Skip to main content

A Transformação Digital fez com que o acesso a serviços financeiros se popularizasse muito nos últimos anos, aproximando as instituições financeiras dos seus clientes. Ao oferecer produtos e serviços cada vez mais eficientes, é fundamental que essas empresas fiquem atentas à melhoria contínua das suas ofertas. É isso que você vai conferir nesse case de sucesso de Transformação Digital.

Considerado o maior banco do Brasil e um dos maiores da América Latina, nosso cliente se destaca como uma empresa que coloca o cliente como foco das suas ações. E proporcionar a melhor experiência aos clientes e agilidade no atendimento muitas vezes significa olhar para os processos e identificar maneiras de torná-los ainda mais eficientes.

Nesse artigo, trazemos um projeto para derrubar processos burocráticos na análise de abertura on-line de contas Microempreendedor Individual (MEI), realizado pelo time do banco com o suporte da BRQ. Saiba mais sobre o que foi realizado e os resultados obtidos até aqui. Continue a leitura!

A necessidade da empresa cliente

Abrir uma conta hoje em dia está cada vez mais fácil e rápido tanto para bancos como para clientes. Mas o banco percebeu que o seu processo on-line de abertura de contas MEI poderia ganhar ainda mais agilidade. Isso porque parte do fluxo de abertura de contas ainda acontecia de forma manual, mais precisamente na etapa de validação da documentação.

Nessa fase, os documentos enviados pelo cliente eram analisados por uma equipe especializada, parte do time de Backoffice da empresa. Caso fossem reprovados, também cabia à equipe fazer a devolutiva. Por ser realizado manualmente, esse fluxo de validação dos documentos era mais lento e passível de erros.

A solução desenvolvida

Para melhorar ainda mais a experiência e satisfação do cliente, o banco buscou o suporte da BRQ a fim de automatizar as tarefas burocráticas de conferências de documentos, eliminando assim a já mencionada fase de intervenção do Backoffice.

Ao solicitar a abertura de conta via site ou aplicativo hoje, o cliente MEI preenche um formulário com informações pertinentes, além de enviar seus documentos digitalizados. A solução utiliza a tecnologia OCR – Optical Character Recognition combinada com Inteligência Artificial, chamada de reconhecimento de padrões, que permite converter diferentes tipos de documentos, como arquivos digitalizados, PDFs ou fotos digitais em arquivos editáveis ​​e pesquisáveis.

Se aprovados, o sistema segue com o fluxo de abertura da conta e, em caso de reprovação, realiza a solicitação de reenvio da documentação ao cliente automaticamente. 

Os resultados do projeto

A primeira meta da cliente da BRQ ao levar a Transformação Digital para esse processo específico era melhorar a experiência do usuário, principalmente no caso de haver a necessidade de reenvio de documentos. Outro indicador de sucesso esperado com a automação do processo era a redução do prazo de análise de documentos, mas ganhou-se também na organização e armazenamento dos arquivos, escalabilidade e redução de erros.

 A partir do momento em que eliminou a etapa de análise e devolução de documentos manual, o banco ganhou eficiência e agilidade no processo on-line de abertura de conta de clientes MEI. Conheça alguns resultados, em números:

  • redução de 81,5% no tempo médio de atendimento (TMA);
  • aumento de mais de 5 vezes na capacidade produtiva do fluxo de abertura on-line de contas cliente MEI.

Como sua empresa pode ter acesso a melhorias como essa?

Esse case de sucesso de Transformação Digital comprova a competência da BRQ em potencializar negócios e agregar ainda mais valor ao cliente por meio da inteligência e da tecnologia. Essa história também pode ser sua!

Há 29 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de Transformação Digital do país, apoiando a jornada de grandes companhias de diferentes segmentos em busca de inovação. Essa diversidade de atuação traz uma visão mais consistente dos desafios de negócio e se traduz numa plataforma de serviços end-to-end, capaz de atuar nos diferentes estágios da jornada digital.

Com parceiros estratégicos, startups de soluções B2B investidas pela própria empresa, a BRQ impulsiona a inovação, maximiza a produtividade e agiliza a entrega de valor para a melhor experiência do cliente.

O que acha de dar o próximo passo para acelerar a transformação da sua empresa? Entre em contato conosco, e vamos criar juntos as melhores soluções para o seu negócio!

BRQ fale conosco