Skip to main content

Quando a sua empresa precisa de soluções específicas, ela consegue contratar com facilidade? Se a resposta foi afirmativa, é porque isso acontece graças à integração SaaS (Software as a Service). Essa é uma evolução importante no modo como as marcas disponibilizam produtos e serviços no mercado.

Então, está na hora de se aprofundar um pouco mais no assunto e entender o que é a integração SaaS na prática, quais são os benefícios para o negócio e, é claro, os cuidados na hora de contratar para a sua empresa. Vamos lá? Aproveite a leitura!

O que é a integração SaaS e como ela funciona na prática?

O SaaS surgiu praticamente junto com o mercado de Transformação Digital. Trata-se de uma solução desenvolvida para atender a demandas específicas do setor de serviço sem precisar de um espaço físico para que o empreendimento aconteça.

Em outras palavras, o SaaS é um serviço prestado de maneira virtual para empresas que precisam de soluções pontuais disponibilizadas por meio do Cloud Computing. Inclusive, existem empresas que trabalham exclusivamente com isso, desenvolvendo aplicações para suprir necessidades específicas dos clientes.

O SaaS é proveniente de um gargalo percebido nesse mercado de serviços digitais. Há um tempo — e você deve se lembrar disso —, os programas para computador precisavam ser instalados por meio de CDs. Hoje, o SaaS permite que essas mesmas aplicações possam ser acessadas remotamente e na nuvem sem qualquer instalação.

O funcionamento é bem simples e acontece integralmente on-line. Ao perceber que a sua organização tem uma determinada demanda, você pode adquirir uma solução específica para ela em vez de softwares inteiros. Assim, você paga pela solução e não pela licença do programa.

Existe, inclusive, um exemplo que todo mundo conhece de SaaS: a Netflix. É claro que você não precisa desenvolver uma Netflix para cada perfil de cliente: basta uma aplicação que possa ser acessada por milhares de usuários, cada qual com total segurança e privacidade.

Esse conceito ainda pode ser levado para a realidade dos negócios, como a criação de CRM software e várias outras alternativas.

Por que a sua empresa deve investir nisso?

Quer entender por que a integração SaaS é vantajosa para o seu negócio? Então, fique de olho nos benefícios que elencamos a seguir!

Mobilidade

Esqueça essa ideia de que você só pode resolver algumas pendências da empresa se estiver no escritório. Com o SaaS, há um ganho de mobilidade, acessando suas soluções de qualquer lugar, desde que tenha uma boa conexão com a internet.

Sem instalar nada nem baixar arquivos pesados, você pode simplesmente usar suas credenciais para acessar o que precisa sem correr o risco de perder dados importantes, já que fica tudo salvo na nuvem.

Escalabilidade

Outro fator importantíssimo a ser destacado é a escalabilidade dos sistemas SaaS. Com eles, as empresas podem contratar os serviços de acordo com a sua demanda, pagando somente por aquilo que usam. Por si só, essa já é uma vantagem e tanto.

Mas o grande bônus vem quando a empresa começa a crescer. Diante de demandas maiores, ela pode simplesmente migrar para pacotes maiores e, eventualmente, reduzir novamente se as demandas diminuírem, como pode ocorrer em função de sazonalidades.

Custos menores

Ao evitar despesas com licenças ou com a manutenção de uma estrutura de TI, você pode economizar um bom dinheiro e ainda investir em um serviço competitivo. Isso porque os SaaSs são constantemente atualizados e aprimorados sem que você precise arcar com novos custos.

Dessa forma, você só paga pela funcionalidade do serviço, se conecta à internet e acessa a solução do desktop da empresa, do seu notebook quando não estiver no escritório ou do seu smartphone de absolutamente qualquer lugar.

Maior foco no negócio

Como o SaaS pode ser disponibilizado por meio da nuvem, não é preciso que haja uma equipe interna destinada a realizar toda a gestão das aplicações. Isso porque não é preciso ficar instalando atualizações nem fazendo correções internamente. Quem cuida disso tudo é o desenvolvedor.

Ao contar com a integração SaaS, você pode direcionar os esforços da sua equipe interna para outras finalidades, sobretudo cuidando de assuntos mais estratégicos para o negócio.

Personalização

Uma das partes mais legais de contar com o SaaS é que ele pode ser personalizado para a demanda do empreendimento. Em vez de pagar pela licença de um programa inteiro que, muitas vezes, não resolve o problema, você compõe a alternativa ideal para a empresa.

Como? Comprando pacotes adicionais com os recursos e as ferramentas que realmente serão usados. Ainda é possível testar e experimentar a eficiência de algumas funcionalidades, descobrindo se vale ou não o investimento nelas a longo prazo.

Atualizações automáticas

Você também não precisará atualizar as suas aplicações com frequência para ter os melhores recursos. Cada vez que a desenvolvedora implementa uma melhoria, os clientes passam a ter acesso a ela — tudo graças à hospedagem na nuvem, que atualiza tudo de forma automática para você.

Isso vai economizar uma boa quantidade de tempo que, provavelmente, você gastaria com suporte técnico para fazer a atualização de softwares convencionais. Nesse caso, qualquer assistência necessária é remota, otimizando a rotina de todos os colaboradores.

Qual é a importância de contar com parceiros qualificados?

Para contar com todos os benefícios da integração SaaS, será preciso encontrar parceiros qualificados que ofereçam soluções eficazes para a rotina do seu negócio. Antes de fazer qualquer escolha, verifique se há:

  • um bom custo-benefício;
  • uma assistência remota permanente;
  • alguns períodos de teste gratuitos para as ferramentas;
  • uma boa reputação de mercado.

Avaliando esses aspectos, ficará muito mais fácil encontrar uma empresa de SaaS confiável, como a BRQ. Nossos serviços e soluções aceleram a Transformação Digital na sua empresa de forma estruturada para dar suporte à sua evolução.

Estamos presentes no ciclo completo de desenvolvimento de soluções, desde o seu planejamento até a materialização de cada um dos produtos ou serviços digitais.

A integração SaaS promoveu muitas mudanças no mercado de softwares, sobretudo para as empresas que precisam dessas ferramentas para atuar. Ao contar com um parceiro especializado, você poderá aproveitar todos os benefícios dessas inovações tecnológicas.

Agora que você já está por dentro do assunto, que tal saber como a BRQ pode acelerar seu negócio com inteligência e tecnologia? Converse com a gente!

BRQ fale conosco