Skip to main content

A análise de dados evoluiu de modo a explorar todas as informações que estão presentes no ambiente digital. Nesse caso, não estamos falando apenas de sites, mas também do conteúdo gerado por redes sociais, bancos de dados públicos e o histórico digital de uma empresa, por exemplo.

Nesse sentido, o Big Data Analytics é o que há de mais moderno em termos de transformação digital para identificar padrões por meio de dados presentes na internet e no ambiente digital como um todo. Neste post, falaremos do conceito, dos benefícios e dos usos práticos nas organizações. Confira!

O que é Big Data Analytics?

Big Data Analytics consiste na análise de concentração de dados estruturados e não estruturados que são gerados no ambiente digital, a todo momento. Só de entrarmos em um site novo, por exemplo, já estamos gerando dados.

Os dados estruturados são aqueles que já estão mais completos e prontos para serem transformados em conhecimento relevante para o negócio. Já os não estruturados são informações incompletas, que precisam de mais tempo para serem organizadas.

Você já deve ter lido “Big Data” por aí, principalmente quando o autor do texto se refere a um grande volume de dados. O conceito, acrescido de Analytics, é um pouco diferente, já que também agrega algoritmos complexos para realizar modelagens estatísticas, predições e busca de padrões.

Para que serve?

O Big Data Analytics tem como principal objetivo extrair, armazenar e analisar os dados coletados, de forma a transformá-los em informações claras e relevantes para os gestores de uma empresa. Assim, eles podem tomar decisões mais embasadas e elaborar suas estratégias de negócio com base no que foi extraído.

O Big Data Analytics pode ser utilizado tanto em questões internas, como a melhoria de determinados processos, como também em análises externas, que estudam o comportamento dos clientes de forma a oferecer serviços e soluções mais personalizadas.

Quais suas principais características?

O Big Data é associado a 5 características principais, sendo que todas elas se iniciam com a mesma letra. Desse modo, temos os chamados “5 Vs do Big Data“. Vamos conhecê-los.

Volume

Essa característica se refere justamente ao grande volume de dados presentes no ambiente digital. De acordo com dados de 2020, por exemplo, 40 trilhões de gigabytes de dados foram gerados só naqueles 12 meses.

Isso representa um material bruto que pode ser transformado em conhecimento relevante para a empresa. Eles podem ser extraídos do próprio histórico digital do negócio, mas também de redes sociais e sites com informações públicas.

Velocidade

A velocidade é o atributo que faz com que as tecnologias possam trabalhar de maneira ágil mesmo com uma quantidade imensa de dados. Assim, eles podem ser analisados no instante em que são criados, melhorando o processamento das informações em tempo real.

Variedade

A variedade se refere às diversas fontes nas quais os dados são gerados e podem ser extraídos. Como vimos, eles vêm de sites, bancos de dados, redes sociais, entre outras.

Veracidade

Nem todo dado será transformado em informação concreta para o negócio. Nesse caso, dizemos que eles não são verídicos ou não têm relevância para o momento no qual o trabalho de processamento é feito.

Valor

Além de verdadeiro, o dado tem que ser capaz de agregar valor para a empresa. Nesse sentido, ele tem que se adequar às necessidades da empresa e ao momento em que o processamento é feito.

Dados desatualizados não têm o mesmo valor daqueles que podem ser transformados em informações para beneficiar o futuro da companhia.

Qual a importância do Big Data Analytics?

Todas essas informações que vimos até aqui são interessantes, mas não respondem ao principal ponto: quais são os benefícios específicos que as empresas conquistam com o Big Data Analytics? Vamos conhecê-los.

Melhoria no relacionamento com o cliente

Quando a empresa analisa os dados referentes ao relacionamento do cliente com ela, como o histórico de compras ou até o registro de conversas, será possível definir estratégias mais precisas para fidelizá-lo.

Assim, a empresa poderá criar campanhas personalizadas e segmentadas, que explorem o padrão de comportamento do cliente em determinado período e levem ao aumento do seu ticket médio de compra, por exemplo.

Vantagem competitiva

Com o Big Data Analytics, a empresa ganha vantagem competitiva relevante em relação aos competidores e ao mercado. Afinal, ela estará buscando outras fontes de informação, muito além daquilo que ela pode pesquisar na internet.

Uma empresa que estabeleça padrões de comportamento em relação aos consumidores em uma determinada data comemorativa sairá na frente na hora de criar suas campanhas e promoções.

Tomada de decisões

Esse é, talvez, o principal benefício do Big Data Analytics: chega de achismos! Ele proporciona insights valiosos no trabalho com os dados, que aprimoram a tomada de decisão.

Um exemplo é a utilização da tecnologia para identificar falhas persistentes, ao estudar o histórico digital. Desse modo, esse gargalo que atrapalha o crescimento pode ser definitivamente eliminado.

Identificação de padrões

Ao analisar um grande volume de dados, será possível traçar padrões de consumo que são difíceis de visualizar a olho nu — e de registrar para estratégias de longo prazo.

Com a tecnologia, a empresa pode limitar os períodos que ela quer analisar, por exemplo — digamos, as compras de Carnaval dos anos anteriores, para entender os padrões de consumo dos clientes nessa época.

Desse modo, essa profundidade será importante para reavaliar estratégias, segmentar clientes e até mesmo explorar novas verticais de negócio ao identificar lacunas no mercado.

Precificação inteligente

O método conhecido como precificação inteligente leva em conta a análise de dados para ajustar os preços de modo a praticar valores justos e não comprometer os lucros que a empresa já tem.

Um exemplo: uma matéria-prima que ficou mais cara. Contudo, a empresa falha em registrar esse dado e o preço da mercadoria não é reajustado. Nesse caso, o Big Data Analytics é capaz de ajudar a companhia a precificar seus produtos de acordo com essas mudanças.

Também será mais fácil realizar a precificação de acordo com os valores praticados pelos concorrentes, demandas em potencial, cenário econômico, entre outros critérios.

Como trabalhar com Big Data Analytics?

As empresas podem contratar profissionais especializados no tema, treinar colaboradores que tenham interesse em estudar tecnologia de maneira aprofundada ou contar com uma empresa externa para ajudá-la a extrair informações, como é o caso da BRQ.

Em parceria com a BRQ, a sua empresa estará no caminho correto para se tornar uma organização Data-Driven, isto é, que tira conhecimento relevante dos dados para tomar decisões certeiras.

Já ajudamos clientes a se tornarem 100% digitais e utilizamos todo o acervo de dados gerado pela atuação digital da empresa para otimizar a sua supply chain e identificar falhas e gargalos. Conheça os nossos serviços personalizados de Analytics.

Como você viu no artigo, o Big Data Analytics pega o conceito de um grande volume de dados presentes na internet e inova ao utilizar ferramentas avançadas de análise e predição para determinar padrões, identificar gargalos e apontar melhorias. Com os parceiros adequados, a sua empresa adquire uma vantagem competitiva significativa.

Aproveite a visita e leia outros conteúdos do blog! Além disso, faça o download do nosso e-book exclusivo sobre Cultura Data-Driven e a transformação digital nas empresas!

BRQ fale conosco