Skip to main content

O ano de 2022 marca a chegada da tecnologia 5G no Brasil e, muito mais do que em suas gerações anteriores, esse modelo de dados móveis vem sendo muito aguardado não apenas por consumidores, mas também pelas empresas.

E elas tem sim motivo para se animarem. O 5G promete acelerar a Transformação Digital em todos os setores de mercado, da indústria à prestação de serviços.

Quer entender mais sobre o novo sinal e como ele impacta a vida de profissionais C-level no futuro? Veja neste post o que um negócio ganha ao investir. Confira!

Como funciona a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G tem esse nome por ser a quinta geração do padrão de transferência de dados móveis que serão oferecidos por empresas de telefonia. Assim como todos os outros antes dele, o 5G é um sinal de rádio que parte de antenas instaladas cobrindo áreas com acesso sem fios à internet.

Com o leilão dos lotes de exploração comercial finalizados, o 5G passa a ser oferecido no Brasil em 2022, começando pelas capitais e grandes cidades até uma cobertura abrangente no país.

A grande diferença do 5G para o 4G não está apenas na velocidade, embora esta seja considerável: promete velocidades de download e upload 50 a 100 vezes maior que a geração anterior. Mas a maior novidade da tecnologia está nas suas características: padrões de frequência mais altos que prometem mais estabilidade e menos latência no uso desse sinal.

Isso significa que o 5G coloca a rede móvel pela primeira vez em um patamar similar à banda larga cabeada. Uma internet que antes era muito mais focada em consumo de conteúdo e usuários finais, poderá ser utilizada de maneira plena nas empresas, como infraestrutura para sistemas, ferramentas e inteligência de negócio.

Quais são os impactos da tecnologia 5G na Transformação Digital das empresas?

Se o 5G tem poder suficiente para servir de base de infraestrutura em negócios, profissionais C-level, naturalmente, começam a estudar como essa tecnologia pode criar oportunidades de mercado. Principalmente como a união de largura maior de banda e mobilidade pode se tornar uma vantagem competitiva.

Se é isso que você também vem buscando para impulsionar sua empresa na era digital, vamos falar de alguns pontos mais relevantes que a nova rede móvel pode trazer quando incluída na rotina de todo tipo de negócio no futuro.

Digitalização completa do negócio

O consenso no mercado de tecnologia do mundo inteiro é que o 5G será responsável por completar o movimento de Transformação Digital em todas as empresas. Sem limites físicos de atuação, será um processo natural de transição de recursos e ferramentas físicas para ambientes virtuais de produtividade.

Isso resultará em uma nova dinâmica de trabalho entre colaboradores, onde a metodologia e o gerenciamento de projeto serão cada vez mais importantes.

Isso abre espaço para uma reformulação dessas equipes, como o conceito de squads digitais que valoriza a diversidade, a comunicação rápida e a visão de dados entre núcleos produtivos na empresa.

Amadurecimento de Big Data

Falando em dados, este é um dos pilares do 5G ao lado da mobilidade. Com uma internet móvel tão robusta quanto redes de banda larga, o acesso a tecnologias de Big Data se tornará muito mais simples para todos os tamanhos de negócio.

Aliando Cloud Computing, Inteligência Artificial, Machine Learning e data lakes, uma empresa em seu início ou grandes corporações poderão ter a mesma visão de dados de negócio e de mercado.

Esse amadurecimento vai permitir que gestores tenham insights mais profundos e acertados na hora de tomar decisões, podendo navegar pelo mercado com mais segurança. Quem investir primeiro nesse tipo de tecnologia, terá a vantagem de abordar antes tendências e demandas emergentes.

Novas tecnologias em cada vez menos tempo

Outro ponto importante da adesão ao 5G é que ela trará tantas possibilidades que podemos ver um grande avanço de tecnologias de negócio nos próximos anos.

Principalmente em sistemas de gestão e ferramentas de controle, a demanda exponencial por infraestrutura tecnológica vai fomentar o desenvolvimento de soluções ainda mais eficientes. Ficar de olho nessas novidades será uma rotina para seu trabalho muito em breve.

Melhoria na experiência do consumidor

Se o 5G trará vantagens para todos os aspectos de gestão de um negócio, isso também vai refletir na sua entrega ao cliente. A nova rede móvel também estará disponível para ele, permitindo que negócios entreguem experiências e produtos digitais com mais qualidade e funcionalidade.

É uma nova era de relação entre marcas e consumidores, que poderá passar a ser completamente virtual daqui em diante, caso isso faça sentido para você e seu público. Com mais possibilidades de interação, será possível estreitar e aprofundar os laços entre sua empresa e o dia a dia da sua buyer persona.

Desenvolvimento de Internet das Coisas em larga escala

Uma das grandes apostas para o 5G é que a Internet das Coisas se torne ainda mais acessível para negócios de diversas escalas.

Principalmente se fala em IoT para indústrias, nas quais dispositivos inteligentes e independentes podem coletar e analisar dados para aumentar ainda mais a eficiência de produção.

Porém, essa tecnologia deve se expandir para todas as áreas. Os wearables serão úteis tanto para ampliar as capacidades produtivas dos colaboradores como para criar novas oportunidades de conexão com o público.

Por que se preparar desde já?

Mesmo que, pelo calendário de adoção do 5G no Brasil, ainda demore para a tecnologia estar disponível na sua empresa, isso não significa que você deve simplesmente esperar pela sua vez.

Como falamos ao longo de todo esse texto, a nova geração de rede móvel vem para consolidar de vez a Transformação Digital — um processo que já começou muito antes dela existir.

Portanto, mesmo que você ainda não tenha o sinal disponível, trabalhe para digitalizar seu negócio de maneira inteligente e eficiente, com bons sistemas de gestão automatizados, ferramentas de produtividade remota, estruturação de uso de Big Data e novas dinâmicas de trabalho digital dentro das equipes.

Assim, quando a tecnologia 5G estiver à disposição, você poderá contar com todas suas vantagens com um girar de chave na infraestrutura do negócio. Quem se prepara agora chega mais rápido ao futuro.

Quer entender mais como vem sendo esse processo de Transformação Digital, que foi acelerado nos últimos anos? Então veja nosso artigo especial sobre o assunto!

BRQ fale conosco