Skip to main content

O mobile é uma tecnologia que impacta diretamente na vida das pessoas. Nesse artigo vamos explorar alguns números e insights sobre como sua empresa pode se beneficiar para impulsionar a Transformação Digital em um mundo mobile first.

Um pouco sobre o mercado mobile

Durante a pandemia, vimos disparar o uso de aplicativos. As empresas aumentaram os recursos e funcionalidades disponíveis nos apps para resolver problemas que anteriormente seriam resolvidos presencialmente, ou por meio de ligações para o atendimento ao cliente.

Devido ao aumento crescente de uso de internet por celulares e a procura por aplicativos, explorar esse mercado se tornou fundamental para qualquer empresa se manter competitiva.

O público-alvo dessa tecnologia é imenso. No mercado brasileiro, por exemplo, uma pesquisa divulgada pela FGV mostra que o Brasil tem atualmente mais de um smartphone por habitante. São 242 milhões de smartphones em uso no país, que tem pouco mais de 214 milhões de habitantes. Além disso, os usuários ultrapassaram cinco horas por dia utilizando aplicativos móveis. O Brasil liderou o ranking mundial de uso de apps em 2021 e está em terceiro em 2022.

Fonte: data.ai

Em nível mundial, temos 6,5 bilhões de smartphones ativos no mundo, com uma previsão de atingir 7,5 bilhões em meados de 2026. Isso representa 91% da população mundial.

Fonte: Statista

As pesquisas também mostram que a procura por aplicativos nas lojas de Google e Apple só aumentam. Em 2022, foram 275 bilhões de downloads de aplicativos nas lojas e as projeções são para um 2023 também muito acelerado.

Fonte: Statista

Por fim, as projeções do mercado de aplicativos são de crescimento de US$ 650 bilhões até 2025, indicando uma taxa de crescimento anual composta de quase 21%.

Por que minha empresa precisa de um aplicativo?

Dados esses números expressivos do mercado, as empresas estão investindo cada vez mais em soluções digitais baseadas em mobile, cloud, Inteligência Artificial e dados.

Atualmente, ter um aplicativo que entrega valor para o cliente é essencial para qualquer empresa se manter competitiva, de forma a explorar esse canal digital que faz parte da vida das pessoas. Inclusive, muitas empresas já possuem o mobile como o principal produto digital para se comunicar com seu público.

Um aplicativo instalado significa ter a marca da sua empresa disponível na tela do celular dos seus clientes e poder contatá-los a qualquer momento. Esse canal de comunicação direto com o cliente pode ser explorado de diversas maneiras para aumentar a satisfação e engajamento dos usuários.

Os principais aspectos que justificam o investimento em um aplicativo são:

  • Engajamento e aquisição de novos usuários;
  • Fidelização do cliente;
  • Competitividade;
  • Fonte de receita;
  • Canal de comunicação direto com o cliente;
  • Acelerar campanhas de marketing;
  • Utilizar os dados gerados pelo app para tomada de decisões.

Um aplicativo de qualidade e com funcionalidades simples e práticas pode tanto aumentar a satisfação dos clientes quanto aumentar a receita da empresa.

E sobre aquisição de novos usuários?

Via de regra aplicativos são reconhecidos como um canal de retenção e engajamento de usuários, mas neste mundo mobile first, também são vistos como uma importante fonte para a aquisição de novos usuários.

Ter um bom aplicativo deixa sua empresa mais competitiva. É possível atrair mais usuários simplesmente por ter um aplicativo mais eficiente e com mais recursos do que o concorrente, porém o inverso também se aplica.

Quando se trata de aquisição de usuários, é muito importante falar sobre taxa de conversão das lojas, que consiste em avaliar se o usuário está engajado e continua a utilizar o aplicativo depois do download. Segundo um benchmark da AppsFlyer, um a cada dois aplicativos instalados são desinstalados em apenas um mês. Por isso, é importante investir em um bom processo de onboarding no aplicativo, e conciliar um design inovador com uma interface simples de se utilizar.

O próprio processo de abertura de conta e onboarding das empresas está mudando. Hoje já encontramos algumas empresas iniciando o cadastro do usuário no site, mas terminando o processo de onboarding nos aplicativos, onde o ambiente é mais ágil, pois o usuário está com o celular na mão e pronto para confirmar seus dados ao receber um SMS. Dependendo das necessidades, é possível utilizar a câmera para tirar fotos ou fazer o reconhecimento facial, escanear documentos, obter a localização do usuário de forma precisa, tudo com a agilidade da integração com logins de redes sociais e o uso de biometria para acessar o app.

Muitos sites costumam atrair o seu público para o aplicativo de forma a disponibilizar mais vantagens e recursos que são disponíveis apenas no app, os quais podem funcionar mesmo sem conexão com internet (off-line) e fornecer aquele canal de comunicação direto com o usuário que já falamos.

Como um aplicativo pode ajudar a engajar meus usuários?

Primeiramente, ao criar um aplicativo mobile é importante ter excelência em qualidade, design, experiência do usuário e boa performance. Usuários estão acostumados com a experiência de aplicativos de startups e de grandes players do mercado, e vão comparar o seu não apenas com as empresas do mesmo segmento, mas com outros apps instalados.

O engajamento do usuário começa desde o primeiro acesso, lá no processo de onboarding, que deve ser impecável. E continua no uso de todos os recursos disponíveis, que precisam ter a qualidade esperada.

Uma vez que o usuário está satisfeito com a experiência, podemos avançar com o uso de outras estratégias de engajamento, para gerar uma relação de longo prazo com o cliente e aumentar a percepção de valor do aplicativo.

Uma das maneiras de engajar o usuário é por meio de notificações push. Como o aplicativo representa um canal direto de comunicação com o usuário, as campanhas de engajamento podem ser realizadas por meio de mensagens internas ou notificações push para trazê-lo para dentro do aplicativo. Posteriormente, com técnicas de análise de dados e da jornada do cliente, é possível entender o comportamento do usuário e quais campanhas são mais eficientes e trazem mais resultado. Com isso, podemos melhorar a qualidade dos serviços prestados ou até direcionar os esforços em serviços e produtos que trazem mais resultado.

Vale lembrar que notificações precisam de contexto e não podem ser excessivas. Um aplicativo que envia notificações excessivas e sem contexto pode ser visto como um incômodo pelos usuários e pode levar até a desinstalação do app. Lembre-se também que o cliente precisa estar no centro, e tudo o que seu app puder fazer para isso, melhor. Por exemplo, adicionar uma tela para customizar as notificações e avisos que o usuário deseja receber.

Outra estratégia de engajamento é utilizar a gamificação, que consiste em estimular o usuário a alcançar determinados objetivos para ganhar recompensas e benefícios ao utilizar o app.

O uso de gamificação vai depender do setor e objetivo do aplicativo, mas para dar alguns exemplos, existem aplicativos que liberam funcionalidades escondidas à medida em que o usuário vai utilizando o app; outros incentivam o usuário a utilizar o app oferecendo recompensas e benefícios, e até medalhas com um ranking virtual são criados dependendo do tipo do app.

Parabenizar o usuário e mostrar mensagens de incentivo ao concluir uma tarefa é outra estratégia que é usada por alguns apps. Apps de dieta, corrida, aulas de inglês, dentre outros, podem parabenizar o usuário por ter alcançado algum objetivo.

Mostrar o progresso também é importante, por exemplo uma mensagem: “Parabéns, agora você é um usuário Gold”, ou “Parabéns, você está indo muito bem, falta apenas uma corrida para atingir sua meta”.

Outra prática utilizada são rankings estilo “Top 10” para premiar os usuários que mais utilizam o app ou que alcançam as metas desejadas. Isso é muito utilizado no mercado B2C para beneficiar os principais consultores e revendedores de determinada marca.

As possibilidades com gamificação são imensas e o céu é o limite.

Outra forma muito comum de engajamento utilizada hoje em dia são os programas de fidelidade e cashback que podem ser integrados no app, para o usuário sentir aquele gostinho de “ter o dinheiro de volta”.

E uma das técnicas mais importantes – e talvez uma das mais esquecidas – é a personalização do aplicativo. Na maioria das vezes, os usuários abrem o aplicativo para repetirem sempre as mesmas tarefas, mas para isso precisam dar de três a seis cliques. Hoje uma boa prática é adicionar inteligência ao aplicativo e fazer com que ele facilite o uso das funcionalidades mais acessadas. Outro exemplo é a personalização do conteúdo que o usuário tem interesse em consumir: dependendo do aplicativo, pode ser notícias de um determinado setor, ou em um aplicativo de e-commerce, produtos pelos quais o usuário tem interesse.

A personalização faz parte de uma boa experiência do usuário. Outro exemplo simples pode ser um aplicativo de investimentos. Imagine um usuário com perfil conservador e que investe no Tesouro Direto. Alguns aplicativos mostram notícias do mercado, dados financeiros e focam principalmente na renda variável. Mas, se este cliente na maioria das vezes abre o app para ver o seu saldo ou fazer algum aporte, por que não customizar a Home para facilitar isso? Entender o comportamento do usuário e personalizar o aplicativo é uma excelente maneira de fidelizar seu cliente.

Como justificar o investimento em um mobile app?

Complementando as informações e números já passados, é importante lembrar que vivemos em um cenário competitivo onde o usuário pode trocar de fornecedor apenas por ter algum serviço que o concorrente faz melhor. Seja simplesmente pela disponibilidade de um aplicativo com várias funções, ou até mesmo a qualidade e experiência ao utilizar o aplicativo.

Segundo um estudo feito pela Adobe em conjunto com a AppsFlyer, no geral os orçamentos para aplicativos são justificados por meio de métricas de engajamento com o cliente. Mais da metade das empresas também utilizam métricas de aquisição de usuários, além de entender que os aplicativos também representam uma importante fonte de receita.

Complementando a pesquisa da Adobe, outro fator decisivo para o investimento em um aplicativo é a quantidade de informações e dados que podem ser extraídos do app sobre o usuário. Entender o comportamento do consumidor e como seu produto está sendo utilizado, independentemente do foco ser B2C ou B2B, é essencial para obter conhecimento do mercado, aumentar a eficiência, reduzir custos e se posicionar da melhor maneira possível. Além de monitorar o grau de satisfação dos usuários por meio de campanhas de marketing ou até mesmo avaliação nas lojas.

A geração de receita também é um importante fator para muitos apps. Isso não se aplica apenas em aplicativos de e-commerce, mas também super apps que podem utilizar estratégias de cross-selling e up-selling, para oferecer ao cliente outros produtos da empresa, baseando-se na oferta de produtos similares ou superiores aos que o usuário possui.

E o mercado B2B?

Nas lojas de aplicativos geralmente encontramos apps voltados ao consumidor final, mas o mercado B2B também é amplamente beneficiado pela agilidade e a tecnologia que os aplicativos mobile podem levar para todos os colaboradores de uma empresa.

É comum termos apps voltados ao público interno e aos consultores, revendedores, franqueados e parceiros da empresa, que podem ser beneficiados por eles. Por outro lado, também podem ser criados apps para a alta gestão e diretoria consultarem dados do business diretamente em tempo real, mostrando os resultados do negócio e auxiliando na tomada de decisões.

Seja qual for seu business, pense em como aplicativos podem ajudar a alavancar os negócios, aumentar o grau de eficiência, a disponibilização da informação e a colaboração entre todos os envolvidos.

Lembro até hoje quando explodiu o uso de tablets dentro das linhas de produção da indústria. Independentemente do segmento, o tablet substituiu o papel e forneceu uma importante ferramenta digital que estava na mão do colaborador. Seja na linha de frente da produção ou na gestão das informações e análise dos dados, aplicativos deixaram tudo mais prático, eficiente e ágil.

Como a BRQ pode ajudar a sua empresa?

Desenvolver um app que entregue real valor para seus clientes não é apenas um adicional ao seu negócio, mas se tornou a peça-chave fundamental para manter a competividade e engajar os usuários.

Há 29 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como líder e uma das maiores empresas de Transformação Digital do país. Aceleramos os negócios dos nossos clientes desenvolvendo soluções mobile atuando de ponta a ponta, desde o processo consultivo até a implementação.

Com mais de 200 profissionais de mobile, já construímos aplicativos para vários segmentos e de diferentes complexidades, desde apps simples até super apps. Nosso time é altamente treinado e conhece as tecnologias mais modernas para acelerar o desenvolvimento.

Nossa área de Experience Agency é capaz de projetar aplicativos com um design inovador, baseados em uma abordagem centrada no cliente e orientada a dados, utilizando as melhores práticas de design e conectados nas tendências do mercado.

Quer nos contar qual é o seu desafio? Vem para a BRQ!

Ricardo Lecheta, especialista em mobile e Chief Technology Officer na BRQ.

BRQ fale conosco