Inteligência Artificial: conheça as principais aplicações nas empresas

aplicações de inteligência artificial
6 minutos para ler
DATA MESH

Imagine se fosse possível compilar, compreender e utilizar enormes quantidades de dados sem contar com a interferência humana direta? Melhor ainda, de forma bem próxima do que um colaborador da mais alta competência faria? A verdade é que é, sim, possível conquistar isso. Como? Por meio das diversas aplicações de Inteligência Artificial (IA).

E se você pensa que esse assunto está muito fora da sua realidade, pense novamente. Hoje, 40% das empresas do país utilizam esse tipo de solução — e é perigoso ficar para trás.

Para ajudar você a entender a importância de inovar no seu negócio, separamos informações valiosas sobre o tema neste conteúdo. Acompanhe!

Como funciona a Inteligência Artificial?

Antes de vislumbrar a possibilidade de colocar soluções de IA em prática, é importante saber em que elas consistem. Essencialmente, a proposta da Inteligência Artificial é desenvolver tecnologias capazes de simular atitudes humanas com base em lógica. Em outras palavras, significa ser capaz de usar a computação cognitiva ao seu favor de forma contínua — visto que a IA funciona em um sistema de “autoaprendizado”.

Ao entrar em contato com um dado, a máquina utiliza o conhecimento obtido para alimentar centenas de outras conexões feitas em tempo real. Assim, interage consigo mesma e constrói padrões em segundos, dando informações atualizadas e constantes para os gestores sobre:

  • Comportamento do consumidor;
  • Movimentações de mercado;
  • Ações da concorrência;
  • Dores do público-alvo;
  • Demandas de atendimento e muito mais.

Tudo isso enquanto responde a estímulos da mesma forma que um humano faria. Complexo, mas extremamente útil, certo?

Por que investir nas múltiplas aplicações de Inteligência Artificial?

Não é difícil imaginar o quão valiosas as aplicações de Inteligência Artificial podem ser para o processo de Intelligent Business Automation, que é automatização das operações de um negócio.

Isso porque elas atuam como um funcionário em constante aprendizagem, capaz de responder aos clientes e interessados sozinho, traçar seus padrões, melhorar o próprio atendimento, gerar cada vez mais satisfação e agilizar processos; e tudo isso sem precisar de anos de treinamento.

Mas se você ainda precisa de outros motivos para investir nessa ideia, separamos os três maiores — que colocam qualquer gestão em posição de destaque. Acompanhe!

Tomada de decisão certeira

Um líder de qualidade precisa gerir sua equipe com base em decisões acertadas. Afinal, é ele que inspira, delega e organiza os processos da empresa, para que o negócio deslanche e atenda cada vez mais às necessidades de um público exigente, imediatista e desconfiado — especialmente no B2B.

Mas como fazer isso em um cenário incerto, que muda muito rapidamente e sem acessar todos os dados necessários, já que são muitos e se atualizam a todo momento? Se você pensou “com a Inteligência Artificial”, acertou. Esse tipo de inovação surgiu justamente para imitar a capacidade neurológica do ser humano, mas com uma rapidez infinitamente maior.

Assim, o gestor acessa dados e relatórios sempre atualizados, o que permite que ele defina os próximos passos a serem tomados com confiança, agilidade e alinhamento com as demandas do mercado.

CTA animado Cloud

Redução de retrabalhos

Gargalos processuais e retrabalhos atrapalham o bom andamento dos processos. Com a confiabilidade trazida pelas aplicações de Inteligência Artificial, as máquinas tomam para si as entregas mais complexas, com baixas margens de erro. Assim, o time consegue focar tarefas que realmente exigem a interferência humana, como inside sales, pós-venda e suporte.

Facilidade de instalação

Há quem ainda acredite que as ferramentas que usam IA estão restritas às corporações gigantes, ou a quem tem milhões para investir. Mas isso não é verdade. Além de ser uma tecnologia simples de instalar, existem soluções que cabem no orçamento de empresas de todos os portes, enquanto entregam resultados que permitem que o investimento se pague em pouco tempo.

Quais são as aplicações de Inteligência Artificial nas empresas?

Agora que você sabe o que é, como funciona e quais são as três principais vantagens da IA, é hora de conhecer algumas das suas aplicações. Confira!

Assistente pessoal

Você sabia que a Siri, a famosa assistente dos aparelhos Apple, é uma das aplicações de Inteligência Artificial? Ela facilita bastante o dia a dia corrido, mas não precisa ficar restrita à vida pessoal. Existem diversas soluções que atuam como assistentes pessoais corporativas.

Sendo assim, marcam reuniões, criam lembretes de informações importantes, montam roteiros e antecipam potenciais problemas de rotina. Tudo é pensado para tornar seu dia a dia simples, ágil e automatizado.

Ferramenta de vendas e marketing

Vender cada vez mais e melhor depende de ter estratégias certeiras em mãos, e tanto a equipe de vendas quanto a de marketing podem se beneficiar disso! Com o uso correto da Inteligência Artificial, é possível coletar dados prontos e confiáveis em segundos sobre o público.

Com isso, as equipes atacam as dores dos consumidores com propriedade e posicionam sua empresa como uma verdadeira fornecedora de qualidade e valor.

Atendimento

Já ouviu falar dos chatbots? Eles são famosos por realizar um autoatendimento que reduz as etapas de contato entre o cliente e o humano, direcionando o consumidor ao setor correto — já com as informações certas em mãos. Assim, quem atende já conta com informações como o histórico do cliente, o motivo do contato e o grau de satisfação dele com a empresa.

Consequentemente, as chances de solucionar problemas com rapidez ou entregar a informação exata que o consumidor busca aumentam muito, gerando satisfação.

Segurança

Nada de parar toda a empresa para executar tarefas de alto risco. Com a IA, é possível identificar com antecedência potenciais ataques e falhas de segurança. Isso dá tempo suficiente para a equipe realizar reparações e impedir invasões.

Além disso, a ferramenta consegue entender como novos tipos de ataques estão se construindo conforme acontecem, o que reduz a chance de chegarem à empresa. Em resumo, você conquista uma gestão preditiva e preventiva sem esforços.

As opções trazidas acima são apenas alguns exemplos de aplicações de Inteligência Artificial. Além delas, é possível inovar no treinamento da equipe, gerar relatórios automaticamente, avaliar concorrentes e estar sempre um passo à frente no mercado. Desse modo, investir em IA é sinônimo de colocar você em destaque, tanto como gestor quanto como empresa. Vale a pena, certo?

A IA é apenas uma das soluções tecnológicas que podem acelerar a Transformação Digital da sua empresa. Outra é a hiperautomação. Aproveite para conferir um guia especial sobre o tema: acesse agora!

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

7 − seis =