Skip to main content

Segundo pesquisa realizada em 2020 pela Capital Research, 70% dos brasileiros têm interesse em investir os seus recursos financeiros, seja na poupança, seja no mercado de ações. Com diferentes players, o setor cresceu muito no país — e a maior corretora do Brasil, cliente da BRQ, está sempre em busca de melhoria de processos internos para oferecer a melhor experiência ao usuário.

São mais de dois milhões de clientes em sua base e 6% do market share no segmento. Isso não significa, porém, que a empresa não procure por formas de aprimorar o serviço e a experiência oferecidos. Apesar de ser considerada uma companhia consolidada, o seu mindset é muito próximo de uma startup, constantemente estimulando suas áreas a criarem soluções digitais.

Em um dos seus projetos internos, a empresa contou com a ajuda da BRQ para tornar sua atuação ainda mais eficiente. Para falar um pouco mais sobre a parceria, convidamos Heitor Villar, executivo de contas na BRQ, para uma conversa. Quer conhecer a solução e os resultados obtidos a partir dessa colaboração? Então, continue a leitura!

A necessidade da cliente

O pedido inicial da corretora para o time da BRQ era o desenvolvimento de um projeto, começando do zero, para automatizar a gestão de clientes e contratos em uma de suas áreas de negócios. Até então, o processo era manual, por meio de planilhas, o que representava riscos de erros ao longo da jornada e uma visão descentralizada.

“Nossa cliente possui metodologia própria para criação de soluções inovadoras e a BRQ expertise em Transformação Digital. O objetivo é sempre promover uma transformação personalizada e pautada em dados para facilitar a tomada de decisões, reduzindo o time-to-market para acelerar o negócio. Mas, nesse caso, desenvolver um produto do zero não seria a melhor opção”, diz Heitor.

Então, em uma análise aprofundada do desafio, os times da BRQ e sua cliente partiram para uma outra alternativa: mais rápida, mais em conta e tão completa quanto a que precisavam.

A solução apresentada pela BRQ para melhoria de processos

Nossa sugestão foi utilizar o Atend Channels, uma das soluções da Workfacilit, startup do Innovation Hub BRQ. A plataforma oferece armazenamento, cadastro e acompanhamento de contratos, com relatórios e dashboards intuitivos para um gerenciamento de informações muito mais eficiente.

“Automatizamos o fluxo operacional dos produtos com visões internas de gestão e administração de contratos e visão externa (do cliente final) em relação ao produto adquirido. Entregamos um SaaS em nuvem, já preparado para escalar com segurança, aderente à LGPD, com o fluxo de gestão de contratos totalmente automatizado”, explica Heitor. 

O processo de implantação da solução

Os profissionais das duas empresas aplicaram o conceito de iBPM (Intelligent Business Process Management ou, em tradução livre, Gestão Inteligente de Processos de Negócios), otimizando toda a gestão de documentos com telas de consulta, relatórios e dashboards completos. Em menos de um mês, a solução foi entregue. Tudo isso dentro de uma plataforma segura, seguindo todas as recomendações da LGPD e 100% em Cloud.

“Fizemos uma POC (prova de conceito) em uma semana, tivemos duas reuniões para ajustar o produto e, em três semanas, estava no ar. Organizamos o fluxo de trabalho e o tornamos ainda mais eficiente para ter um time de alta performance“, relata o executivo da BRQ.

Os resultados do projeto

A melhoria de processos proporcionada pela Plataforma Atend resultou em uma série de benefícios para a equipe da empresa cliente. Hoje, o time está conectado às informações muito mais rapidamente do que antes, com fluxos de trabalho simplificados e muito mais eficientes com o objetivo de oferecer a melhor experiência ao cliente.

A inovação trazida pelo Atend Channels permitiu ganho de eficiência operacional. A solução otimizou o processo de atendimento ao cliente, possibilitando à corretora escalar o negócio sem aumentar o time e, consequentemente, projetar crescimento. 

Além de um custo de implementação do projeto 4,5 vezes menor do que o planejado para o desenvolvimento e um time-to-market três vezes mais rápido (tempo despendido para que a solução ficasse pronta).

Heitor reforça que esse é um dos principais diferenciais da Plataforma Atend frente aos concorrentes do mercado. “Fizemos a entrega completa em três semanas. A cliente investiu em uma solução de qualidade, com ótimo custo e com uma entrega recorde. É realmente muito raro implementar uma solução tão robusta, segura, escalável e em nuvem em um período tão curto”, diz.

Como sua empresa pode ter acesso a melhorias como essa?

Os resultados proporcionados pela Plataforma Atend foram tão positivos e resultaram em tanta economia — de tempo e de recursos — que outras áreas da corretora também planejam utilizá-la. Isso reforça a versatilidade da ferramenta, que pode ser aplicada em diferentes empresas, de áreas e tamanhos diversos, sempre realizando serviços personalizados.

Segundo Heitor, “o uso do Atend não é restrito ao segmento financeiro; outros empreendimentos o utilizam para otimizar seus fluxos de trabalho. A solução permite que a empresa materialize rapidamente uma ideia para ter um maior controle de gestão em pouco tempo. A sua criação, inclusive, foi pensada na melhoria de processos, sem um segmento específico, mas sempre prezando pela flexibilidade”.

Assim como a Plataforma Atend, todo o portfólio de soluções da BRQ tem como foco levar inovação aos seus clientes. O objetivo é sempre encontrar alternativas para realizar as mais diferentes melhorias em processos.

Agora que você já sabe mais sobre o papel da BRQ em uma de suas clientes, o que acha de adotar uma de nossas soluções para impulsionar o seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como o nosso portfólio pode contribuir para acelerar a Transformação Digital da sua empresa!

BRQ fale conosco