Skip to main content

A cada ano, a tecnologia avança a passos largos, criando formas de se comunicar e interagir. A Realidade Virtual e Realidade Aumentada são alguns dos melhores exemplos, proporcionando uma forma única de aproximar as pessoas e experimentar esses ambientes digitais. E uma das tecnologias mais recentes que têm ganhado destaque nessa área é o Holoportation.

Com o uso dessa inovação, é possível aproximar diversas pessoas entre si, além de criar novas possibilidades para diversos setores, como educação, medicina, comunicação, vendas e marketing. A maior limitação é a imaginação de quem pretende usar esse recurso.

Acompanhe a seguir e entenda melhor o que é Holoportation e como essa tecnologia pode revolucionar o uso dos óculos de Realidade Aumentada.

O que é Holoportation?

Esse nome vem da combinação de duas palavras: holograma e teletransporte. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft que permite a interação entre duas pessoas por meio da Realidade Aumentada, com o uso dos óculos de Realidade Virtual, como se ambas estivessem no mesmo ambiente.

Se for difícil de imaginar com essa descrição, confira aqui um vídeo da Microsoft explicando mais sobre a tecnologia.

https://youtu.be/84ngPFBWLVI

Como você pôde ver, essa ferramenta permite que uma pessoa seja projetada em um espaço diferente, em tempo real, interagindo com outra pessoa. Tudo isso é feito usando o equipamento de Realidade Virtual. Algo que, até então, era visto apenas na ficção científica.

Diferente de outras formas de Realidade Aumentada, o Holoportation não é limitado a apenas uma perspectiva. Cada ambiente conta com uma série de câmeras que capturam a imagem dos indivíduos presentes, criando um modelo 3D do seu corpo e sobrepondo sua imagem, permitindo uma interação mais completa.

Considerando o quanto essas tecnologias disruptivas estão cada vez mais presentes no dia a dia, seu uso também deve crescer com o tempo.

Quais são as aplicações do Holoportation?

A Indústria 4.0 já é uma realidade para a grande maioria das empresas, com cada vez mais ênfase na comunicação ágil e eficiente para melhorar a experiência do cliente. O Holoportation é um desdobramento esperado das tecnologias de Realidade Aumentada, com várias aplicações no mercado atual.

Confira aqui alguns de seus principais usos e benefícios.

Comunicação e interações em longas distâncias

Uma das maiores promessas dessa nova tecnologia é permitir a aproximação entre pessoas que estão a uma longa distância umas das outras. Mesmo quando não for possível estar fisicamente no mesmo ambiente, ainda é possível compartilhar um espaço, conversar e interagir com a ajuda desses hologramas.

Essa é uma qualidade muito importante para pessoas que não podem se aproximar, como no caso de parentes distantes ou de isolamento. Com o uso dos óculos de Realidade Virtual, essas pessoas podem habitar o mesmo ambiente por meio da tecnologia.

Mesmo com algumas limitações de equipamento e na configuração do espaço, esse nível de proximidade é muito importante para várias pessoas. É uma forma de aproximá-las, independentemente de sua distância.

Gravação de conteúdo em 3D

As possibilidades criadas graças ao Holoportation são bem mais amplas do que apenas a interação no ambiente virtual. Com todos os dados coletados pelas câmeras e gerados no computador, essa ferramenta pode não apenas reproduzir sua imagem em tempo real, mas também gravá-la para ser revisitada no futuro.

Por exemplo, depois de gravada, você pode rever o conteúdo usando os óculos de Realidade Virtual no mesmo espaço físico no qual a interação foi realizada ou em uma proporção menor. Imagine a possibilidade de rever um momento, como uma dança, de todos os ângulos possíveis, em cima da sua mesa.

Até então, esse tipo de experiência só era possível com modelos 3D animados manualmente. Agora, qualquer momento pode ser registrado com muito mais detalhes e depois revivido com a mesma fidelidade.

Criação e compartilhamento de projetos

Elaborar projetos arquitetônicos, obras de arte, planejamentos de obras, entre outras tarefas, envolve a manipulação e observação de objetos em tempo real. Isso significa que, a menos que os profissionais estejam presentes no mesmo espaço e trabalhando juntos, haverá algumas dificuldades para trocar opiniões e visualizar o produto final.

Com a Transformação Digital, a tendência é que essas limitações se tornem menores, já que há mais recursos disponíveis para facilitar a troca de informação. O Holoportation é apenas o próximo passo nessa evolução, criando um espaço conjunto para o desenvolvimento aprofundado de projetos.

Por exemplo, uma pessoa pode criar uma maquete de um projeto arquitetônico, como um parque ou edifício, e outra pode observar a maquete por meio do holograma projetado. Todas ganhando muito mais controle sobre o trabalho.

Maior imersão na educação

Certos conceitos são difíceis de ensinar apenas na teoria. Na geometria, por exemplo, estudar sólidos é mais complexo, pois são formas tridimensionais difíceis de representar em uma lousa. Porém, quando trazemos esses exemplos para o mundo 3D, torna-se mais fácil explicá-los para os estudantes.

O mesmo princípio se aplica a vários outros campos. Estudantes de medicina podem analisar órgãos projetados em sua integridade e até testemunhar uma cirurgia em grandes detalhes, por exemplo.

Se for usada de forma criativa, essa tecnologia vai ampliar consideravelmente as possibilidades disponíveis para a educação e a imersão dos estudantes em diferentes conteúdos. É o ambiente perfeito para aprender tanto na teoria quanto na prática.

Observação mais detalhada de produtos

A exigência do público consumidor hoje para adquirir seus produtos não para de crescer. A maioria não faz uma grande compra sem ter várias garantias de que aquela oferta atende exatamente o que se procura. E a tecnologia de Holoportation é uma forma de aproximar o que o público vê daquilo que ele realmente recebe.

Você pode facilmente projetar uma versão tridimensional do seu produto em Realidade Aumentada com essa tecnologia. Uma roupa pode ser colocada diretamente sobre a pessoa ou uma peça de arte sobre a parede. Tudo para ajudar o cliente a comprovar a qualidade do que você oferece.

Essas são apenas algumas das possíveis tendências para o Holoportation. À medida que esse recurso se tornar mais difundido, podemos ter certeza de que ele vai trazer inúmeras inovações na comunicação.

Quer conhecer mais possibilidades que a Transformação Digital traz para o mundo dos negócios e o seu dia a dia? Então, leia outros conteúdos do blog para acompanhar as novidades!

BRQ fale conosco