Skip to main content

Inovação é a palavra de ordem quando o assunto é competitividade. A característica atribui mais dinamicidade ao mercado, estimulando criações úteis e valiosas a todos os usuários. É por isso que a cultura de inovação tem ganhado um lugar importante entre as prioridades dos gestores.

Se você ainda enfrenta dificuldades para identificar gaps na implementação de uma cultura de inovação, precisa entender melhor o processo e as maneiras de colocá-lo em prática, superando cada um dos seus desafios. Vamos lá?

O que é a cultura de inovação?

A cultura de inovação consiste no “modo de ser” de empresas que estimulam a proposição de novas ideias, promovendo a sua implementação e a melhoria contínua de seus processos e produtos.

Esse tipo de cultura tende a estar diretamente relacionadoà missão, visão e valores do negócio. Se uma equipe tem na inovação uma de suas bases, é muito provável que ela se desenvolva em ritmo acelerado, ganhando espaço no seu mercado de atuação pela diferenciação proporcionada por entregas únicas e disruptivas.

Como criar uma cultura inovadora nas grandes empresas?

Agora chegou o momento de você descobrir como levar essa realidade para o seu negócio:

Promova um ambiente leve

O primeiro passo para instituir uma cultura de inovação é promover um ambiente leve e descontraído, em que os colaboradores se sintam seguros e confortáveis para participar ativamente das discussões que envolvem a organização. Isso ajuda a tornar os projetos mais dinâmicos, atribui mais autonomia aos indivíduos e fomenta o desenvolvimento de equipes colaborativas, ajudando-as a criar e elaborar sugestões mais interessantes.

Dê abertura para novas ideias

Brainstorms são exemplos de momentos nos quais costumam surgir muitas ideias inovadoras. Nessas situações, a regra principal é não julgar ou excluir nenhum insight, apenas deixá-lo vir à tona. Essa é uma iniciativa bastante viável para uma empresa com cultura de inovação: encarar qualquer nova criação como uma boa possibilidade.

Estimule a diversidade

A diversidade no quadro de colaboradores é indispensável para uma empresa com cultura de inovação. Afinal, pessoas com perspectivas diferentes criando juntas e com autonomia constituem times talentosos e são o grande potencial das empresas.

Lidere pelo exemplo

Um líder que quer instituir uma cultura de inovação precisa agir de modo a demonstrar o que espera dos seus liderados. Isso significa que ele mesmo deve propor ideias (desde as mais simples até as mais complexas), ter uma escuta ativa, acolher sugestões, desenvolver insights etc. Se um profissional nessa posição é demasiadamente fechado e crítico, isso vai refletir em sua equipe.

Acompanhe as tendências de mercado

Estar ligado no que acontece no mercado é outro fator importantíssimo para conseguir inovar e acompanhar as tendências. Isso é válido não apenas para o seu nicho de atuação, pois quanto mais informações você coloca para dentro da sua cabeça — ou da empresa (inputs) —, mais combinações únicas e novas ideias você consegue criar (outputs).

Use a tecnologia a seu favor

É impossível falar em inovação sem pensar em tecnologia. Além de atribuir mais agilidade a inúmeros processos, ela ainda ajuda a criar soluções que realmente facilitem a vida das pessoas. Por isso, inovação é algo que tem sido constantemente associado ao uso de dispositivos eletrônicos, softwares integrados etc.

Busque continuamente a evolução

Uma empresa que tem uma boa ideia, mas fica presa somente a ela nunca consegue ser inovadora o suficiente. Em sentido inverso, aquelas que prezam pela evolução estão sempre procurando melhorar seus processos internos, produtos, serviços e quaisquer aspectos que possam interferir na qualidade das suas entregas.

Monitore os resultados

Um bom monitoramento do desempenho também é uma forma de atingir o aperfeiçoamento constante e a implementação eficiente de uma cultura da inovação. Se as ideias que surgiram estão ganhando espaço, sendo desenvolvidas e aplicadas, elas devem ter resultados mensuráveis para que possa ser avaliado o impacto gerado no negócio.

Por que investir nesse tipo de cultura?

Os benefícios de apostar em uma cultura de inovação são diversos. O primeiro e mais perceptível deles é o aumento da competitividade de uma empresa. Um negócio que consegue adotar a inovação como sua premissa básica de funcionamento se diferencia dos demais, ganha espaço no mercado e, é claro, conquista a preferência do seu público-alvo.

Além disso, existe uma revitalização constante das atividades, dos produtos e dos serviços da empresa. Isso afeta diretamente a sobrevivência da organização, fazendo com que ela se torne mais forte em todos os aspectos, desde a atração de clientes à otimização do uso de recursos, passando, inclusive, pela retenção de talentos.

Quais são os principais desafios encarados nesse processo?

A inovação deve ser uma prática concreta, e não um discurso vazio. Um dos principais desafios da implementação de uma cultura de inovação está em líderes que falam sobre o tema, mas sequer são receptivos às novas ideias.

Além disso, lideranças com receio de sair da sua zona de conforto também são obstáculos para evolução da empresa. Como você viu, é preciso liderar pelo exemplo; por isso, se o líder tem medo da falha, o que ele ensina para a equipe é que ela não deve tentar mudar o que já está consolidado.

Outro aspecto que atrapalha bastante é o excesso de burocracia. A cultura da inovação demanda que os processos sejam fluidos, com o mínimo possível de tarefas manuais. A tecnologia tem um papel importante nesse ponto, automatizando e otimizando procedimentos, atribuindo agilidade, reduzindo retrabalho e assim por diante.

Fatores como a falta de engajamento da equipe, a má gestão do tempo e a limitação de recursos também precisam ser mantidos sob controle, se você quiser ter uma cultura de inovação eficiente.

Portanto, deve-se ter em mente que, para o sucesso da cultura de inovação, além de fornecer toda uma infraestrutura que comporte esse modelo de atuação, também é preciso ter atenção a questões relacionadas ao clima organizacional, ao ambiente de trabalho e à qualificação do pessoal.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cultura de inovação, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Assim, contribuirá para que mais empresas obtenham bons resultados!

BRQ fale conosco