Como a geração de valor para o cliente pode ser o seu diferencial?

geração de valor na empresa
6 minutos para ler
DATA MESH

Na era da informação, da conectividade, das interações digitais e do acesso a absolutamente qualquer produto e serviço a um clique de distância, se diferenciar não é uma tarefa fácil. Por isso, muitos empresários e gestores estão deixando de lado a ideia de fazer mais do mesmo para buscar estratégias eficientes de geração de valor para o cliente.

Você já parou para pensar no que faz você ser fiel a uma marca enquanto consumidor? Bem, nós respondemos: é o valor que ela gera para você. O benefício em consumi-la, a confiança que você sente, o reconhecimento… Cada caso é um caso, mas, em geral, ganha sua atenção a empresa que conseguir fazer com que você perceba valor em sua marca.

E é por isso que a sua empresa precisa entender o conceito de geração de valor para se tornar mais competitiva no mercado. Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe a seguir!

O que é a geração de valor para o cliente?

A geração de valor é um conceito intimamente relacionado com a vantagem percebida pelo público consumidor em optar por determinado negócio (ou marca). O valor é um termo um tanto quanto abrangente e pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, a minha percepção de valor pode ser diferente da sua.

Em função disso, toda companhia tem o dever de aprofundar os conhecimentos sobre o seu público-alvo para entender quais são os seus motivadores de consumo e, é claro, o que gera valor para ele. Isso pode ser feito em nichos, especialmente para facilitar o trabalho.

Quando o cliente paga por seus produtos e serviços ele não busca apenas essa entrega (o objeto ou a experiência). Na verdade, ao superar suas necessidades e expectativas, ele sente que está recebendo mais do que deveria e é aí que o valor está sendo gerado.

Qualquer empresa pode chegar a nível de geração de valor. Para isso, é preciso dedicar alguns esforços.

Por que se preocupar com a geração de valor na sua empresa?

Gerar valor para os seus clientes é conquistar um diferencial que ninguém mais conseguirá alcançar. Isso está diretamente associado à essência do seu negócio, ao tipo de sentimento que ele desperta nos consumidores e, consequentemente, no motivo pelo qual as pessoas preferem comprar de você e não do seu concorrente.

Pense da seguinte maneira:

  • Se você realizar um treinamento para o seu time, o seu concorrente também pode fazê-lo.
  • Se você investir em uma determinada infraestrutura, o seu concorrente pode copiar.
  • Se você fizer uma alteração no seu produto, o concorrente pode tentar replicar.

Mas quando você olha para o seu cliente e sabe do que ele precisa, transformando essa necessidade em forma de produto ou serviço, dificilmente seu concorrente conseguirá alcançar a mesma sensibilidade. Compreendeu a diferença?

Além disso, é importante pensar que ao gerar valor para o seu público você pode parar de se preocupar com aspectos como concorrer por preço, praça ou promoção, por exemplo. Lembra daquele conceito de marketing?

CTA animado Cloud

Ao gerar valor você consegue cobrar pelo que oferece, porque o seu cliente sabe que não vai encontrar aquilo em nenhum outro lugar. Ele pode encontrar só o produto, ou só o preço, ou só o atendimento, mas nunca a combinação completa.

Como a tecnologia apoia a geração de valor?

Você já parou para pensar o que leva a esse nível de compreensão tão profundo acerca de um determinado público, a ponto de permitir que a empresa tenha uma conexão com ele e faça entregas valiosas? Nós já e temos a resposta: a tecnologia.

Hoje em dia, com a Transformação Digital, todos os desejos e necessidades das pessoas podem ser expressos em dados. Como? Quando um potencial comprador acessa a página de um determinado produto, é possível saber o quão grande é o seu interesse e quais são as chances de fechar a venda.

Isso é possível porque existem dados que informam o tempo que ele passa lendo as informações sobre o item, os comentários de outros clientes e outras especificações.

É assim que as empresas conseguem entender o que está captando a atenção de seu público-alvo. Além disso, existem outras fontes importantes de dados, como:

  • o histórico de pesquisa;
  • o histórico de compras; e
  • o histórico de atendimentos.

Tudo isso ajuda a empresa a entender quais são os aspectos mais relevantes para o cliente no que diz respeito ao produto ou serviço, ao atendimento, aos preços, às condições de pagamento, às vantagens ofertadas e assim por diante.

Como a BRQ contribui para a geração de valor nas empresas?

A BRQ Digital Solutions tem como core business a combinação entre tecnologia e negócios para a geração de valor. É assim que nós apostamos em ferramentas digitais e disruptivas para contribuir com o posicionamento da sua marca no mercado.

Além disso, usamos a Transformação Digital como um propulsionador dos seus diferenciais e da geração de valor na empresa. É desse modo que você consegue manter seus processos internos estruturados e inovadores para comportar o desenvolvimento do seu negócio e focar naquilo que realmente importa: a satisfação do seu cliente.

Aliás, inovação é uma palavra de ordem na BRQ. Afinal, queremos acelerar esse processo dentro dos empreendimentos para que as entregas para o seu público sejam cada vez mais surpreendentes. Para isso, nós também acompanhamos e damos todo o suporte para você enquanto a sua empresa cresce.

Acreditar que a tecnologia pode trazer mudanças importantes para o dia a dia das empresas é o que nos move a implementar recursos cada vez mais inovadores e alinhados com a estratégia de cada um dos nossos clientes. Dessa maneira, podem direcionar os seus esforços para compreender e atender àquilo que o seu público espera, transformando isso em resultados efetivos.

É por isso que é tão importante combinar o máximo de ferramentas possíveis à sua disposição para desvendar, compreender e atender às expectativas do seu público. Sem isso, não é possível alcançar a efetiva geração de valor na empresa.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, que tal dar o próximo passo? Entre em contato conosco e descubra como potencializar a geração de valor na sua empresa!

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

três × cinco =