Skip to main content

Mesmo que estejamos enfrentando talvez a maior crise de todos os tempos, com a pandemia obrigando a economia mundial a pisar no freio, ainda podemos olhar para o futuro e planejar nossos investimentos. Poupando e investindo dinheiro, teremos melhores condições de enfrentar outras crises. Melhor ainda é poder contar com uma solução que ofereça a melhor experiência ao investidor.

Um dos maiores bancos brasileiros, reconhecido pelo seu espírito inovador e pelo seu propósito de incentivar pessoas a crescer e empresas a progredir, tem a BRQ como parceira de longa data no desenvolvimento de produtos e serviços. Um deles, o mais recente, está transformando a experiência do investidor.

O objetivo foi criar uma plataforma de busca e comparação de investimentos de todo o mercado nacional com total transparência e sem complicação. Tudo isso 100% gratuito. Um movimento disruptivo, inovador e imparcial da empresa, que disponibiliza e apresenta opções de aplicações também dos seus concorrentes.

Em um momento em que a autonomia e as necessidades do cliente se tornam cada vez mais relevantes, a instituição financeira, com a parceria da BRQ, desenvolveu uma ferramenta que transforma a experiência digital do investidor. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre essa parceria de evolução digital!

O desafio do cliente

Seu objetivo principal era aumentar o número de pessoas conhecedoras de investimentos na sociedade e, em consequência, mais investidores para todo o mercado. O desafio era conquistar a confiança das pessoas ao colocar em suas mãos uma plataforma com informações públicas e confiáveis, buscando a cada dia simplificar o “economês”, para que mais pessoas pudessem ter informações para decidir onde investir o seu dinheiro.

De forma bastante objetiva, o banco queria disponibilizar informações sobre todos os investimentos do mercado de forma confiável, imparcial e gratuita. A missão então foi reunir um time altamente especializado em Transformação Digital para a criação de soluções com foco na experiência do cliente.

Gustavo Angulo, coordenador de Projetos de TI na BRQ, ressaltou que “contar com os profissionais da BRQ com larga experiência em lidar com o assunto foi um facilitador. A BRQ, em parceria com o time da empresa cliente, atuou em todo o processo de desenvolvimento e construção do MVP (Mínimo Produto Viável) e hoje participa ativamente da evolução do produto, através de pesquisas, definições de jornadas, elaboração de protótipos e discussões estratégicas. Com a filosofia de Transformação Digital, o foco é gerar maior valor agregado, de forma ágil, ao cliente final”.

Além do foco na experiência do cliente e no fortalecimento da reputação da marca, o objetivo era criar um produto imparcial, que mostrasse os resultados mais indicados para cada cliente. Independentemente de a qual banco pertencesse o investimento, a transparência era essencial para conquistar a confiança do público. O desafio, então, se tornou reunir todas essas informações de forma acessível para os usuários.

A solução

A BRQ e o banco cocriaram uma ferramenta de busca e comparação de investimentos com produtos de todo o mercado (inclusive dos concorrentes), que também traz conteúdo para quem deseja aprender a investir. A ferramenta oferece transparência, acessibilidade, simplicidade, credibilidade e, como principal diferencial do mercado, a projeção da rentabilidade. 

É possível pesquisar produtos de acordo com o valor que deseja investir e comparar os resultados antes de tomar a decisão de onde aplicar seu dinheiro. Tudo isso 100% gratuito e com total imparcialidade. A metodologia é baseada em projeções econômicas e que considera as características de cada fundo, histórico, desempenho, mercados de atuação, cenário econômico e uma série de outras informações relevantes. A partir dessas informações combinadas são feitas milhares de simulações em diferentes cenários, do mais pessimista ao mais otimista para calcular as projeções. 

O mais importante ao utilizar essa informação é saber que projeções não são garantia nem promessa de rentabilidade, são apenas estimativas mais próximas o possível da realidade e que podem ou não corresponder a ela, pois dependem de muitos fatores imprevisíveis. As projeções são calculadas utilizando a mesma metodologia para os fundos do banco e para os fundos de outras instituições abertos há pelo menos 3 meses, olhando para os próximos 12 meses e atualizadas mensalmente.

O processo de desenvolvimento da solução

O papel do time foi reunir três atributos em uma só solução: educação financeira, acesso à informação gratuita com autonomia (autosserviço) e a projeção de rentabilidade. O trabalho começou na fase de descoberta e pesquisa, em que análises e benchmarkings foram realizados para entender como transformar esses requisitos em um produto viável para o consumidor.

Foram muitas pesquisas e estudos para a construção de personas, o entendimento da jornada do usuário, a elaboração de protótipos e definições de MVP por meio de análises de informações e pesquisas com os próprios clientes. Todo o processo foi realizado a partir do conceito deDesign Estratégico para que o cliente adquira novas experiências e não apenas um produto.

Para Fernanda Branco, UX Designer da BRQ e que trabalhou diretamente no projeto, o grande desafio era criar uma solução para todos, com o cliente no centro da estratégia, Data-Driven, inovadora e com um design totalmente inclusivo. “Todo o processo foi pautado pela usabilidade e acessibilidade do produto. Foi preciso entender as principais dores das pessoas na jornada digital de busca e comparação de investimentos, do investidor iniciante até o mais experiente”. 

Gustavo também destaca o compromisso da BRQ com a criação de uma solução completa e em constante aprimoramento. “O ciclo de inovação da BRQ que utilizamos na construção do produto é infinito. Não se trata apenas de um projeto, um protótipo ou uma tela, mas de um produto completo. O ciclo é sem fim: entrega, aprende e melhora“.

Os resultados

Por mais que muitos resultados audaciosos da solução só possam ser medidos a longo prazo, como mais pessoas conhecedoras de investimentos na sociedade e mais investidores para todo o mercado, os resultados-chave do projeto foram atingidos. 

Foram mais de 100 mil acessos na época do lançamento e, depois de três meses, o número já havia ultrapassado a casa dos 350 mil. Tudo isso com uma taxa de aprovação, a partir de feedbacks dos usuários, de 75%. Indicadores que mostram o potencial da plataforma em ser o novo “Trivago dos Investimentos”, apelido carinhoso que recebeu do time do projeto. 

Como sua empresa pode acessar melhorias como essa?

Esse case comprova a competência da BRQ em transformar negócios e agregar ainda mais valor ao cliente por meio da Transformação Digital. Essa história também pode ser sua!

Há quase 30 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia do país promovendo uma jornada de Transformação Digital para grandes marcas de diferentes segmentos em busca de inovação.

Essa diversidade de atuação traz uma visão mais consistente dos desafios de negócio e se traduz numa plataforma de serviços end-to-end, capaz de atuar nos diferentes estágios da jornada digital.

Com parceiros estratégicos, tanto fabricantes internacionais de soluções quanto startups de soluções B2B investidas pela própria BRQ, a empresa impulsiona a inovação, maximiza a produtividade e agiliza a entrega de valor para a melhor experiência do cliente.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a BRQ, o que acha de dar o próximo passo para acelerar a transformação da sua empresa? Entre em contato conosco, acesse nossas soluções e contribua para o desenvolvimento da sua empresa. Estamos aguardando!

BRQ fale conosco