Skip to main content

Para quem deseja entregar uma solução cada vez melhor para os seus consumidores, o trabalho de monitoramento é essencial. Com um olhar atento ao desempenho do seu negócio, fica mais fácil identificar, por exemplo, processos e estratégias que precisam de melhorias. Ou seja, é possível aumentar a previsibilidade da sua operação, exatamente o que é análise preditiva.

A partir de uma avaliação constante do volume de dados produzido pela sua empresa, se torna possível entender melhor como ela funciona. Seja com a redução dos desperdícios, seja com a otimização das suas campanhas de comunicação, a análise preditiva assegura inúmeros benefícios a longo prazo. Para isso acontecer, porém, a sua empresa precisa se preparar.

A compreensão do impacto que a análise preditiva resulta é, portanto, fundamental. Imagine poder identificar falhas ou oportunidades para desenvolver o seu negócio. Com a aplicação dessa técnica, isso é possível. Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e aproveitar todas as vantagens da transformação digital? Continue a leitura deste artigo para saber mais!

Qual o impacto da análise preditiva na indústria e telefonia?

A cultura data-driven é cada vez mais utilizada pelas empresas e uma das maneiras mais práticas em que ela acontece é por meio da análise preditiva. Ou seja, utilizar o volume de dados gerados por um negócio para criar insights ainda mais precisos. Nos mais variados modelos e análises, essa técnica permite uma maior previsibilidade para as estratégias e decisões tomadas pela sua organização.

O impacto no dia a dia, porém, pode ser bastante significativo. Seja no rendimento da sua equipe, seja na otimização de processos internos. A análise preditiva permite um controle maior sobre o que vai acontecer no futuro da sua companhia. Não se trata de adivinhação, mas sim de métricas e estudos para oferecer o embasamento necessário para a tomada de decisão mais adequada.

Quais são as vantagens da análise preditiva para os negócios?

Mas, na prática, quais são as vantagens de aplicar a análise preditiva dentro do seu negócio? Para você não ter dúvidas, listamos as principais delas. Confira!

Detecção de fraudes

No Brasil, um dos setores que mais sofre com as fraudes é o de telefonia. De acordo com um estudo da Serasa Experian, 38% das tentativas de golpe no Brasil acontecem dentro desse segmento. A compra de aparelhos ou planos com documentos roubados é um dos crimes mais cometidos. A análise preditiva, porém, consegue combater esse problema com um estudo detalhado de Big Data.

Com todas as informações em mãos, é possível analisar a veracidade das informações passadas pelo criminoso ou até mesmo avaliar o seu histórico de pagamentos. O objetivo, assim, é criar uma espécie de pontuação, permitindo uma análise mais detalhada e a indicação das chances de sofrer uma tentativa de golpe ou não. Todo o processo, portanto, se torna ainda mais preciso.

Otimização de campanhas

Para ter sucesso em um mercado tão competitivo, é fundamental investir em ações de Marketing, certo? Mas isso não significa que qualquer coisa vai ser eficiente com a sua audiência. O desafio é mensurar e monitorar o desempenho das suas campanhas, por exemplo. Com a análise preditiva, a sua equipe consegue identificar quais são as estratégias que tendem a funcionar melhor.

Ou seja, em vez de perder tempo investindo em um anúncio para uma rede social específica, por exemplo, a sua empresa pode concentrar os seus esforços no que realmente impacta o usuário. A escolha vai desde a plataforma utilizada para uma comunicação até o tom de voz da sua campanha de Marketing. No fim, a sua mensagem é transmitida com muito mais eficiência.

Melhorias operacionais

Imagine poder acompanhar o desempenho de um profissional e conseguir identificar um período ou situação em que ele está mais propenso para ter uma queda de desempenho. Ou mesmo saber a hora de trocar os equipamentos da sua equipe antes que ela estrague. Todas essas melhorias podem ser implementadas com a adoção de serviços de analytics driven.

A possibilidade de prever o momento certo para uma manutenção ou para uma conversa com um dos colaboradores vai garantir uma melhoria operacional. A partir de uma análise do histórico de um equipamento, fica mais fácil avaliar o momento certo para um reparo. No dia a dia, o impacto na produtividade pode ser enorme, otimizando processos que antes seriam prejudicados.

Redução dos riscos

Conseguir reduzir os riscos — internos e externos — para a sua empresa também pode ser um diferencial em um cenário de tanta competição. Vamos supor que a sua equipe esteja planejando uma nova estratégia para vender mais. A análise preditiva consegue oferecer um panorama completo do cenário que a sua empresa vai encontrar.

Isso pode ser válido, por exemplo, para entrar em um novo mercado. Com as informações prévias, se torna possível avaliar as chances de sucesso de investir em uma nova localidade ou não. Quando isso é feito de forma constante nos processos da sua empresa, os riscos são reduzidos. Além disso, as oportunidades passam a ser melhor aproveitadas e os impactos negativos diminuem.

Qual o papel da tecnologia na transformação da análise preditiva?

Apesar de muito eficiente, essa é uma técnica que tende a evoluir cada vez mais. Afinal, com os avanços tecnológicos, a análise preditiva se torna mais precisa. Os cálculos realizados por processadores poderosos garantem um grau de confiabilidade ainda maior nos resultados apresentados. Adotar essa estratégia é, portanto, essencial em um cenário tão competitivo.

Aplicar o conceito de análise preditiva potencializa os esforços da sua empresa. Seja para implementar as mudanças mais adequadas para os seus objetivos, seja para reduzir os riscos e desperdícios operacionais. Essa é uma forma prática de aproveitar a enorme quantidade de dados e informações que circulam pela sua empresa, tornando os processos ainda mais eficientes.

Agora que você já sabe que a análise preditiva está se transformando e assumindo um papel de ainda mais protagonismo dentro das empresas, que tal deixar o seu comentário sobre o tema? Pode ser uma opinião, crítica, experiência, dúvida ou sugestão. Estamos aguardando a sua mensagem!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO