Skip to main content

O trabalho de marketing é um dos mais importantes em qualquer negócio. É bem difícil encontrar uma empresa que sobreviva hoje sem implementar alguma estratégia digital bem elaborada. Porém, junto com essa necessidade, vem também uma questão: vale a pena ter uma agência in house para lidar com todas essas demandas?

Como muitas escolhas que você vai fazer na gestão de um negócio, ela também tem seus prós e contras. Porém, se o seu negócio não conta com uma área de marketing interna ou ela é bem reduzida, essa pode ser uma ótima alternativa para otimizar seu desempenho a longo prazo.

Acompanhe e entenda as principais vantagens de ter uma agência in house.

O que é uma agência in house?

Antes de seguir, é bom esclarecer o que é essa agência e como ela funciona.

Em essência, uma agência in house é um escritório de marketing que fica acoplado diretamente ao setor de marketing da sua empresa, ou então o substitui. É diferente de apenas contratar uma agência de marketing externa, pois ela fica muito mais próxima e envolvida em suas estratégias.

Em vez de apenas dar consultoria ou atuar em algumas estratégias, essa agência está envolvida em todo o processo. Desde a elaboração de um plano de marketing digital até o monitoramento dos resultados, passando pela sua implementação e os ajustes de trajetória.

A efetividade desse modelo já foi comprovada. Segundo a pesquisa da World Federation of Advertisers (WFA), entre 2019 e 2020, 82% das empresas entrevistadas afirmam que suas agências in house tiveram um aumento de demanda e de produtividade, com índice de satisfação de 87%.

Quais são suas principais vantagens?

Se a sua empresa não tem um setor de marketing grande o suficiente para dar conta de todas as suas demandas, mas você também não quer terceirizar o serviço por completo, optar por uma agência in house pode ser uma ótima alternativa.

Confira aqui alguns dos principais benefícios oferecidos.

1. Acessibilidade dos profissionais

Um dos principais desafios que muitos gestores enfrentam ao contratar uma agência de marketing externa é conseguir manter um bom contato e comunicação com esses profissionais. Algo que poderia ser resolvido rapidamente com uma pergunta presencial ou mensagem pode ter que passar por outros canais, atrasando alguns serviços.

Ter uma agência in house significa que você tem acesso mais fácil a ela a qualquer momento, o que resulta em algumas tarefas funcionando de forma mais fluida. Isso é bem importante para manter o desempenho e a produtividade, especialmente quando há várias tarefas e campanhas sendo organizadas ao mesmo tempo dentro da empresa. Também é uma forma de criar um serviço mais customer centric.

2. Economia de tempo

Outro benefício importante de ter uma agência dentro da própria empresa é a economia de tempo. Mesmo que haja um canal de comunicação sempre aberto entre a agência e os gestores internos do seu negócio, a divisão física também impõe algumas limitações na forma como essa comunicação ocorre. Especialmente no que diz respeito à sua velocidade.

Com uma agência acoplada diretamente ao seu setor de marketing, isso deixa de ser um problema na maior parte do tempo. Qualquer procedimento ou estratégia pode ser discutido diretamente entre as pessoas envolvidas em vez de requerer uma série de e-mails e mensagens que nem sempre ficam organizados, algo que fica mais evidente com a aplicação de metodologias Lean e Agile.

3. Acompanhamento de progresso em tempo real

Para garantir que uma campanha terá sucesso, é fundamental que tanto a equipe de marketing quanto os gestores acompanhem o seu desenvolvimento de perto. Isso inclui monitorar a reação do público-alvo e fazer ajustes na medida do necessário. Porém, se a agência não está próxima da empresa regularmente, pode haver um atraso nesse feedback.

Quando você conta com uma agência in house, todos os recursos usados na análise de desempenho das campanhas estão próximos e mais acessíveis. Ou seja, você terá mais facilidade para acompanhar esses resultados no dia a dia e promover ações imediatas para alcançar suas metas.

4. Maior versatilidade de tarefas

Dependendo de quais serviços você precisa, há muitas tarefas que podem ser feitas pela agência de marketing: endomarketing, administração de redes sociais, soluções móbile, entre outras. E quanto maior for a distância entre seu negócio e a agência, mais difícil será manter todas essas tarefas sob controle.

Mais uma vez, uma agência acoplada diretamente à empresa tem mais facilidade para se coordenar com o resto dos setores e atingir suas metas. Especialmente quando elas são mais variadas e complexas que o normal.

5. Otimização das despesas

Os custos de montar um setor de marketing interno do zero pode ser bem alto. É necessário montar uma infraestrutura para a equipe, buscar profissionais qualificados para todas as tarefas, realizar entrevistas, o processo burocrático de contratação, sem mencionar que só na prática é possível saber se um colaborador se adéqua ao perfil da empresa e às suas tarefas. Algo que adiciona muitos custos e riscos.

Investir em uma agência in house transfere boa parte dessas responsabilidades para uma empresa externa, o que permite extrair mais benefícios com um investimento menor. Além de poder contar com um serviço mais rápido e eficiente, você também não terá que lidar com muitos dos custos envolvidos com manutenção e encargos trabalhistas. Considerando que vivemos na era da transformação digital, esse tipo de eficiência é mandatório.

Seja qual for o seu negócio, contar com uma boa agência in house pode ser uma ótima alternativa, caso não possa montar um setor de marketing completo do zero, mas ainda queira maior controle sobre a sua estratégia.

Isso fica mais fácil com o uso de soluções de gestão digital, como a EXA da BRQ. Você terá uma Agência in house com foco no trabalho em conjunto com sua empresa, o que vai otimizar as atividades do seu time e o desempenho do seu negócio. Poderá contar com Criação Publicitária Digital, Social, Media, Conteúdo, Planejamento e Mídia de Performance e todo o nosso suporte desde a implementação até a verificação de resultados.

Quer conhecer mais sobre a aplicação da tecnologia ao marketing digital? Leia outros conteúdos do blog, inscreva-se na nossa News e conheça os Serviços e Soluções da BRQ!

BRQ fale conosco