Skip to main content

À medida que as demandas do mercado mudam, várias empresas também desenvolvem novos processos para se destacar. É a partir dessas inovações que surgem metodologias mais efetivas, as quais podem ser estudadas e replicadas em outros ambientes. Um bom exemplo disso é o Lean Thinking e seu impacto em vários setores.

Mesmo que esse conceito seja associado à indústria, você pode aplicá-lo em praticamente qualquer negócio para melhorar o design de serviços. Basta entender quais são seus princípios, os objetivos da sua empresa e como essa metodologia ajuda a alcançá-los.

Acompanhe e descubra tudo que precisa sobre o Lean Thinking e como adotar esse conceito em seu negócio.

O que é Lean Thinking?

Lean” significa “magro”, “esguio” ou “enxuto”. Ou seja, trata-se de uma forma de gestão que tenta minimizar os excessos dentro da empresa. Ele vem do toyotismo, uma metodologia que foca a entrega do maior valor possível ao cliente final e torna a produção o mais eficiente possível.

O Lean Thinking tem 5 pilares:

  • valor: o processo começa com a definição do que gera valor para a empresa e para o cliente, tentando alinhar ao máximo esses dois pontos;
  • fluxo de valor: é feita uma análise de todo o processo para identificar quais partes dele geram valor e quais apenas consomem recursos, promovendo a melhor experiência do usuário;
  • fluxo contínuo: com um processo otimizado, ele deve ser ajustado para que funcione sem interrupção, produzindo constantemente, sem gerar excessos nem faltas;
  • produção puxada: é a tradução do just in time, que busca minimizar o estoque. Tudo que é produzido deve ser expelido imediatamente ou feito sob demanda;
  • perfeição: não é possível encontrar o equilíbrio perfeito entre produção, otimização e demanda, mas o Lean Thinking pressupõe que você deve buscar se aproximar ao máximo desse ideal.

Essa metodologia levou a fabricante japonesa de carros a crescer drasticamente, alcançando um nível mais elevado de eficiência e com menos custos regulares. Um ideal que também pode ser aplicado a vários outros tipos de empresa.

Quais são seus principais benefícios?

Modificar toda a metodologia na qual seu negócio se baseia pode levar tempo, exige esforço e algum investimento. Porém, a longo prazo, essa mudança também traz várias vantagens para sua empresa. Confira, aqui, algumas das principais.

Maior eficiência

A prioridade do Lean Thinking é a eficiência. Você identifica o que é “valor” para o seu cliente e encontra o melhor design de experiência para entregar resultados.

As tarefas seguem um ritmo constante, mantendo-se o mais próximo possível do ritmo de demanda. O resultado é um fluxo de tarefas simplificado, fácil de acompanhar, mas que entrega mais benefícios a longo prazo.

Redução do desperdício

A eficiência dessa metodologia vem tanto do foco em trazer mais valor quanto de eliminar as perdas e desperdícios ao longo do caminho. Funções e tarefas que não contribuem com o resultado, nem com o melhor funcionamento do negócio, podem ser deixadas de lado.

Ainda, é possível usar a tecnologia a seu favor, liberando tempo, energia e recursos para outras áreas.

Prioridade ao valor para o cliente

O lucro não é a única métrica usada dentro dessa metodologia, nem é sempre a mais importante. O foco principal é entender o que representa mais valor para o público, alinhar essa ideia com o conceito de valor para a empresa e encontrar uma forma de otimizar a sua produção.

Um público satisfeito é a melhor métrica de qualidade para o seu desempenho.

Como adotar o Lean Thinking em seu negócio?

Depois de conhecer seus benefícios, pode ser que o Lean Thinking seja uma metodologia interessante para o seu tipo de negócio. Se você está na dúvida sobre por onde começar, veja algumas dicas para dar os primeiros passos.

Promova uma mudança de mentalidade na sua equipe

Toda mudança de metodologia envolve uma mudança de mentalidade. Se a sua equipe está acostumada a pensar e agir de determinada forma, é difícil modificar seus processos sem alterar a maneira como entendem suas funções e seus objetivos.

Essa é uma mudança que precisa começar de dentro para ter sucesso. Você pode iniciar com passos simples, dando orientações básicas para a equipe e alterando alguns procedimentos diários.

A partir daí, você pode traçar metas e esclarecer os novos objetivos da empresa. Com o tempo, a mentalidade da equipe também vai se adaptar ao novo ambiente.

Analise a fundo seus processos

Um dos fundamentos do Lean Thinking é que a equipe domine por completo o fluxo de produção da empresa e possa otimizá-lo um pouco mais a cada dia. Porém, para que isso funcione, você precisa de um bom mapa dos seus procedimentos.

Antes de promover mudanças drásticas, analise como a empresa trabalha, encontre as relações entre diferentes tarefas e setores e esclareça como e por que certas tarefas são executadas. Só com essa análise você pode determinar um plano de ação mais efetivo.

Encontre pequenas otimizações no dia a dia

Com processos bem mapeados, vem a hora de encontrar aquelas tarefas que não geram valor e cortá-las dos processos da empresa. Mesmo pequenas melhorias podem fazer uma diferença considerável, dependendo de onde são aplicadas.

Por exemplo, uma economia de um minuto em uma tarefa que é realizada dez vezes por dia, por dez funcionários, representa quase duas horas de tempo produtivo por dia. A automação, nesses casos, pode ser bem-vinda.

Se a correção for simples e não prejudicar o desempenho ou o bem-estar dos profissionais, seu retorno é bem claro.

Utilize o quadro Kanban

Acompanhar o progresso de cada processo é um dos primeiros desafios nessa metodologia. Por isso que muitas empresas aderem, também, ao quadro Kanban, uma ferramenta de gestão que ilustra o estágio de determinada tarefa.

Desde que alguém mantenha o quadro atualizado, ele será um ponto de referência fácil para toda a equipe.

Com essas orientações, você pode começar a usar o Lean Thinking como parte da sua estratégia de gestão e planejamento. Pode levar algum tempo para uma transição completa, mas os benefícios começam a aparecer bem rapidamente, em especial, se você investir em recursos com foco em Lean Digital e Agile.

Quer ferramentas para acompanhar o valor gerado pelo seu negócio e promover otimizações? Conheça as soluções end to end focadas em EXA da BRQ

BRQ fale conosco