Skip to main content

Quando uma nova tecnologia se torna mais acessível, é natural que ela comece a mudar a forma como as pessoas agem no dia a dia. Isso inclui a maneira como buscam produtos e serviços no cotidiano. O melhor exemplo disso é o crescimento dos dispositivos baseados em voz, o que levou ao surgimento das estratégias de Voice Marketing.

Apesar dos seus avanços, ainda há muito potencial não explorado nessa área. Ou seja, você tem ótimas oportunidades para usar a divulgação baseada em voz e atrair um público novo. Basta entender como essas ferramentas funcionam e como elaborar a sua estratégia.

Acompanhe e entenda mais sobre o Voice Marketing, como se desenvolveu e como você pode desenvolver uma estratégia baseada em voz.

O que é Voice Marketing?

Provavelmente, você já viu como alguns dispositivos digitais funcionam com comandos de voz. Não apenas com palavras e comandos específicos, mas reconhecendo os termos e usando-os para fazer pesquisas.

Vários negócios, como Amazon, Google e Apple, já incluem essas ferramentas em todos os seus aparelhos e formas de atendimento. O Voice Marketing, por sua vez, é uma estratégia de captação de clientes baseada no uso desses aparelhos de voz.

Se o seu público-alvo faz uso dessa tecnologia regularmente, então, vale a pena encontrar formas de mostrar a sua marca e atrair compradores por meio desses canais.

Como essa estratégia evoluiu?

Apesar de a tecnologia ser bem recente, ela já passou por vários estágios de interação com o público, sempre mantendo passo com os avanços nas próprias ferramentas. Confira, aqui, alguns desses estágios do desenvolvimento do Voice Marketing.

Ferramentas com comandos simples

Quando os comandos de voz ainda estavam em seus estágios iniciais, o número de interações possíveis era bem mais limitado. Não havia uma inteligência artificial robusta o suficiente para dar conta de todas as formas de comunicação, sem falar na tecnologia de detecção de voz.

Porém, à medida que as ferramentas se refinaram, mais pessoas começaram a utilizá-la no dia a dia.

Interfaces interagindo por voz

Quando as interfaces por voz chegaram aos celulares, aí sim, houve um aumento considerável em seu número de usuários. Além da praticidade, esses comandos também se tornaram uma ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou motora.

Assim, já era possível fazer pesquisas e utilizar a maior parte das funções dos aparelhos celulares apenas falando. Algo que se estendeu para outros aparelhos digitais, como TV, climatização na casa, entre outros, melhorando ainda mais a experiência do cliente.

Busca por produtos e divulgação de marcas

Com maior alcance e maior acessibilidade, os recursos de voz passaram a ser usados para encontrar, também, produtos e serviços online. Além disso, mais empresas investem em recursos para realizar atendimento por meio dessas ferramentas.

É a partir desse momento que os negócios começam, efetivamente, a usar o Voice Marketing como uma estratégia.

Como montar uma estratégia de marketing baseada em voz?

Ainda há muito potencial não explorado no marketing digital baseado em voz. Com o número de usuários dessa tecnologia crescendo bastante nos últimos anos, a expectativa é que continue crescendo. Portanto, o ideal é conhecer essa estratégia a fundo, desde já.

Veja, aqui, algumas dicas para montar uma estratégia de Voice Marketing em sua empresa.

Considere o local de acesso do serviço

Existem várias ferramentas e dispositivos possíveis para utilizar comandos de voz, muitos dos quais são integrados com as redes de outros ambientes. Por exemplo, quando uma pessoa está na cozinha, é uma boa oportunidade para enviar uma receita, sugerir produtos relacionados ou algo do tipo, que sejam relevantes para sua localização atual.

A ideia é descobrir como a sua marca pode ser útil para o público no momento específico em que ele se encontra. Dependendo do contexto no qual essa ferramenta de voz é usada, você pode encontrar o melhor momento para inserir seus produtos.

Use a comunicação por voz para fortalecer a relação com o público

Há pessoas que preferem comprar por meio de uma loja virtual ou fazer pesquisas por texto, mas também há várias outras que se sentem mais confortáveis falando do que escrevendo. Ter uma resposta de voz faz uma grande diferença na forma como o público reage ao seu contato.

Se for implementada de forma natural e eficiente, a sua estratégia de voz ajuda a incentivar o diálogo entre empresa e público e melhorar o customer experience. Esse é um fator muito importante para o sucesso de diferentes estratégias de marketing.

Estude a melhor forma de inserir sua marca

A linha que divide uma inserção inteligente do seu negócio e uma mensagem invasiva pode ser bem fina. É importante acompanhar o tempo todo a resposta do público, suas demandas e solicitações, para encontrar o momento ideal para inserir sua marca.

Além disso, você precisa considerar também a frequência, ou pode gerar o efeito oposto. Você não terá o benefício de uma imagem para chamar a atenção do público primeiro, então, deve encontrar a hora ideal para fazer contato.

Desenvolva seu script de voz com cuidado

Apesar dos avanços na tecnologia e inteligência artificial usados no Voice Marketing, ela ainda tem suas limitações. A máquina pode manter uma comunicação ativa, trazer informações úteis e se adaptar a diferentes padrões de fala. Porém, não pode manter uma conversa indefinidamente.

Para evitar que isso atrapalhe a interação do público com sua marca, é importante pensar no melhor script de voz. Quais termos serão priorizados, como serão inseridos e a quais questões devem responder.

Invista na tecnologia e infraestrutura

Antes de poder usar essa estratégia ao máximo, você vai precisar de uma boa infraestrutura para sustentá-la. Isso inclui uma central para processar e responder às solicitações de voz, sites adaptados para serem navegados por voz, entre outros.

As estratégias Voice Marketing são uma forte tendência de business tech para os próximos anos, considerando que o número de usuários continua crescendo. Se você quer aproveitar esse aumento para atrair um público maior, então, é melhor começar a investir nessa solução desde já.

Quer ver como aplicar o Voice Marketing de forma mais eficiente em seu negócio? Confira outros conteúdos do blog e saiba mais sobre as nossas soluções EXA no site da BRQ!

BRQ fale conosco