Quais são as vantagens de um negócio escalável?

negócio escalável
8 minutos para ler
DATA MESH

O objetivo de todos os empreendimentos é crescer, certo? Mas, para isso acontecer de maneira sustentável e facilitada, é importante criar um modelo de negócio escalável, especialmente na era da Transformação Digital, em que tudo acontece muito rápido.

O mercado é dinâmico, as mudanças não param de ocorrer e até o comportamento do consumidor já não é o mesmo de um tempo atrás. O cenário pode parecer desafiador, mas se você se preparar para responder a ele estrategicamente, pode aproveitar muitos benefícios.

Por isso, reunimos uma série de informações sobre quais são as vantagens de ter um negócio escalável e, é claro, algumas dicas para fazer isso. Então, não perca mais tempo e confira!

O que é um negócio escalável?

Antes de tudo, precisamos entender o que é um negócio escalável. Esse termo se refere àqueles empreendimentos que conseguem aumentar a escala de produção de um produto ou de fornecimento de um serviço, sem que os custos aumentem na mesma medida.

Os negócios digitais são um exemplo disso: suponha que você queira lançar um curso em formato digital no mercado. Os custos para produzi-lo são fixos. E mesmo que ofereça algum bônus aos alunos, como um livro físico, o custo com o lançamento vai aumentar em uma proporção muito menor do que o faturamento.

O mesmo vale para os aplicativos de serviço, as operadoras de streaming e até aquelas franquias que operam fora do meio digital.

São alguns exemplos de negócios escaláveis atualmente:

  • Airbnb — um marketplace de aluguéis, ele conecta anfitriões e hóspedes, tudo on-line, concorrendo com grandes redes de hotéis por qualidade e bons preços;
  • Google Drive — o SaaS de nuvem do Google é utilizado em todos os lugares do mundo, com planos que vão do gratuito aos grandes pacotes pagos;
  • Netflix — um dos streamings mais popularizados no Brasil, conta com produções próprias e de terceiros, de forma acessível e prática.

Então, o que não é um negócio escalável?

Diferentemente das situações anteriores, um negócio não escalável é aquele em que, para dobrar o faturamento, a empresa se obriga a dobrar os custos também. É um caso frequente em fábricas que querem intensificar a produção, mas não investem em alta tecnologia, e acabam tendo que contratar mais profissionais.

Em geral, o tempo gasto com processos burocráticos e tarefas manuais é o que mais encarece o trabalho de qualquer organização. É por isso que a escalabilidade de um empreendimento está intimamente relacionada ao uso de tecnologia e soluções estratégicas.

Quais são os benefícios de um negócio escalável?

Quer saber quais são os benefícios de optar por esse tipo de modelo de negócio? Então, fique de olho!

Aumenta o valor de mercado da empresa

Um negócio escalável costuma ser bastante atrativo do ponto de vista dos investidores. Isso porque, quanto maior seu faturamento e sua lucratividade, maiores serão os ganhos dos acionistas com as suas aplicações financeiras. Então, os próprios investidores podem ajudar a captar clientes e a aumentar o valor de mercado da sua marca.

Acelera o desenvolvimento da companhia

Quanto mais uma empresa consegue faturar com um custo baixo, tal como um negócio escalável, maior a sua lucratividade. Tendo dinheiro sobrando, a companhia aumenta os recursos para investir em melhorias, novas tecnologias, capacitação dos seus colaboradores e assim por diante. Em outras palavras, isso se traduz no desenvolvimento do empreendimento.

Facilita a expansão do negócio

Uma empresa escalável pode facilmente expandir seus negócios no segmento. Basta contar com equipes de alta qualidade e muito bem treinadas. O comprometimento e a valorização dos times também são fundamentais para esse crescimento. Assim, os profissionais ajudarão o negócio a encontrar meios para se aperfeiçoar constantemente.

CTA animado Cloud

Ajuda a mapear e padronizar processos

Parte crucial de um negócio escalável é uma estrutura interna impecável, que funcione com simplicidade e extrema eficácia, afinal, ela precisa ser replicável sob quaisquer circunstâncias. É essa padronização dos processos que permite à empresa tirar grande parte do peso dos custos das costas. Automaticamente, ela ganha com o mapeamento e a padronização de processos que podem estar em melhoria contínua.

Constrói diferencial no mercado

Um negócio escalável é também um sinônimo de gestão de sucesso. Isso porque se trata de uma empresa atuando da forma mais eficiente possível com o mínimo de recursos investidos para tanto. Isso gera um diferencial importante no mercado, tanto em relação aos investidores quanto aos próprios clientes, que percebem oportunidades melhores ao negociar com a marca.

Quais são as características de um negócio escalável?

Agora, sim, chegou a hora de entender quais são as características de um negócio escalável e como você pode começar a levar isso para a realidade da sua empresa. Confira!

Padronização

Entregas personalizadas exigem mais tempo, esforços e custos porque são processos bastante específicos. Isso encarece os gastos para a empresa e, consequentemente, para o consumidor final. Por outro lado, a padronização é crucial tanto para agilizar soluções quanto para produzir em larga escala.

Então, estruturar um plano de negócios a partir de produtos e serviços padronizados é uma maneira de restringir os custos de produção. Isso contribui para a escalabilidade e para o crescimento da empresa, que pode aperfeiçoar seus procedimentos e evitar investimentos desnecessários.

Replicabilidade

As redes de franquias são os melhores exemplos existentes de negócios escaláveis e a sua principal característica é a replicabilidade do seu modelo de gestão, que está intimamente ligada à padronização.

Quanto mais padronizados os processos, mais fácil de replicá-los em outras lojas, outras cidades e, até mesmo, outros estados. É assim que as grandes marcas vão ganhando mercado sem precisar aumentar significativamente os investimentos, pois trabalham sobre um modelo de gestão que já funciona.

Automatização

Outro ponto crucial que caracteriza um negócio escalável é o uso da automatização. A tecnologia é, hoje, uma das maiores responsáveis pela redução de custos nos empreendimentos. Além disso, ela representa um ganho precioso de agilidade na produção e entrega de soluções, tudo com o mínimo de recursos envolvidos para a mão de obra.

Logística

Uma logística eficiente, ágil e organizada também é fundamental para que o negócio escalável consiga atender às demandas geradas pela equipe de vendas e atendimento. Portanto, é preciso uma conexão eficiente entre os setores de vendas e logística para que as entregas sejam feitas prontamente, evitando frustrações ao consumidor. A tecnologia tem um papel fundamental nisso.

Qual é a relação entre um negócio escalável e a Transformação Digital?

Basicamente, implementar a Transformação Digital e a escalabilidade em um negócio são maneiras de atingir novos e grandes mercados. Empreendedores que trazem consigo esse desejo de crescimento constante geralmente trabalham muito bem com a mentalidade de inovação, algo que facilita a abertura de novos mercados.

O mundo corporativo está passando por uma transição nos seus modelos de trabalho e cenários de gestão. Por isso, aqueles que ainda mantêm uma mentalidade conservadora poderão enfrentar dificuldades para encontrar o seu espaço nesse novo mundo.

Logo, desenvolver a maturidade digital é uma forma de preparar a empresa para atuar de maneira mais dinâmica e flexível, respondendo às demandas de mercado. Isso facilita a transição para a implementação de um modelo de negócio escalável.

Como você viu, essa é uma construção que pode levar algum tempo, mas que precisa começar a ser implementada rapidamente. Assim, a empresa estará preparada para atuar de forma competitiva e lucrativa em um mercado tão dinâmico.

Agora, se você gostou de saber mais sobre o assunto e quer ter um negócio escalável, é melhor ficar por dentro de outros temas relevantes para aprimorar sua gestão. Para isso, que tal assinar nossa newsletter?

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

11 + catorze =