Você sabe por que aplicar o Data Agility é urgente? Descubra agora

data agility
6 minutos para ler

A Transformação Digital está modificando o mercado e o dia a dia das empresas. Não à toa, conceitos como a cultura Data-Driven têm ganhado cada vez mais relevância nas organizações. Mas isso não é o suficiente para transformar dados crus em informações úteis para o seu negócio. Afinal, de que adianta receber os insights com atraso? É por esse motivo que você deve implementar o Data Agility.

Como a tradução do termo para o português indica, significa transformar o uso de dados em um processo mais ágil e eficiente. Muitos gestores acreditam que já estão fazendo o suficiente ao usarem esses dados, por exemplo, na área de Marketing Digital. A realidade, porém, é que esse é um conceito ainda muito distante do cenário ideal para o desenvolvimento da sua companhia.

Então, qual é a importância de aplicar o conceito de Data Agility no dia a dia da sua empresa? Quais são os benefícios com a implementação de um processo mais rápido de coleta, armazenamento e uso dos dados? Tire todas as suas dúvidas sobre esse conceito, continue a leitura e confira!

Como o cenário atual se relaciona com os dados?

A coleta e a interpretação de dados se tornaram tarefas necessárias para qualquer empresa que busca melhor desempenho dentro de um mercado tão competitivo. Afinal, a infinidade de informações que podem ser coletadas é parte fundamental para um trabalho voltado ao Customer Centricity. Afinal, como colocar o cliente no foco da sua companhia sem conhecê-lo a fundo?

Quando não se coloca o cliente no centro das atenções, as chances de sucesso da companhia reduzem de forma considerável. O produto entregue ou a experiência oferecida se tornam muito menos valiosos, já que o comportamento, os hábitos, os desejos e os desafios do consumidor não foram considerados. Sendo assim, o uso de dados é cada vez mais importante para se destacar no cenário atual do mercado.

Qual é a importância de gerenciar dados da maneira correta?

O problema, porém, é que muitas empresas não fazem o gerenciamento de dados da maneira correta. Qual é o sentido de perder horas e horas para analisar informações que não vão gerar insights úteis para o seu negócio ou operação? É preciso ser eficaz também no momento de coletar, armazenar e interpretar os dados. Sem isso, todo o esforço anterior é desperdiçado.

A ideia, portanto, é agilizar esse processo e utilizar os dados de forma simples e certeira. Ainda mais importante é que toda a companhia tenha acesso aos dados e informações em tempo real, tornando toda a organização mais eficiente. Já pensou se a equipe de Vendas pudesse conferir detalhes de performance sem precisar esperar dias até receber um relatório mais detalhado?

O que é Data Agility?

Mas, afinal, o que é Data Agility? Esse conceito busca permitir que os dados se movimentem com agilidade e eficiência pela empresa. Significa possibilitar o acesso aos dados e insights quando, onde e como qualquer membro da sua companhia quiser ou precisar. Assim, em vez de centralizar todas essas informações em um único setor, garantir que todos possam utilizá-las.

Cultura data-driven

Esse conceito representa a rapidez com que os insights proporcionados pela análise de dados são convertidos em ações, estratégias e melhorias em uma organização. Data Agility é, portanto, focar mais no impacto que esses dados podem gerar na sua empresa do que em como essas informações devem ser processadas. E esse conceito deve se estender por toda a companhia: do Big Data ao Marketing.

Como a minha empresa se beneficia com essa implantação?

Listamos os principais benefícios do Data Agility para que você não tenha dúvidas sobre como é fundamental adotar esse conceito. Confira!

Detectar ineficiências nos processos

Imagine que a sua equipe adotou um novo método de trabalho em busca de melhores resultados. Depois de um período de análise, a constatação é de que o processo atual tem algumas ineficiências significativas. Mas, e o tempo que se passou até a descoberta dessa falha? O Data Agility trabalha exatamente para solucionar esse problema e garantir que erros sejam descobertos facilmente.

Assim que um processo se inicia, os resultados são acompanhados em tempo real, verificando a eficiência de forma simples e direta. Dessa forma, a sua equipe não precisa esperar muito tempo para fazer as correções necessárias. Tudo isso contribui diretamente para o foco na experiência do usuário.

Otimizar recursos e cortar custos

Consequentemente, é uma forma de otimizar os recursos da sua empresa, já que cada investimento é realizado de maneira mais precisa. Assim, em vez de perder dinheiro com uma estratégia que não funcione, por exemplo, as correções são feitas no tempo certo. Essa prática também contribui para a redução de custos, já que tudo o que é desperdício é corrigido, evitando grandes perdas.

Compreender padrões de fraude e se manter em segurança

Data Agility também pode significar mais segurança para a sua empresa. A partir da análise ágil e precisa dos sistemas de segurança da sua companhia, fica mais fácil encontrar padrões de fraude ou tentativas de invasão em seus sistemas. Seja para um e-commerce, seja para uma empresa de tecnologia, esse recurso é cada vez mais fundamental.

Afinal, além de saber como coletar e interpretar dados de forma mais eficiente, é necessário protegê-los e o Data Agility também contribui para a solução desse problema.

A tomada de decisão ágil é um recurso necessário para as empresas que desejam tomar decisões mais inteligentes e que ter maior valor agregado. O Data Agility é o caminho mais adequado para quem quer criar estratégias e processos mais eficientes e com embasamento. Tudo para entregar, de forma produtiva, uma experiência mais completa para os seus clientes.

Ainda não está convencido sobre a importância de investir em conceitos como o Data Agility dentro da sua empresa? Então continue em nosso blog e descubra por que desenvolver seu produto com foco na experiência do usuário!

Você também pode gostar

Deixe um comentário