Criatividade e inovação: como elas se relacionam no ambiente corporativo?

criatividade e inovação
6 minutos para ler

Criatividade e inovação são dois recursos bastante almejados em qualquer organização. Não é para menos, visto que, juntas, elas geram transformações no ambiente corporativo capazes inclusive de impulsionar os resultados.

Se você ainda não entende muito bem como acontece essa relação, chegou a hora de descobrir mais sobre o assunto. Vamos lá? Aproveite!

O que é criatividade e inovação no ambiente corporativo?

Essas são duas habilidades indispensáveis no ambiente corporativo. Elas podem ser desenvolvidas de maneira individual e/ou coletiva, elevando as chances de a empresa conquistar sucesso em diferentes mercados, por exemplo.

Enquanto criatividade é a capacidade de relacionar conceitos aparentemente desconexos e elaborar algo novo a partir dali, inovação é atrelar essas diferentes criações de uma forma útil para o negócio. Em outros termos, é possível afirmar que uma pessoa é criativa, mas não é inovadora. Porém, não é possível ser inovador sem ser criativo.

Pense na inovação como uma elaboração criativa, mas com uma utilidade aparente e um valor percebido pelo cliente. Então, quanto maior a base de conhecimento de um time ou profissional e mais intensa for a sua curiosidade, maiores são as chances de ele combinar ideias valiosas.

Em conjunto, criatividade e inovação são utilizadas para pensar em ideias, resolver problemas e, em última instância, impactar a performance dos times, gerando valor para o negócio.

Como elas influenciam os resultados da empresa?

A criatividade e a inovação são extremamente benéficas para uma empresa, já que servem como um diferencial competitivo. Quando a empresa não conta com essas atribuições, apenas “segue a boiada” e explora as soluções criadas pela concorrência.

No entanto, quando atua de maneira disruptiva, passa a ditar tendências e a reformular o mercado, impactando todo o seu funcionamento. É claro que isso a torna muito mais valiosa e competitiva. Agora, confira alguns dos principais benefícios ao desenvolver essas características na equipe.

Contribuem para a identificação de tendências

Profissionais e equipes criativas estão sempre de olho nas novidades que surgem no mercado. Essas informações são chamadas de inputs, ideias que, se combinadas com outras aparentemente desconectadas, podem virar soluções valiosas.

Facilitam a aprendizagem contínua

Quem está sempre de olho em formas de fazer tudo de maneira diferente também costuma ser curioso em relação a novos aprendizados. Por isso, profissionais que se interessam por ideais transformadores nunca estão contentes apenas com aquilo que sabem. Na verdade, eles querem entender sempre um pouco mais sobre diferentes assuntos.

Proporcionam discussões valiosas

As discussões são bastante enriquecidas entre equipes criativas e inovadoras. Isso porque elas não veem os problemas e as soluções apenas como aquilo que são. Na realidade, elas veem oportunidades em toda situação que ainda não foi resolvida. Por isso, buscam insights onde quer que estejam para propor boas ideias.

Propõem novas ideias

Quando você trabalha com equipes que não são estimuladas à criatividade e à inovação, o que você tem em mãos são reprodutores de outras ideias. Logo, fica difícil se diferenciar no mercado e entregar soluções que a concorrência não tenha. No entanto, quando você une as duas características, passa a criar suas próprias alternativas, se tornando mais atrativo.

O que fazer para estimular a criatividade e a inovação?

Gostou da ideia de ter equipes criativas e inovadoras? Então, preste atenção em algumas dicas para fomentar isso no dia a dia.

Promova a autonomia

Ao implementar uma cultura da inovação, é preciso estar aberto a dar mais autonomia para as pessoas e a permitir que elas pensem por si próprias. Além disso, é interessante abrir espaço para que as novas ideias sejam implementadas e testadas.

As empresas que mais têm sucesso no mercado são aquelas que não temem as falhas e estão dispostas a tentar quantas vezes for preciso. Portanto, em muitos casos, é essencial encorajar os colaboradores para que eles se sintam confiantes tanto para desenvolver quanto para propor e implementar ideias de maneira autônoma dentro da empresa.

Incentive o desenvolvimento profissional e o pessoal

O desenvolvimento também é a chave para a criatividade e a inovação. É por meio dele que as pessoas aprendem e descobrem novos horizontes.

Portanto, invista em atualizações, cursos, treinamentos, workshops e eventos que enriqueçam a bagagem das equipes. E não se limite às suas áreas de atuação. Na verdade, quanto mais diversos forem os assuntos que o seu pessoal domina, mais fácil será desenvolver uma visão abrangente sobre o mercado.

Adote ações para aliviar o estresse

Ninguém cria com qualidade sob estresse. Por isso, é importante investir em estratégias que mantenham seu time relaxado, feliz e consequentemente criativo. Um meio de fazer isso é quebrando aquela ideia de trabalho monótono, seja criando espaços de descompressão ou simplesmente quebrando a rotina de trabalho.

Pausas no trabalho fazem muito bem para a cabeça, especialmente quando as pessoas podem interagir com algo que as deixa felizes. Cada negócio encontra a sua própria receita para isso, como:

  • autorizando pets no ambiente de trabalho;
  • tendo um espaço com música, jogos e entretenimento em geral;
  • disponibilizando lanches e bebidas para a equipe;
  • fornecendo locais para descanso (e até cochilos rápidos).

Esses ambientes podem se tornar, com o tempo, espaços de criação em que colaboradores de diferentes times vão para espairecer e descansar, mas trocam ideias valiosas, participando de um processo informal de cocriação e voltando ao trabalho com excelentes insights.

Monte times diversificados

A troca de conhecimento torna o ambiente mais fértil possível para a criatividade e a inovação. E a melhor forma de estimulá-las é investindo em times mesclados com profissionais de várias áreas a fim de solucionar um problema comum. Assim, você une diferentes perspectivas e ideias sobre uma mesma situação.

Cada profissional vem com uma carga de experiência e especialização diferente, além de interesses pessoais que podem contribuir bastante. Se você reunir tudo isso, a tendência é ganhar eficiência criativa e um ambiente mais colaborativo.

Como você viu, a criatividade e a inovação no mercado de trabalho estão sendo cada vez mais valorizadas, e não é para menos: as vantagens e os benefícios são diversos e as empresas estão percebendo isso nos resultados alcançados.

Que tal ficar por dentro de assuntos variados que envolvem inovação, tecnologia e Transformação Digital? Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

três × 2 =