Skip to main content

A Adaptive AI traz vários benefícios para setores como educação, práticas empresariais e até mesmo a elaboração de jogos digitais. Conhecida como Inteligência Artificial Adaptativa, ela amplifica a automação e reduz custos em projetos nestas e outras áreas.

A estimativa é que a Inteligência Artificial cresça no mundo todo. Um relatório da Goldman Sachs estimou que a IA pode gerar cerca de 200 bilhões de dólares em todo o mundo! Isso mostra como essa tecnologia será vital para os negócios daqui para frente.

Então, se você quer saber mais sobre a IA Adaptativa, para que serve e quais suas vantagens, continue no texto conosco!

O que é Adaptive AI ?

A Adaptive AI é um avanço quando o assunto é o sistema de Inteligência Artificial (IA) tradicional. Vale relembrar que essa tecnologia tem a missão de simular atitudes humanas com base na lógica e tem várias aplicações no mundo empresarial. Agora, a adaptativa é um passo adiante.

Isso porque ela consegue, como o próprio nome já diz, se adaptar mais facilmente. Então, ela revisa seu próprio código e ajusta as mudanças que precisam ser feitas para continuar operando. Aliás, mudanças essas que eram desconhecidas quando foi criada, tornando a reação mais rápida e sem interrupções.

Vamos imaginar um funcionário dentro de uma empresa. Aquele que é mais adaptável a qualquer situação, ainda mais quando surge um problema, tem uma vantagem sobre aquele que não é, concorda? Assim também é com a Inteligência Artificial Adaptativa.

Dessa maneira, empresas que usam a Adaptive AI conseguem se ajustar de forma mais rápida e fácil às mudanças do mundo real. Isso faz com que a empresa seja mais competitiva dentro do mercado.

Como surgiu e para que serve?

A Inteligência Artificial surgiu no início dos anos 50, com dois cientistas que queriam criar máquinas que reproduzissem a capacidade humana de pensar e agir. Elas deixariam não só de executar comandos do homem, como também seriam capazes de raciocinar. Com o tempo e o avanço tecnológico, essa inovação ganhou estrutura, e hoje temos a Adaptive AI.

Até então, o aprendizado das máquinas era estático: elas aprendiam tudo o que precisavam, e depois seu conhecimento permanecia inalterado. Isso, com o tempo e a rápida evolução da tecnologia, tornou-se um problema. Então, a Inteligência Artificial Adaptativa veio para melhorar a implantação de dados, tornando o fluxo de informações contínuo.

Essa tecnologia já está nas nossas vidas, quer ver um exemplo? Uma IA muito comum hoje em dia é a do atendimento ao cliente, com os famosos chatbots. Ela simula um ser humano na conversação por chat e se tornou uma ótima ferramenta para empresas, a fim de garantir um atendimento mais rápido ao usuário. Mas, se esta tecnologia não puder se adaptar com o tempo e os novos problemas que surgirem, deixará de ser uma solução.

Diante da melhoria e das mudanças de linguagem que o ser humano tem, além das variáveis que podem surgir com o tempo no negócio da empresa, ela precisa ser adaptável, com a inserção de dados para seguir operando e otimizar os processos.

Quais as vantagens da IA Adaptativa para Customer Centricity?

A Adaptive AI se torna uma ferramenta estratégica no conceito de Customer Centricity, em que o cliente é o centro de toda a organização. Isso porque ela não vai melhorar apenas o desempenho do negócio, mas também entender as prioridades dos consumidores e agir em direção a elas.

Um estudo da McKinsey mostra que, ao melhorar a experiência do cliente dentro do processo, a empresa chega a aumentar a receita em até 15%. Então, com certeza, a principal vantagem é o crescimento no faturamento. Mas existem outros benefícios, como:

  • potencialização dos resultados;
  • aumento da eficiência;
  • redução de custos;
  • maior adaptabilidade;
  • gerenciamento de dados;
  • atendimento mais rápido;
  • conteúdo personalizado;
  • melhora da experiência do cliente.

Ao falar de Customer Centricity, vamos nos atentar aos benefícios de conteúdo personalizado e à melhora da experiência do cliente. Ao usar a IA Adaptativa a seu favor, a empresa cria personalizações de atendimento mais simplificadas.

Então, o cliente poderá procurar por um produto ou assunto específico, encontrando a solução de maneira mais rápida. Além disso, uma loja virtual terá a chance de personalizar as ofertas que determinados clientes buscam. Isso aumenta as chances de venda e melhora a experiência do usuário.

Como a Adaptive AI pode ser implantada?

Você já viu como a Adaptive AI pode deixar a sua empresa muito mais atrativa e encantadora não só para o cliente, mas também para o público interno. Porém, como ela pode ser implantada na prática? Para isso, é preciso seguir alguns passos, como:

Defina o objetivo

Assim como para qualquer investimento na sua empresa, é preciso entender qual é o objetivo. Nesse caso, entender como a IA poderá melhorar e beneficiar o seu negócio.

Mapear a empresa

A IA Adaptativa precisa de um gerenciamento de mudanças dos esforços de todos. Então, analise os processos da empresa e encontre o que é deficitário.

Resolva os problemas

Encontre as soluções para o que é deficitário nos processos da empresa e transforme tudo isso em algoritmo. Neste caso, contar com ajuda de especialistas em engenharia de IA é fundamental.

Prepare o terreno

É preciso mudar a infraestrutura da empresa para receber a IA, conectar tudo o que está em curso nela para gerar dados. Depois, redefina os processos, pois somente assim ela poderá fazer o seu trabalho.

Conte com ajuda

Atualmente muitas empresas são especialistas em fazer a transformação digital que o seu negócio precisa. Contar com essa expertise, tanto na criação como no suporte, agilizará toda a mudança.

Desse modo, é possível perceber como a Adaptive AI pode ser aplicada em vários negócios. Como o digital está presente na vida de quase todas as pessoas, podem se beneficiar disso empresas de vários segmentos, como:

  • redes sociais;
  • games;
  • bancos;
  • segurança digital;
  • comércio eletrônico;
  • serviços de Streaming;
  • aplicativos;
  • medicina;
  • indústrias;
  • agricultura.

A Adaptive AI é uma ferramenta poderosa para vários tipos de empresa e traz inúmeros benefícios como a automação e otimização de resultados. E ela se torna ainda mais estratégica para quem busca levar o Customer Centricity para o seu negócio.

Viu como a Inteligência Artificial pode inovar o processo com o cliente? Para você saber mais sobre o assunto, leia outros conteúdos do blog e conheça mais sobre Customer Centricity no nosso ebook exclusivo! Ele traz os benefícios e os pilares para esta prática no seu negócio.

BRQ fale conosco