Skip to main content

A era da digitalização se consolidou e vem rapidamente se tornando uma necessidade competitiva para todos os negócios. Quem não investe em tecnologia para gestão e produtividade pode, em pouco tempo, perder o contato com os líderes do mercado e relevância junto ao público.

Muitas empresas, porém, confundem essa urgência com pressa e acabam perdendo oportunidades ao investir de qualquer jeito. É por isso que a consultoria em Transformação Digital se tornou uma parceria importante para não cair nessa armadilha.

Mas como funciona esse tipo de solução? E por que garantir a melhor migração para sistemas digitais faz tanta diferença? Vamos discutir essas e outras questões sobre Transformação Digital neste artigo. Continue lendo!

Por que a Transformação Digital é tão importante?

Durante séculos de história de indústrias, prestadores de serviço, comércio e outros negócios em geral, a fórmula para crescer no mercado sempre foi a expansão: ganhar mais para investir mais e, com um número maior de recursos, elevar a produção.

Mas bastaram algumas décadas de evolução da tecnologia para que essa dinâmica mudasse para sempre. Atualmente, em muitos cenários, a eficiência é tão ou mais importante do que o volume. Isso permitiu, por exemplo, que startups com estruturas mínimas batessem de frente e superassem grandes empresas consolidadas.

Esse é o poder da Transformação Digital. Ao investir em tecnologia, automação e gestão de dados, negócios de todas as áreas podem tornar a sua produção eficiente e escalável, conseguindo atingir uma dimensão de público que seria impensável 50 anos atrás.

Na era digital, a força bruta de investimento e a gestão por feeling dão lugar a processos inteligentes, estratégias nichadas e foco na experiência do cliente. São características que novas tecnologias trazem para a realidade do mercado e mudam a sua dinâmica.

Como funciona uma consultoria em Transformação Digital?

Por ser tão necessária para o futuro das empresas, muitos profissionais e gestores acabam se atropelando um pouco no processo de digitalização. O resultado é uma rotina que migra para o ambiente virtual, mas não de uma maneira que aproveite ao máximo o seu potencial.

É por isso que muitos desses tomadores de decisão buscam empresas de Transformação Digital a fim de oferecer consultoria e acompanhamento durante o processo.

A consultoria em Transformação Digital tem como objetivo utilizar a expertise de migração do parceiro para definir demandas, objetivos e encontrar as melhores soluções para resolver cada um desses pontos.

A estrutura de um projeto de Transformação Digital varia de acordo com o tipo de consultoria que você contrata, mas geralmente é um processo de três passos:

  • Avaliação da maturidade digital e estágio atual de inteligência de negócio.
  • Definição de um plano de Transformação Digital, mapeando ferramentas, sistemas e criando um calendário de migração.
  • Acompanhamento da execução do plano e análise de resultados para implementação de um plano de iteração constante.

O papel da empresa consultora é utilizar o seu know-how em Transformação Digital para apoiar e assessorar o seu negócio em todas essas etapas — com metas bem definidas de sucesso.

Quais são os principais passos para a implementação?

Para você entender melhor como funciona um projeto de Transformação Digital, podemos destrinchar ainda mais esse processo nas etapas fundamentais que uma consultoria de qualidade implementará em conjunto com a sua gestão. Veja quais são:

  • Mapeamento da maturidade atual do negócio e das soluções apropriadas para a migração;
  • Primeira implementação, com a digitalização do núcleo de gestão e produtividade e geração dos primeiros relatórios provenientes da nova infraestrutura;
  • Integração de dados por meio de sistemas completos (ERP) que consolidam os dados e geram relatórios cada vez mais complexos e significativos para a sua gestão;
  • Solidificação de um dashboard centralizado de informações, quando gestores ganham verdadeiro poder sobre os dados sendo coletados e trabalhados em toda a empresa, além de facilitar o gerenciamento de pessoas e projetos;
  • Automação de controle após a consolidação do sistema de dados, simplificando o trabalho de geração de relatórios e tornando os insights mais acessíveis aos gestores;
  • Garantia de segurança, ao analisar a entrada e saída de dados e garantir que a empresa cumpre com níveis aceitáveis de proteção e adequação à LGPD;
  • Preparação e treinamento da equipe, em novas dinâmicas como squads digitais que tirem ainda mais proveito da digitalização de dados e processos;
  • Otimização de todo o sistema após as peças encaixadas na migração para o digital, elevando a eficiência do uso dessas ferramentas; e
  • Interação, aplicando novas tecnologias sobre aquelas já consolidadas e aumentando a disponibilidade para soluções como Inteligência Artificial e Machine Learning.
  • A forma como esses passos são introduzidos e a sua ordem pode variar dependendo da natureza do negócio, de sua maturidade e da proposta da consultoria. No entanto, são todos fundamentais para extrair o máximo de potencial que a sua empresa pode apresentar na era digital.

Quais são as vantagens de investir em uma consultoria em Transformação Digital?

Muitos negócios buscam a Transformação Digital com forças próprias e são geralmente bem-sucedidos. Porém, contar com uma consultoria é uma garantia para esse processo, sem que os gestores precisem desprender tanto esforço em tentativas e erros.

Isso resulta no que podemos considerar as maiores vantagens de utilizar esse serviço: a certeza de alcançar o melhor resultado possível e um caminho otimizado para fazer isso de maneira rápida e prática para a sua equipe e os seus processos.

A consultoria em Transformação Digital é um investimento na garantia de futuro para a competitividade do seu negócio. Desde que, claro, seja feita com uma empresa experiente no assunto.

E é exatamente isso que a BRQ Digital Solutions traz para o mercado. Há 29 anos no mercado de Transformação Digital, trabalhamos com grandes parceiros e algumas das maiores empresas do Brasil. Oferecemos uma plataforma de serviços que nos permite atuar desde a concepção até a materialização de soluções digitais personalizadas para cada cliente.

Que tal saber mais sobre como podemos acelerar seus negócios? Entre em contato conosco!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO