionando colaboração e mobilidade às equipes. Por esse motivo, sempre que uma alteração de arquivo é feita na ferramenta, o salvamento ocorre de modo automático.

Segurança

Um dos mecanismos usados no Power Platform para prover segurança de dados é a criptografia. Dessa forma, as chances de os dados serem interceptados por pessoas não autorizadas diminuem, fazendo todo o trabalho ocorrer de modo fluido, além de estar em conformidade com a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Produtividade

Todos os aplicativos do Power Platform contribuem para as equipes serem mais produtivas. Seja automatizando rotinas ou disponibilizando recursos de Low-Code e No-Code, por exemplo, a parte repetitiva dos processos pode ser delegada ao software. Desse modo, os colaboradores conseguem ter uma dedicação maior a aspectos estratégicos do negócio que demandam expertise e criatividade do time.

Como usar a Power Platform?

Caso a empresa tenha uma conta no Microsoft 365, é possível ter acesso a duas funcionalidades da Power Platform: o Automate e o Apps. Os demais programas são obtidos por licenças separadas, as quais são contratadas conforme aquilo de que o negócio precisa. Em outras palavras, pode ser que uma companhia não precise de todos os programas da Power Platform, usando apenas um ou outro.

Uma vantagem importante dos aplicativos da Power Platform é que eles são considerados de baixa curva de aprendizado. Isso significa que quem manuseia as ferramentas não terá tanta dificuldade de se adaptar, podendo fazer um excelente uso da solução.

Dito isso, existe uma infinidade de coisas que podem ser criadas na Power Platform. Uma delas é a criação de chatbots para o atendimento ao cliente com o intuito de aprimorar esse processo e agregar na experiência dos clientes.

Quando o consumidor entra em contato com a empresa, muitas vezes as perguntas e as dúvidas se repetem. Nesse sentido, pode ser criada uma base de conhecimento e inseri-la nos chatbots para agilizar esse processo e encaminhar a um atendente humano somente as demandas de maior complexidade.

Como visto aqui, isso pode ser feito com auxílio do Power Virtual Agent, que funciona como um serviço de autoatendimento. Outra possibilidade é a criação de um programa simples a ser usado, por exemplo, no cálculo da folha de pagamento.

Com um conhecimento básico em lógica de programação, é possível criar uma aplicação e depender menos da equipe de TI, que outrora precisaria fazer uma aplicação do zero usando High-Code, impedindo o setor de se dedicar com mais afinco a outras rotinas do departamento.

A Power Platform é um “guarda-chuva” que abriga vários programas que contribuem com a inovação do negócio. A BRQ pode ser a sua parceira nesse sentido, ajudando a ser Data Driven e, por consequência, mais competitivo, conquistando um número cada vez maior de clientes e obtendo receita. 

Aproveite a visita no blog e saiba como podemos ajudar seu negócio, conheça as soluções da BRQ!

BRQ fale conosco