Skip to main content

Empresas dos mais diferentes segmentos estão se adaptando à nova era digital. A Transformação Digital em Telecom já começou há muitos anos, e grandes empresas vêm buscando constantemente modernizar processos para levar cada vez mais agilidade e eficiência aos negócios.

Com mais de 60 milhões de clientes em sua base, uma das gigantes de telefonia brasileira deve seguir uma rígida regulamentação do setor. O contato com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por exemplo, precisa ser constante para garantir a transparência da companhia.

A empresa realiza periodicamente o envio de informações para a agência reguladora com rapidez, eficácia e segurança. No entanto, nem sempre foi assim; o processo já foi extremamente burocrático.

Com uma relação de confiança estruturada após anos de parceria, a empresa procurou a BRQ em busca da melhor solução para o desafio. Continue a leitura deste artigo e conheça mais um case de sucesso da BRQ!

O desafio

Por fazer parte do segmento de telecomunicações, uma das responsabilidades da empresa cliente é o envio regular de relatórios para a Anatel. Uma série de informações sobre a rede da companhia deve ser compartilhada com a agência reguladora para garantir a transparência da prestação dos serviços.

O não cumprimento da disponibilização das informações pode gerar uma série de multas, penalidades e até mesmo prejudicar a reputação das companhias.

Apesar de fundamental, o processo pode ser bastante trabalhoso e burocrático. Antes da atuação da BRQ, as informações eram entregues da seguinte maneira:

  • as divisões regionais da empresa coletavam as informações referentes às localidades responsáveis e repassavam para o setor regulatório;
  • em seguida, a área reunia os dados enviados por todas as regionais em um único documento;
  • após a criação do documento, as informações eram enviadas à Anatel.

Além de manual, o processo é repetitivo, pois o envio dessas informações precisa ser regular. A alta frequência dos envios exigia uma equipe dedicada somente para essa tarefa, um cenário que representava custos elevados e pouca performance.

O desafio da cliente da BRQ, portanto, estava evidente: automatizar o envio de dados à Anatel.

Como a solução foi criada?

Com ajuda da BRQ, a cliente iniciou o processo de transformação. A solução foi o desenvolvimento de um portal para que a Anatel pudesse conferir as informações exigidas de forma on-line. Antes do início do projeto, foi preciso realizar um trabalho de análise mais aprofundado.

Vanderli Santos, coordenador do projeto pela BRQ, explicou um pouco do processo de criação da solução:

“A BRQ participou de todo o levantamento das necessidades do projeto, da história do produto, aos requisitos exigidos para essa nova solução. Nosso trabalho não é apenas fazer o que o cliente pede, mas entender o problema e, dessa forma, propor uma solução que gere mais valor para o que precisa”.

Dessa forma, foi criado o módulo SMART Anatel. Trata-se de um sistema de gestão e planejamento das redes que fornece todas as informações exigidas pela agência reguladora de forma automatizada. A empresa cliente consegue visualizar e alterar os dados de forma automatizada, enquanto a Anatel pode acessar o sistema em um modo de leitura e conferir todos os detalhes.

Como os times especializados geraram melhorias com o Team Care?

Usando metodologias ágeis em todo o projeto, o squad da BRQ contou com um grande aliado: o Team Care BRQ, plataforma de gerenciamento de métricas que simplifica e organiza informações de ferramentas de governança, para medir o desempenho do time.

Solução desenvolvida pelo Innovation Hub da BRQ, o Team Care fornece dados de produtividade, qualidade e gestão dos indicadores de fluxo end to end, com performance robusta no nível operacional e métricas consolidadas na comunidade ágil. A ferramenta ainda permite a integração com plataformas diversas, como Jira (Server e Cloud), Azure DevOps, SonarQube, Jenkins e ferramentas customizadas, o que possibilita a simplificação de filtros e visualização de dados atualizados em tempo real. O Team Care lê e organiza informações variadas, sem afetar os dados na origem ou registrar informações sensíveis do negócio.

André Mariani, gerente do projeto pela BRQ, exalta o impacto da ferramenta para a governança ágil de projetos:

“O Team Care foi essencial para o projeto. Não apenas para monitorar e aprimorar o desempenho da nossa equipe, mas para garantir que o cliente também iniciasse um processo de transformação interna. Foi uma ferramenta utilizada para apresentar e destacar a importância das métricas. Afinal, o que não se mede não pode ser melhorado”.

A solução informa estatísticas e indicadores relevantes do projeto. Do tempo exigido em cada etapa até o que não funcionou tão bem. O Team Care reúne os dados que realmente importam, permitindo que a BRQ a cliente conseguissem analisá-los com maior precisão e, dessa forma, tomar as melhores decisões.

Quais foram os resultados obtidos?

Utilizando o Framework Ágil BRQ, o SMART Anatel foi produzido dentro do prazo, custo e de acordo com todos os requisitos solicitados pela empresa cliente . Em primeiro lugar, o resultado obtido foi a robustez e a segurança jurídica que a empresa necessitava para cumprir com as exigências da Anatel. Tudo isso a partir de uma solução de automação de processos que otimiza o desempenho das equipes.

Para Cristiane Pinheiro, profissional da área de Suporte ao Negócio da companhia de Telecom, os resultados obtidos com a solução criada pela BRQ foram muito maiores do que a demanda inicial. O uso das métricas por meio do Team Care e a utilização de metodologias ágeis otimizaram todo o processo. O resultado serviu também como uma pequena amostra de como a cultura ágil pode ser eficiente:

“As reuniões eram pontuais, curtas e produtivas. As entregas previstas todas cumpridas ou previamente reagendadas. Em contrapartida, exigíamos o mesmo das nossas equipes: pontualidade e compromisso. Dessa forma, a parceria deu certo: o nosso projeto foi entregue no prazo e com alto valor agregado”.

Como sua empresa pode acessar melhorias como essas?

Esse case de sucesso é um dos muitos exemplos que mostram como a Transformação Digital é cada vez mais importante para o sucesso das organizações – quaisquer que sejam os mercados onde estão inseridas.

Há 28 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia do país promovendo uma jornada de Transformação Digital para grandes marcas de diferentes segmentos em busca de inovação.

Essa diversidade de atuação traz uma visão mais consistente dos desafios de negócio e se traduz numa plataforma de serviços end-to-end, capaz de atuar nos diferentes estágios da jornada digital. Com parceiros estratégicos, tanto fabricantes internacionais de soluções quanto startups de soluções B2B investidas pela própria BRQ, a empresa impulsiona a inovação, maximiza a produtividade e agiliza a entrega de valor para a melhor experiência do cliente.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a BRQ, o que acha de dar o próximo passo para acelerar a transformação da sua empresa? Entre em contato conosco, acesse nossas soluções e contribua para o desenvolvimento da sua empresa.

BRQ fale conosco