Nuvem distribuída: entenda o que é e os seus benefícios

10 minutos para ler

Toda empresa conectada ao mundo digital é Data-Driven, ou seja: suas operações, processos e tomadas de decisão são orientados por dados.

Contudo, mais do que saber utilizar as informações, geradas em larga escala, é importante entender como armazená-las. Isso porque utilizar a ferramenta correta acaba trazendo melhorias significativas ao negócio. Na era da Transformação Digital, tendências e soluções inovadoras e eficientes surgem cada vez mais rapidamente.

Um exemplo é a nuvem distribuída, que visa aprimorar a qualidade do trabalho e a performance da organização, otimizando o processo de gerenciamento de dados a partir de diferentes localidades.

O que acha de se aprofundar no assunto, entender melhor o conceito e os seus benefícios? Continue a leitura e confira!

Quais são os tipos de nuvem existentes?

Antes de mais nada, é preciso entender que existem diferentes tipos de nuvem. Quando o termo surgiu, o foco era a praticidade e a escalabilidade que eram oferecidas aos usuários e empresas. Hoje, porém, é preciso pensar em desempenho e, por isso, existem diferentes modelos. Saiba mais sobre cada um deles.

Nuvem pública

É o serviço de nuvem disponibilizado por terceiros, podendo ser gratuito ou pago. A empresa que optar por essa solução não precisa se preocupar, por exemplo, com o gerenciamento e a manutenção do sistema. Além disso, a implementação da infraestrutura é muito simples.

Nuvem multicloud

O termo se refere à utilização de duas ou mais infraestruturas de nuvens públicas para armazenar as informações da organização.

Nuvem privada

Permite que a organização tenha uma infraestrutura personalizada que atenda às suas demandas específicas. É muito utilizada por quem precisa de um nível mais alto de segurança ou controle total dos dados armazenados na nuvem.

Nuvem híbrida

Aplica-se aos casos em que a empresa opta por dividir a sua infraestrutura em uma nuvem pública e outra privada, aproveitando os benefícios dos dois modelos de acordo com as características e necessidades do tipo de armazenamento necessário. Um tipo de nuvem híbrida é, inclusive, a nuvem distribuída.

O que é a nuvem distribuída?

A nuvem distribuída representa um processo de descentralização das estruturas de nuvem utilizadas por uma empresa. Ou seja, em vez de utilizar um local que não fornece a qualidade de serviço necessária, é possível distribuir as suas informações para variados fornecedores da tecnologia. Mas não se preocupe, pois os dados ainda são geridos a partir de um único ponto.

Antes desse conceito, os investimentos em nuvem eram mais focados no serviço em si do que sua infraestrutura. Por exemplo, não havia tanta preocupação com a localização geográfica dos servidores utilizados. Afinal, era muito complicado gerenciar dados fragmentados entre plataformas, o que obrigava a empresa a investir no melhor serviço sem poder escolher todas suas características de entrega.

Com a nuvem distribuída, porém, esse cenário se modifica completamente. A empresa pode investir em diferentes opções de armazenamento: servidores híbridos, públicos ou até mesmo em servidores de terceiros. Com a integração dessas infraestruturas em um ambiente virtual único, é possível utilizar dados e executar soluções digitais em infraestruturas de acordo com necessidades como localização, disponibilidade e preço.

A proximidade geográfica, por exemplo, possibilita um melhor desempenho de toda a estrutura de uma organização. Neste momento em que a tecnologia ganha cada vez mais relevância e conceitos como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) se tornam mais acessíveis, a nuvem distribuída permite um melhor processamento da enorme quantidade de informações geradas por uma empresa.

Que benefícios a nuvem distribuída oferece?

Se você ainda não se convenceu do porquê de investir em um sistema de nuvem distribuída, confira alguns benefícios que elencamos a seguir!

Menor latência

Quanto menor a latência de uma rede ou servidor, maior a eficiência das operações, certo? A partir do uso da nuvem distribuída esse indicador é reduzido, e a performance dos processos da sua companhia é otimizada. Afinal, o armazenamento das informações vai ser feito de acordo com a localização, garantindo que o dado esteja geograficamente próximo das fontes que o utilizarão.

Redução de custos

O modelo de nuvem híbrida também permite uma redução de custos, especialmente no longo prazo. Imagine que a sua empresa utiliza uma infraestrutura pública por muito tempo e decide migrar para o modelo privado. Já pensou nos custos envolvidos?

A opção híbrida faz o balanço e torna o processo para migração mais simples, além de permitir grande escalabilidade a fim de que a empresa adapte a sua estrutura de acordo com as demandas, sem custos extras.

Controle dos dados

Com a nuvem distribuída, a sua empresa se beneficia da escalabilidade que uma nuvem privada oferece sem perder o controle das informações. Assim, você define as condições que melhor atendem aos desafios e às necessidades da organização. O ganho em performance, portanto, representa também mais controle e escalabilidade.

Diminuição de falhas e riscos

A redução não é apenas nos custos operacionais, mas também nas possíveis falhas e riscos de uma rede ou servidor. A ideia é que os diferentes locais em que os seus dados estejam armazenados aumentem a eficiência operacional e evitem que um problema em uma localidade específica coloque em risco o funcionamento do restante das operações.

Como a nuvem aumenta o rendimento de negócios na prática?

Para expandir ainda mais nossa conversa sobre o assunto, podemos analisar o quanto a migração para a Cloud hoje faz diferença competitiva para um negócio, seja qual for o modelo da tecnologia que você implemente.

Então, vamos listar alguns pontos importantes do uso da nuvem que dão mais produtividade e eficiência para a rotina da empresa. Confira.

Facilita o acesso à informação

A informação hoje é um dos grandes ativos das empresas que querem competir e inovar. É com ela que você monitora o mercado, adapta a produção para modelos mais eficientes e, principalmente, conhece e se aproxima do seu público.

Isso significa que profissionais C-level e suas equipes precisam ter acesso constante e imediato aos dados da empresa para tomar decisões e realizar suas funções. A Cloud Computing tem esse papel, simplificando o caminho entre gestores e as informações que eles precisam.

Facilita o compartilhamento de dados

Seguindo a mesma linha, a nuvem facilita o acesso a dados e o seu compartilhamento em um sistema integrado de gestão. Principalmente durante a pandemia, ficou clara a importância de virtualizar uma empresa e libertar sua produtividade dos limites do escritório.

A tecnologia da nuvem, nesse sentido, não é apenas um serviço de armazenamento. As melhores soluções contam com funcionalidades e ferramentas específicas para agilizar a troca de informação mantendo a estruturação, organização e integridade dos registros em trânsito.

Traz mais segurança e tranquilidade para o uso de informações

Falando em integridade, as Clouds mais completas e robustas hoje oferecem sistemas bastante confiáveis de proteção de dados, com monitoramento automatizado de acesso, verificação de arquivos, histórico de mudanças e criptografia.

Claro, a segurança contra invasão e vazamento de dados é vital para o sucesso de negócios na era digital. Porém, esse é um tipo de investimento que pode ajudar também no desempenho do negócio.

Isso acontece porque você ganha disponibilidade e agilidade no uso de dados sem abrir mão da proteção automatizada. Colaboradores conseguem exercitar suas funções de maneira mais eficiente e inteligente, ao mesmo tempo que têm a tranquilidade para trabalhar e compartilhar informações dentro do sistema. O equilíbrio entre proteção e acessibilidade é uma grande vantagem da nuvem.

É mais econômica e flexível

Como praticamente todos os serviços de Cloud são oferecidos no modelo as a service, você tem todas essas vantagens de performance e eficiência com custos reduzidos e racionalizados.

Em vez dos grandes investimentos em servidores do passado, o cliente de nuvem tem um contrato de entrega que geralmente pode ser ajustado para alinhar sua demanda por recursos e o preço que pode pagar por eles.

Isso dá previsibilidade no orçamento da TI, algo que faz muita diferença para o planejamento de investimento em tecnologia no futuro. Quanto mais controle você tem sobre os gastos, mais potencial extrai do seu banco de dados.

Possibilita uma atuação mais estratégica da TI

Com todo esse poder em mãos, de oferecer um sistema integrado, eficiente e seguro, a TI das empresas alcança o papel que deve assumir daqui para a frente: o de setor chave para o sucesso do negócio.

A Cloud permite que esses profissionais tenham que se preocupar menos com configurações e funcionamento do sistema e possam voltar seus esforços para a ponte entre objetivos de mercado e as soluções tecnológicas para alcançá-los.

Aliando o poder da nuvem, o grande volume de dados que ela permite armazenar e um foco estratégico da TI, sua empresa estará pronta para competir na ponta dessa nova era digital.

Como esse tipo de nuvem está mudando o modo como armazenamos dados e arquivos?

Para concluir, podemos reforçar essa importância com uma reflexão sobre o papel da Cloud Computing para o futuro. Se antes a localização pouco importava, agora ela desempenha um papel essencial, e armazenar em nuvem contribui para uma maior produtividade.

Isso porque, tão importante quanto a localidade é o foco na performance das operações, já que o gerenciamento de dados armazenados em Cloud é muito mais simples. A otimização e a eficiência dos ambientes oferecidas pela nuvem distribuída permitem às empresas atingirem uma maior maturidade digital.

Tudo começa com a criação de um planejamento completo desde o uso de uma nuvem simples. Ao estabelecer padrões rigorosos e claros já em um primeiro momento, a sua empresa vai contar com uma estrutura mais preparada para implementar a nuvem distribuída.

No mais, para usufruir de todos os benefícios dessa tendência inovadora, é importante que sua empresa conte com suporte especializado, como o da BRQ Digital Solutions. Com um time especializado em Cloud Computing e parceiros estratégicos, apoiamos as empresas em suas jornadas de Transformação Digital.

O que acha de dar o próximo passo e preparar a sua empresa para a computação na nuvem? Entre em contato conosco e saiba como as soluções BRQ podem contribuir para a evolução do seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

10 − seis =