Skip to main content

Uma estratégia digital vai muito além de ter algumas operações em meio virtual ou investir em uma boa imagem na internet. Apesar de ser extremamente importante, muitos gestores não têm nem ideia do que isso significa, muito menos como implementar essa nova abordagem.

Esse é o seu caso? Bem, se você está entre os que acham que “digital” é sinônimo de redes sociais, precisamos alertar que ainda há muito mais para ser explorado. Portanto, venha conosco e descubra tudo o que você precisa saber para ter um bom embasamento para uma estratégia digital. Aproveite o conteúdo!

O que é estratégia digital e como ela funciona?

Uma estratégia digital é um conjunto de ações voltadas para manter uma empresa ativa em ambiente virtual. Ela marca presença no mundo digital e, é claro, contribui para alcançar novos consumidores e clientes.

Seu principal objetivo está no uso de tecnologias em modelos de negócio com a finalidade de gerar um diferencial nas empresas. Portanto, quanto maior a adesão a ela, maiores são as chances de o negócio alcançar bons resultados.

Basicamente, uma estratégia digital eficiente é aquela que conta com processos bastante sólidos, desde a mineração dos dados dos consumidores até a sua transformação em informações estratégicas para a tomada de decisão. É assim que a empresa começa a se destacar dos concorrentes, afinal cria soluções digitais que de fato resolvem as carências do público.

Por que ter uma estratégia digital na empresa?

Se você ainda não tem muita clareza sobre os motivos que tornam relevante uma estratégia digital na empresa, é melhor ficar de olho em algumas das razões que elencamos para você!

Impulsiona o negócio

O primeiro benefício a ser percebido é a impulsão dos negócios frente a uma estratégia digital eficiente. Isso porque a empresa se torna capaz de criar produtos e reformular processos, aumentando a satisfação do seu público interno e externo.

Quanto mais apurada for essa estratégia, mais claro será o caminho que a empresa tem que seguir para construir vantagens competitivas por meio da tecnologia. Isso também vale para as táticas que serão adotadas para a implementação de mudanças, as quais incluem desde o modelo do negócio até a entrega de serviços totalmente disruptivos.

Aumenta a capacidade de alcance

O sucesso de uma estratégia digital é hoje traduzido em um maior alcance de diferentes públicos. Além disso, para que ela seja efetiva, é importante que as informações e as mensagens fluam por todos os canais de uma empresa a fim de atender com precisão às necessidades do seu público.

Quando pensamos nos anúncios pagos para divulgação em meio digital, quanto mais eficientes, maior será a capacidade de atingir outras pessoas, ainda que não conheçam o negócio. Portanto, é importante entender qual é o tipo de comunicação que “vende” no meio digital.

Eleva o perfil público da empresa

Trabalhando sua estratégia digital, a empresa também aprimora e eleva o seu perfil público. Sabe aquelas marcas que quando alguém olha diz “nossa, quem me dera trabalhar lá” ou “eu gostaria tanto de ter um produto deles”? É isso!

Uma empresa com uma boa reputação, com maturidade digital e largamente reconhecida é, com certeza, mais valiosa diante dos olhos do público. Por isso, é provável que ela feche parcerias melhores, contrate profissionais mais qualificados e realize negociações ainda mais vantajosas.

Como criar uma?

Se você achou tudo muito bom até aqui, chegou a hora de entender como criar a sua estratégia digital. Vamos lá?

Defina bem seus objetivos

Seus objetivos vão nortear o plano e as ações de marketing digital que você vai tomar. Portanto, para realizar aquilo que você se propôs, é preciso estar focado. O que você quer com a sua estratégia digital?

  • Expor e conquistar o reconhecimento da sua marca?
  • Gerar mais leadse clientes em potencial?
  • Aumentar as vendas diretas no ambiente físico ou on-line?
  • Gerar pontos de relacionamento com o seu público-alvo?
  • Atender e orientar os seus clientes?

Não se esqueça de estipular metas claras e objetivas em relação ao que você quer alcançar, pois só assim você saberá se conquistou ou não sua missão.

Pesquise e conheça o seu público-alvo

Para criar uma estratégia digital realmente eficiente, é preciso encomendar ou realizar pesquisas sobre seu público, o que vai dar informações relevantes sobre como impactá-lo. Analisando esses dados, você pode traçar diferentes perfis que deseja alcançar e adequar a linguagem para cada um deles.

Assim você direciona suas campanhas para quem realmente pode se interessar por elas, utilizando a segmentação de várias ferramentas, como o Google Ads. Essa personificação do seu público vai ajudar a entender melhor o comportamento de cada grupo, além das suas necessidades.

Estabeleça suas principais estratégias de marketing digital

Com todas as ferramentas abordadas até aqui em mãos, é chegada a hora de elaborar sua estratégia de marketing digital propriamente dita. Isso inclui todo o conteúdo que será abordado para cada segmentação de consumidor com a linguagem específica, ofertas direcionadas e um cronograma.

Capacite a equipe

É importantíssimo que a equipe esteja apta para atuar junto às melhores ferramentas digitais. Por isso, investir em treinamentos e capacitações é primordial para alcançar resultados realmente satisfatórios com a estratégia elaborada.

Qualquer ferramenta on-line hoje requer treinamentos bastante específicos que vão preparar o profissional para trabalhar com ela. Então, nada de negligenciar essa etapa e contar com o fato de que uma pessoa, só por entender de internet, automaticamente entende de marketing on-line.

Tenha um cronograma de ações

As ações que levarão à execução da estratégia digital devem ser devidamente planejadas e encaixadas dentro de um cronograma lógico e executável. Assim, cada equipe ou profissional responsável conseguirá monitorar a eficácia operacional dessa parte.

Além disso, algumas ferramentas possibilitam ações programadas, que ficam agendadas para serem executadas de maneira automática, o que pode ser bastante interessante para sincronizar e interligar as ações dentro de datas que façam sentido.

Uma estratégia digital na empresa é algo indispensável para quem quer se manter competitivo no mercado. Portanto, o quanto antes você ingressar nesse processo, mais fácil será nutrir os sistemas de dados relevantes para a gestão do negócio e para decisões mais importantes.

Então, se você gostou deste conteúdo sobre estratégia digital, que tal ficar por dentro de outros assuntos relacionados? Assine a nossa newsletter!

BRQ fale conosco