Skip to main content

Quase tudo que usamos em nosso dia a dia gera dados e, por isso, os mais diversos setores têm aproveitado essas informações. São experiências mais personalizadas, decisões mais assertivas, análises preditivas, dentre tantas outras possibilidades.

E com a chegada da Inteligência Artificial, o uso de dados ganhou uma nova camada estratégica. Isso porque, é apenas por meio do uso integrado, inteligente e contínuo de dados que se torna possível usar tecnologias como IA e Machine Learning para criar produtos inovadores e disruptivos.

O desafio enfrentado por muitas organizações, portanto, é que os seus sistemas acabam se tornando labirintos de serviços, com as informações fragmentadas, distribuídas por centenas de fornecedores e diferentes serviços. Para que esses conjuntos de dados sejam realmente úteis, as empresas precisam reunir um conjunto complexo de serviços de vários fornecedores que funcione de forma harmoniosa.

É nesse contexto que o Microsoft Fabric entra como uma solução unificada. Ao reunir todos os dados e ferramentas de análise necessárias, a plataforma integra tecnologias como Azure Data Factory, Synapse Analytics e Power BI em um único produto. Assim, permitindo que profissionais de dados e negócios liberem todo o potencial de suas informações, estabelecendo bases sólidas para a era da Inteligência Artificial.

Disponível oficialmente para o público desde novembro de 2023, nesse artigo, vamos entender mais sobre como funciona essa nova plataforma da Microsoft e quais benefícios ela nos traz.

O que é Microsoft Fabric?

O Microsoft Fabric é uma plataforma de análise unificada de ponta a ponta que reúne todos os dados e ferramentas de análise que as organizações precisam. Ao fornecer tudo que um profissional de dados precisa numa mesma plataforma, o Microsoft Fabric visa simplificar a forma como os desenvolvedores e as companhias acessam as capacidades avançadas de análise e serviços de dados.

Ao adotar um modelo Software as a Service (SaaS), o usuário elimina a necessidade de configuração e gerenciamento de infraestrutura complexa, permitindo se concentrar em extrair insights significativos de seus dados.

Os desenvolvedores também podem personalizar e estender capacidades, adaptando a ferramenta a cada necessidade. Seja integrando fontes de dados adicionais, criando modelos de análise personalizados ou visualizações únicas, o Microsoft Fabric fornece as ferramentas flexíveis necessárias para atender a diferentes necessidades comerciais.

Microsoft Fabric também oferece recursos robustos de governança e segurança de dados, garantindo a privacidade e cumprimento dos requisitos regulatórios. A plataforma foi projetada para ser flexível e adaptável, atendendo às necessidades específicas de cada organização.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o potencial do Microsoft Fabric em diversas frentes:

Engenharia de dados 

O Microsoft Fabric fornece uma plataforma Spark de classe mundial com ótimas experiências de criação, compatível com Spark 3.4, Delta 2.4, Java 11 e Python 3.10, que permite que os desenvolvedores executem a transformação de dados em grande escala e democratizem os dados por meio do lakehouse unificado da Microsoft, o OneLake.

Data factory 

Por meio de IA, é possível para o usuário descrever quais dados quer ingerir e manipulá-los por meio de interação com linguagem natural com auxílio do Copilot, o chatbot presente nos produtos Microsoft.

Além disso, o data factory fornece mais de 200 conectores ativos para o usuário se conectar a fontes de dados locais e na nuvem.

Ciência de dados 

É possível criar, implantar e operacionalizar modelos de Machine Learning dentro da experiência do Fabric, que se integra ao Azure Machine Learning para fornecer acompanhamento interno de experimentos e registro de modelo.

Dessa forma, os cientistas de dados podem enriquecer dados organizacionais com previsões e permitir que analistas de negócios integrem essas previsões em seus relatórios. O Copilot ainda é capaz de usar IA para agilizar o enriquecimento, modelagem, análise e exploração desses dados.

Armazenamento de dados

Por meio do OneLake , o Fabric fornece desempenho e escala de SQL e separa totalmente a computação do armazenamento, permitindo o dimensionamento independente desses componentes. Além disso, ele armazena dados no formato data lake aberto.

Visando manter a capacidade unificada da plataforma, é fácil trazer dados para virtualização no OneLake por meio do OneLake Shortcuts, compatível com diversas fontes de dados como o Azure Data Lake Storage Gen2 e Amazon S3 — tudo isso sem duplicação, movimentos ou mudanças nos metadados e governança.

Ainda por meio da funcionalidade Mirroring, será possível adicionar e gerenciar data warehouses e bancos de dados em nuvem existentes na experiência do Synapse Data Warehouse da Fabric. O Mirroring replica um snapshot do banco de dados para tabelas Delta Parquet em OneLake e mantém a réplica sincronizada em tempo quase real. Em breve, estará disponível para clientes do Azure Cosmos DB, Azure SQL DB, Snowflake e Mongo DB acessarem seus dados em OneLake, com mais fontes de dados a serem adicionadas em 2024.

Análise em tempo real 

O Synapse Real-Time Analytics é uma plataforma robusta desenvolvida para fornecer insights de dados em tempo real e capacidades analíticas de observabilidade para uma ampla gama de tipos de dados. Isso inclui dados baseados em tempo de observabilidade, como logs, eventos e dados de telemetria.

Alguns de seus diferencias são a rápida implantação, a baixa latência no streaming de dados e queries e auto escalabilidade para maior eficiência. Ela aceita interações em SQL, KQL, Python e em breve, estará também integrada a linguagem natural por meio do Copilot.

Power BI 

Essa é a principal plataforma de Business Intelligence do mundo, garantindo que os proprietários de negócios possam acessar todos os dados no Fabric de forma rápida e intuitiva para tomar as melhores decisões por meio do uso de dados.

Todos os módulos que compõe a plataforma unificada do Microsoft Fabric.

Os benefícios de usar o Microsoft Fabric

O Microsoft Fabric é uma plataforma de dados e inteligência artificial da Microsoft que oferece uma série de benefícios para empresas que buscam integrar seus serviços, reduzir custos com infraestrutura, criar um data lake unificado e aproveitar recursos avançados de IA totalmente integrados a plataforma.

Abaixo, detalhamos os principais benefícios do Microsoft Fabric:

Integração com outros serviços Microsoft

O Microsoft Fabric é projetado para se integrar perfeitamente com outros serviços e produtos da Microsoft, como o Microsoft BI (Business Intelligence) e o Office 365.

Isso permite que as empresas obtenham insights mais profundos e relevantes a partir dos dados, combinando informações de diversas fontes em um único ambiente colaborativo. Com essa integração, os usuários podem compartilhar informações de maneira eficiente e colaborar em projetos, facilitando o trabalho em equipe e a tomada de decisões.

Redução de custos com infraestrutura:

A plataforma Microsoft Fabric opera no modelo SaaS (Software as a Service), o que significa que os usuários não precisam se preocupar com aquisição, manutenção e atualização de hardware e software para a execução da plataforma. Isso reduz significativamente os custos de infraestrutura para as empresas, pois elas podem se concentrar nos dados e análises, deixando a administração da infraestrutura a cargo da Microsoft.

Data lake unificado e multicloud

Como já falamos anteriormente, o coração do Microsoft Fabric é o OneLake, que proporciona um data lake unificado e multicloud.

Um data lake é um repositório centralizado que armazena grandes volumes de dados brutos e estruturados em sua forma original.

A abordagem multicloud permite que as empresas armazenem seus dados em várias nuvens, reduzindo a dependência de um único provedor de serviços e proporcionando mais flexibilidade e resiliência para suas operações.

Potencializado por IA

O Microsoft Fabric é potencializado pelos recursos de inteligência artificial oferecidos pelo Azure Open AI Service. Isso significa que as empresas têm acesso a tecnologias avançadas de IA, como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional.

Além disso, como vimos anteriormente, diferentes ferramentas do Microsoft Fabric estão integradas com o Microsoft Copilot, permitindo interagir com diversas tarefas por meio de linguagem natural.

Essas capacidades permitem que as empresas extraiam informações valiosas e insights a partir dos dados, automatizem tarefas complexas e obtenham uma compreensão mais profunda de seus negócios, clientes e operações.

Segurança e Governança

A Fabric integrou as soluções do Microsoft Purview no Fabric para fornecer segurança em escala empresarial, conformidade e capacidades de governança que as empresas utilizam atualmente para o Office, Microsoft 365, Azure e plataformas multi-cloud.

Ao trazer o Microsoft Purview para o Fabric, as equipes centrais podem gerenciar facilmente o patrimônio de dados do Fabric, e os usuários podem aproveitar a experiência nativa e amigável para manter a segurança e a conformidade sem impactos.

Em resumo, o Microsoft Fabric oferece uma plataforma completa e integrada para armazenar, analisar e extrair valor dos dados das empresas. Com sua integração com outros serviços Microsoft, modelo SaaS para redução de custos, data lake unificado, multicloud e recursos de IA do Azure Open AI Service, a plataforma capacita as empresas a tomarem decisões mais acertadas e obterem vantagem competitiva no mercado.

IA e Analytics: o futuro está aqui!

A Inteligência Artificial acelera a capacidade de explorar dados. Em conjunto com a análise de dados (Analytics), essa tecnologia está moldando o presente e preparando o terreno para um futuro cada vez mais promissor e tecnologicamente avançado. As duas áreas têm desempenhado papéis cruciais em diversos setores, impulsionando inovações e transformações significativas. Conheça as principais vantagens do uso de Data Analytics:

Ganho de visibilidade no mercado

O primeiro passo para impulsionar sua empresa é obter uma visão mais ampla do mercado. A compreensão dos diversos cenários é crucial para alcançar bons resultados, e a análise de dados é a chave para isso.

Através dessa abordagem, é possível entender minuciosamente como seus concorrentes e fornecedores estão atuando, assim como ter a percepção dos colaboradores em relação à gestão.

Ao coletar e processar dados de forma eficiente, as chances de extrair insights valiosos aumentam significativamente, permitindo tomar decisões mais embasadas e assertivas.

Entendimento das necessidades do cliente

Se a sua empresa ainda não compreende completamente o perfil do cliente ou continua olhando apenas para o histórico de consumo, é hora de mudar essa abordagem. Satisfazer o cliente vai além de simplesmente atender suas demandas conhecidas – trata-se de antecipar necessidades ainda não identificadas nem por eles mesmos.

Isso pode parecer desafiador, mas a análise de dados é capaz de revelar padrões comportamentais dos clientes, proporcionando uma visão completa de sua jornada de compra e preferências. Essa transformação de informações em tendências futuras possibilita a personalização das abordagens, estabelecendo um diferencial competitivo significativo.

Criação de um diferencial de mercado

A análise de dados é capaz de proporcionar um diferencial de mercado difícil de ser igualado pelos concorrentes que não a utilizam. Cada conjunto de clientes é único, e focar na base de consumidores pode levar sua empresa a um nível de excelência inigualável.

Embora não seja uma tarefa simples, ao longo do tempo é possível construir essa jornada – e a análise de dados é uma aliada estratégica nesse processo. Com ela, sua empresa se torna mais competitiva e consegue gerar valor genuíno para seus clientes.

Tomada de decisão com menos riscos

Toda decisão envolve riscos, mas a análise de dados pode ajudá-lo a seguir o caminho mais seguro. Com análises e previsões de comportamentos de mercado, é possível analisar alternativas e criar planos de contenção caso os riscos se concretizem. Assim, a sua empresa se mantém segura sem deixar de aproveitar oportunidades.

Redução de custos

A análise de dados traz a vantagem da redução de custos. Os motivos são diversos, incluindo menor exposição a riscos, maior visibilidade de mercado, compreensão aprofundada das necessidades do cliente e a criação de um diferencial atrativo.

Essa abordagem resulta em menos esforços para alcançar resultados sólidos e, em alguns casos, redução do desperdício de recursos, especialmente em investimentos. Isso permite uma melhor alocação financeira, priorizando o que realmente importa para a estratégia da empresa.

Melhor aproveitamento do capital humano

O capital humano é um dos recursos mais valiosos de uma empresa. Para valorizar as equipes e criar estratégias mais eficientes, a análise de dados é uma aliada fundamental.

Ela promove melhorias processuais que impactam positivamente a rotina de trabalho e oferece a oportunidade de valorizar e desenvolver cada colaborador de acordo com suas aspirações específicas. Isso resulta em maior satisfação, comprometimento com o negócio e aumento da produtividade dentro da empresa.

Concluindo, com o avanço das tecnologias de IA e Analytics, o futuro parece realmente promissor. A interseção dessas duas áreas abre possibilidades inimagináveis para solucionar problemas complexos, tornar a vida mais prática e melhorar a sociedade como um todo.

Conheça mais sobre a parceria BRQ + Microsoft clicando aqui.

BRQ fale conosco