Skip to main content

Advanced Analytics é um termo utilizado para se referir às tecnologias e técnicas utilizadas para a análise de dados de forma autônoma ou semiautônoma. Isso possibilita o surgimento de insights, fazer predições ou sugerir recomendações.

Desse modo, a empresa contratante do serviço se beneficia da chamada cultura data-driven, isto é: guia as suas decisões estratégicas em dados que embasem suas escolhas. É possível otimizar a supply chain, extrair conhecimento estratégico, automatizar tarefas, entre muitas outras atribuições.

Para explicar melhor o conceito, as suas aplicações, as soluções de BRQ e um dos nossos cases de sucesso em Advanced Analytics, preparamos este post. Boa leitura!

O que é Advanced Analytics?

O Advanced Analytics não é apenas uma tecnologia, mas um ecossistema completo de ferramentas e práticas destinadas a otimizar a coleta e a produção de informações relevantes por meio da análise de dados.

Por isso, ele abrange o uso de diversas tecnologias, como Inteligência Artificial, Machine Learning, modelagem preditiva, métodos estatísticos e técnicas de automação de processos, entre muitos outros.

O Advanced Analytics tem se tornado cada vez mais presente no mundo corporativo pela capacidade de impulsionar a análise de dados para além de ferramentas simples de Business Intelligence e, com isso, prever eventos potenciais e otimizar os resultados de cada empresa.

Também conhecido pelo seu nome em português, Análise Avançada, ele inclui quatro métodos principais de análise: as mais conhecidas são a preditiva (que prevê possíveis cenários) e a prescritiva (que avalia cisões em situações futuras e já ajuda a empresa a se preparar para esses cenários).

As duas últimas são a análise descritiva, que busca entender por que uma determinada situação ocorreu, e a de diagnóstico, que cria uma relação de causa e efeito em relação ao evento.

O Advanced Analytics também trabalha muito com estatística integrada à experiência do usuário, como cálculos e a capacidade de inserir expressões numéricas em gráficos, além de outras funcionalidades mais avançadas.

Por isso, podemos dizer que o Advanced Analytics é uma ferramenta robusta e completa. A empresa contratante consegue não apenas coletar informações para trabalhar informações relevantes, como também prescrever soluções para problemas que possam comprometer seus resultados futuros.

Quais são seus benefícios para o mundo corporativo?

As ferramentas de Advanced Analytics, desde que sejam utilizadas por uma empresa que tenha experiência com o trabalho com dados, ajudam as empresas a responder perguntas de negócios. Assim, a tomada de decisão se torna mais precisa, ágil e permite que a contratante alcance novos patamares.

Isso é feito, por exemplo, com a disseminação de uma cultura data-driven, que possibilita que a empresa reoriente seus projetos para contar com a coleta e análise de dados.

Com isso, a empresa elimina os achismos e atua com base em informações sólidas. Esses dados são coletados na internet, no histórico digital da empresa e até mesmo na análise de redes sociais, por exemplo.

“Dados são o novo petróleo”

É importante notar que a empresa que não trabalha com dados está desperdiçando excelentes oportunidades de crescer e produzir conhecimento relevante para incrementar as suas operações.

A cada dois anos, o mundo dobra a sua produção virtual de dados. Uma matéria da revista Exame apresenta uma pesquisa da International Data Corporation (IDC), que mostra que em 2025 a quantidade de data gerada a cada ano deve chegar aos 175 trilhões de gigabytes.

Por isso, não é à toa que o termo “dados” esteja tão presente e gere muitas discussões no mundo corporativo. Diante do volume, da complexidade e da variedade deles, as empresas que sairão na frente são aqueles que conseguem transformar esse contingente em conhecimento estratégico.

É exatamente por isso que as empresas investem em soluções como o Advanced Analytics, que geram valor ao negócio e marcam a entrada definitiva de uma companhia na transformação digital que tem revolucionado o mercado.

O Advanced Analytics utiliza técnicas de modelagem estatística e a ciência de dados para identificar padrões de comportamento e consumo, prever cenários, modernizar os processos da empresa e possibilitar decisões mais eficientes para o futuro do negócio.

Como se não bastasse, ele também possibilita a automação de processos repetitivos e manuais, liberando colaboradores talentosos para tarefas mais desafiadoras. Isso é feito com a utilização de Inteligência Artificial e Machine Learning, de modo a elevar produtividade e ainda proporcionar o corte de gastos.

Como o Advanced Analytics é aplicado nas empresas?

O Advanced Analytics se destaca pela capacidade de produzir conhecimento estratégico e modernizar processos de uma maneira personalizada, se adequando às necessidades da empresa contratante.

A partir dessa abordagem, focada na personalização, os profissionais de dados criam uma metodologia para além das ferramentas de Business Intelligence. Isso une conceitos como:

  • modelos e análise preditiva;
  • Big Data Analytics;
  • Machine Learning;
  • Inteligência Artificial;
  • Data Mining;
  • Internet das Coisas;
  • entre outros.

O objetivo é atender às mudanças das áreas de negócio, que têm se tornado cada vez mais digitalizadas. Antes que o projeto de análise de dados comece efetivamente, é feita uma avaliação detalhada dos recursos para identificar o nível de maturidade analítica do negócio.

Essa avaliação é feita para comparar as atividades e os processos analíticos que estejam em andamento e compará-los com as melhores práticas do setor. Só assim será possível identificar oportunidades para alavancar o negócio e priorizar metas centradas em dados.

Assim, a empresa consegue minimizar os seus custos e maximizar o retorno do seu investimento em Advanced Analytics. Depois que a avaliação da maturidade é concluído e as deficiências sejam constatadas, o time de profissionais de dados avançam no projeto.

Case JBS

Para que a aplicação do Advanced Analytics fique mais clara, podemos citar um dos cases de sucesso da BRQ: o trabalho em conjunto com a JBS, frigorífico líder mundial no setor de proteínas, com sedes no Brasil e até no exterior.

Mesmo com excelentes números e uma grande lucratividade, a JBS ainda buscava meios estratégicos, para otimizar a sua cadeia de suprimentos. Trabalhando com a BRQ, a contratante conseguiu transformar a sua cultura para melhor.

A partir daí, a BRQ ajudou a contratante a se inserir definitivamente em uma estratégia baseada em dados e em tomadas de decisões embasadas por análises e soluções personalizadas. Assim, a JBS se tornou um case de sucesso em relação à cultura data-driven.

Para otimizar as operações da JBS, a missão da BRQ era implementar a cultura data-driven na supply chain da empresa. Para isso, o Advanced Analytics foi utilizado para otimizar o acervo de dados, que eram gerados nas seguintes fontes:

  • linha de produção;
  • vendas;
  • compras de matéria-prima e insumos.

Em cada um desses setores, oportunidades de melhoria foram identificadas e colocadas em prática. Com um trabalho de dados, foi possível identificar falhas, pontos de atenção e gargalos dentro da operação.

Depois da parceria com a BRQ, o frigorífico se tornou 100% digital, mostrando que o Advanced Analytics tornou possível implementar uma cultura avançada de dados. Além disso, houve melhoria de 22% da precisão de custo de frete, que foi possível por meio de um trabalho de modelagem estatística com Machine Learning.

Quais são os diferenciais da BRQ?

Deu para ver um pouco dos diferenciais da BRQ no case anterior, assim como a aplicação prática de Advanced Analytics nas empresas. As ferramentas de dado ajudam os clientes a investigarem os dados digitais da empresa e os transformarem em conhecimento relevante para o negócio.

Assim, a tomada de decisões dos gestores se torna mais embasada. A BRQ também se orgulha em atuar em toda essa jornada de dados para que a empresa-cliente assimile e pratique uma cultura data-centric (centrada na análise de dados). Isso envolve os seguintes elementos:

  • as estratégias e trabalhos iniciais para tornar a empresa data-driven;
  • criação de bases informacionais de grande performance;
  • governança corporativa;
  • desenvolvimento de dashboards;
  • análises preditivas e cognitivas;
  • monetização de dados avançada.

Para conseguir tudo isso, nós unimos cultura, estratégia, processos, arquitetura e tecnologia de ponta para fazer com que nossos parceiros acelerem a Transformação Digital — e conquistem vantagem competitiva.

Isso só é possível por conta de nossas três décadas de experiência, com squads especializados em dados, capazes de utilizar técnicas avançadas de Analytics para transformar o acervo de empresas de diferentes portes e segmentos.

Atuamos em toda a jornada de dados para que a sua empresa tenha não só uma cultura, mas uma arquitetura data-centric: desde a estratégia para tornar os nossos clientes data-driven, assim como um trabalho de ponta a ponta, com soluções customizadas de acordo com cada contratante.

Como pudemos ver no artigo, o Advanced Analytics é um arsenal completo de soluções baseadas em tecnologia de ponta, capazes de revolucionar o negócio. Contudo, como ele lida com dados sensíveis, é importante contar com parceiros qualificados.

A BRQ, com o seu time de profissionais técnicos e reconhecidos pelo mercado, é a principal parceira de qualquer contratante que queira extrair conhecimento estratégico dos seus dados. Para isso, contamos com Inteligência Artificial, Machine Learning, modelos estatísticos e diversas formas de análise para modernizar o seu negócio.

E aí, gostou do artigo e quer saber mais sobre como podemos ajudar o seu negócio a evoluir com um trabalho baseado em dados e outras soluções? Saiba como transformamos com Advanced Analytics e entre em contato conosco!

BRQ fale conosco