Conheça os principais KPIs estratégicos para medir a Transformação Digital da sua empresa

kpis estratégicos
6 minutos para ler
DATA MESH

Atualmente, a maioria das empresas busca a Transformação Digital ao implementar sistemas, ferramentas e estratégias inteligentes de negócio. Porém, não basta simplesmente adquirir as soluções adequadas. Para atingir a maturidade digital, é importante levar em consideração o quão bem implementadas estão todas as ferramentas, medindo KPIs estratégicos que demonstrem o retorno dessas iniciativas para que profissionais C-level possam usar essa base para aprimoramento constante.

Quer entender mais sobre esses indicadores de performance e como eles se relacionam com a digitalização administrativa e operacional? Neste artigo, falaremos mais sobre KPIs digitais e como medi-los. Acompanhe!

O que são KPIs digitais?

Os KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho) são fundamentais para a gestão moderna de qualquer empresa. Representam a união entre coleta e análise dos dados em um determinado período de tempo e dentro de um contexto, demonstrando visualmente a evolução de aspectos específicos da rotina de uma empresa.

KPIs já são bastante conhecidos e utilizados em uma série de negócios: indicadores de eficiência, financeiros, produtivos, de vendas etc. Sua função principal é monitorar os resultados de tomada de decisão e das ações, ajudando a entender a relação entre causas e consequências dentro de um mercado e apoiando análises preditivas.

Recentemente, tecnologia e Transformação Digital atingiram o mesmo nível de importância que os negócios. Inclusive, se tornaram impulsionadoras dos indicadores em todas as atividades da empresa. Naturalmente, ter KPIs estratégicos especializados para o acompanhamento do processo de digitalização é fundamental.

Os KPIs digitais são indicadores pensados para monitorar os resultados de implementação tecnológica e de investimentos em estratégias modernas de negócio, como aquisição de soluções, adoção de metodologias inovadoras etc.

Como medir os KPIs estratégicos?

O que difere os KPIs digitais de outros indicadores mais tradicionais é apenas o contexto em que são captados, ou seja, não existe diferença na medição deles desde que você defina uma metodologia padronizada para a coleta e a análise desses dados.

Um bom sistema integrado que reúna todos os KPIs em um só lugar é uma ótima maneira de começar.

ERPs são exemplos de plataformas bastante eficazes para a medição de KPIs estratégicos. Aliadas a eles estão ferramentas que automatizam esse processo, coletando informações de várias fontes, segmentando seu armazenamento e gerando relatórios relevantes sobre a interação entre elas.

Mas é sempre bom lembrar de que KPIs sem ações são apenas números. Ainda que a automação e o Machine Learning deem mais profundidade aos relatórios de indicadores, é papel do profissional interpretar essas informaçõese transformá-las em ações práticas no negócio.

Quais são os principais KPIs estratégicos na Transformação Digital?

Os KPIs relacionados à Transformação Digital são uma mistura de resultados práticos, como produtividade e economia de custos, com outros mais subjetivos, como a percepção da marca e a introdução de uma cultura de inovação na empresa.

Dentro dessa gama de possibilidades, citamos os KPIs digitais que mais fazem diferença nessa busca por um negócio inteligente e eficiente. Confira!

CTA animado Cloud

Orçamento para tecnologia

O primeiro indicador a ser analisado de perto por quem quer investir em Transformação Digital é o conjunto de recursos existentes para trilhar essa jornada. Se a tecnologia vem ganhando cada vez mais importância, é natural que a empresa busque um crescimento constante também do orçamento disponível para investir em soluções e estratégias digitais.

Esse KPI não só demonstra resultados absolutos, como relativos: a porcentagem do budget que passa pela TI reflete na produtividade do negócio e na capacidade de entrega digital ao público.

Experiência do usuário aprimorada

Quando falamos nesse contato entre empresa e consumidor em um cenário de Transformação Digital (seja B2C ou B2B), a experiência do usuário se apresenta como um tema central.

Um KPI que meça uma boa experiência analisa o sucesso do cliente usando soluções da empresa, o nível de satisfação em relação a esse contato e a taxa de conversão relativa à quantidade de novos usuários atraídos por meios digitais.

ROI dos canais digitais

Ainda nesse tema, o investimento em canais digitais é a ponte entre a Transformação Digital na teoria e na prática. São eles os responsáveis por apresentar e disponibilizar soluções da sua empresa para o público.

Canais digitais hoje vão muito além da divulgação: são um campo de relacionamento, fidelização e interação constante entre marca e cliente. É por isso que se investe tanto neles atualmente, e o retorno pode ser calculado com base na taxa e no custo de aquisição de novos clientes.

O lead proveniente de um canal digital geralmente chega até o setor de vendas mais qualificado e disposto a se tornar consumidor da marca, ou seja, um retorno ainda maior para o que você investe em tecnologia.

Nível de sucesso das ideias inovadoras

Uma empresa moderna está sempre buscando formas mais eficientes de fazer seu trabalho e entregar novidades ao seu cliente. Essas ideias inovadoras também podem ser mensuradas para determinar seu sucesso.

Esse indicador funciona como um ROI. Mas, em vez de simplesmente pensar em valores objetivos como aumento de vendas ou maior produtividade, ele deve acompanhar também a aceitação de novos processos e ferramentas, o impacto na imagem da empresa com o público e a performance dessas estratégias novas em relação ao benchmark de concorrentes.

Tempo de construção e entrega de soluções digitais

Geralmente, essas ideias inovadoras dentro da empresa surgem de demandas de mercado e resultam em soluções práticas relacionadas a elas. No cenário atual, isso significa a criação de aplicações ou funcionalidades digitais para uso interno e para seus clientes.

Um KPI importante nesse sentido é o tempo necessário entre identificação de uma demanda e a realização de um produto que a aborde. Quanto mais rápido sua empresa se adapta às necessidades do cliente e oferece uma solução digital, mais competitiva ela se apresenta.

Esses são exemplos importantes de KPIs estratégicos na Transformação Digital. Trata-se de indicadores que não apenas acompanham resultados práticos, mas que também demonstram a capacidade do negócio de se adaptar e de inovar com o dinamismo que o mercado exige.

Gostou de aprender mais sobre gestão na Transformação Digital? Se você quer receber artigos como este diretamente no seu e-mail, assine a nossa newsletter!

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

dez − 7 =