Skip to main content

Diferentemente do que ocorria há alguns anos, hoje as empresas dependem de recursos tecnológicos para executar suas operações diárias, entre eles a robótica e as aplicações de automação, por exemplo. A Intelligent Business Automation (IBA) é o conceito que reúne todos os processos e tecnologias de automação nas empresas, podendo proporcionar benefícios importantes.

A IBA, também conhecida como IPA – Intelligent Process Automation, diz respeito a uma abordagem flexível e consultiva, que busca adaptar soluções até mesmo para cenários mais complexos. O objetivo é automatizar tarefas e processos para que as pessoas possam direcionar sua atenção a etapas que dependem da sua energia criativa, algo que as máquinas não podem fazer.

Muitas empresas estão adotando a IBA, ou Automação Inteligente de Negócios, em função das contribuições que pode gerar. Então, agora, chegou o momento de descobrir como a IBA e suas diferentes tecnologias podem ajudar sua empresa.

Integração do cliente

A experiência do cliente é um dos fatores mais importantes em qualquer negócio. Você já deve ter ouvido aquela frase que diz que “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? Por isso, garantir que esse primeiro contato com a empresa seja positivo é fundamental para a continuidade do relacionamento. O grande problema é que os processos convencionais de onboarding do cliente são lentos e ineficientes.

Com a IBA é possível reduzir de forma significativa o número de tarefas manuais e, consequentemente, o tempo de resposta ao cliente, fortalecendo o relacionamento. A exemplo disso estão a automação da captura de dados por meio eletrônico e o disparo automático de mensagens nos canais de comunicação.

Gestão de integração e desligamento de colaboradores

A integração e o desligamento de colaboradores podem se tornar processos repetitivos e até mesmo tediosos dentro de qualquer empresa. Além disso, essas etapas consomem diversos recursos, incluindo o tempo de outros colaboradores para treinar, preencher papelada e atribuir tarefas, assim como providenciar as demissões e os pagamentos de salários ou outras despesas.

A Intelligent Business Automation pode contribuir para a eficiência dessas atividades. Isso inclui desde cálculos e emissão de documentos de forma automática até todo o fornecimento de informações necessárias para que os profissionais recém-chegados sejam devidamente recepcionados para iniciar suas tarefas, tenham acesso a computadores e recebam seus cartões de segurança, por exemplo.

Gestão de qualidade com Intelligent Business Automation

Os custos com gestão de qualidade nem sempre ficam integralmente expostos ou são transferidos para os relatórios. Muitos deles ficam ocultos, porque são processos manuais difíceis de serem mensurados ou mesmo monitorados. Logo, eles não têm tanta visibilidade entre os processos.

No entanto, com a automação inteligente, todos os interessados passam a ter uma visão mais ampla sobre os dados e indicadores de desempenho, tanto de processos determinados quanto das tarefas de um funcionário específico, por exemplo. Além, é claro, da IBA agilizar muitas etapas no setor de qualidade, como a integração do sistema de gerenciamento de documentos.

Gestão do ciclo de vida de produtos

Com a evolução digital e o desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas, muitas mudanças são necessárias nas empresas que querem acompanhar o fluxo de mercado e se manterem competitivas. Os ciclos mais curtos de desenvolvimento de produtos, serviços e projetos são um exemplo disso.

O gerenciamento do ciclo de vida de um produto exige processos bem definidos, mas suficientemente flexíveis para serem adaptados a diferentes demandas. A Automação Inteligente de Negócios só tem a contribuir para a otimização desses processos:

  • Identificando os principais gargalos nos fluxos de trabalho;
  • Simplificando todos os canais de comunicação;
  • Aumentando a eficiência dos recursos de gerenciamento de estoque;
  • Reduzindo tarefas administrativas e seus consequentes custos.

Gestão do relacionamento com o cliente

Dentre as ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente, existe uma bastante reconhecida: o CRM. Apesar da solução já existir há algum tempo, alguns dos seus processos ainda são considerados onerosos, gerando um trabalho ainda maior para a equipe de vendas. No entanto, a aplicação de Intelligent Business Automation, como o próprio nome diz, realiza a automação inteligente de diversas tarefas manuais dentro dele.

O gerenciamento de contatos e as análises avançadas são apenas algumas das aplicações que podem ser agilizadas. No primeiro caso, ocorre uma facilitação da pesquisa e acesso aos dados do cliente, viabilizando, inclusive, a integração com outros aplicativos. Já no segundo, as equipes passam a ter acesso a recursos importantes, como a criação de previsões de vendas, o que contribui para a tomada de decisão.

Controle de estoque

Em geral, os processos de controle de estoque costumam ser manuais, extensos e bastante repetitivos. A enxurrada de dados quando a empresa decide informatizar e automatizar tudo isso, principalmente nas vendas omnichannel, exige um controle mais eficiente e o uso de Data Agility, tudo isso devidamente integrado a uma estratégia de IBA.

A Automação Inteligente de Negócios simplifica processos e agiliza etapas, dando maior agilidade às cadeias de suprimentos, automatizando a conciliação de inventários e a sincronização de pedidos.

Como você percebeu ao longo de todo este material, investir em tecnologias de automação é algo muito relevante para agilizar e qualificar processos internos, a gestão e até mesmo as decisões do negócio. Em um mercado extremamente competitivo e com tantos recursos disponíveis, não utilizar essas facilidades para impulsionar os resultados da empresa é deixar de abocanhar sua parcela de sucesso.

As aplicações de Intelligent Business Automation nas empresas conferem melhor aproveitamento de recursos, principalmente dos humanos, que ficam disponíveis para desenvolver e aplicar habilidades que são exclusivamente suas e que jamais poderiam ser reproduzidas por uma máquina. Portanto, além de todas as vantagens de agilidade e redução de custos, há também um fator de valorização do capital humano.

Para mais conteúdos relevantes para o seu negócio e mais sobre Intelligent Business Automation, que tal assinar a nossa newsletter e continuar recebendo os nossos materiais no seu e-mail?

BRQ fale conosco