A inovação no mercado de seguros: tecnologias para redução de fraudes

inovação no mercado de seguros
6 minutos para ler
DATA MESH

As inovações tecnológicas são, em parte, as grandes responsáveis pela transformação no relacionamento entre seguradoras e clientes. Isso porque elas tornam o setor mais engajado às necessidades do consumidor. Assim, a tecnologia é também uma maneira de impulsionar a inovação no mercado de seguros.

A competitividade, a segurança e a satisfação das expectativas dos clientes são apenas alguns dos benefícios de investir em soluções digitais conectadas e disruptivas. Além disso, existe principalmente a questão da proteção contra eventuais fraudes. Quer saber mais sobre o assunto? Então, vamos logo ao que interessa!

Como a Transformação Digital impacta o mercado de seguros?

As tecnologias digitais redesenharam a forma como as seguradoras montam suas estratégias; tanto no que diz respeito ao seu diferencial competitivo no mercado, quanto ao próprio fornecimento de segurança para os usuários.

Isso é conquistado por meio de uma combinação de fatores, tais como bons controles internos, mecanismos eficientes para a avaliação de risco e métodos de supervisão e regulação. Para garantir tudo isso, é importante adotar algumas ferramentas indispensáveis.

O primeiro passo é investir na melhoria dos mecanismos de avaliação e prevenção a fraudes. Depois, é muito importante apostar na qualificação dos profissionais responsáveis pela perícia e pela investigação nos casos de incidência de sinistro, garantindo que eles sejam regulados.

Com todos esses cuidados, a próxima etapa é aliar o trabalho das seguradoras às vantagens oferecidas pela evolução tecnológica, e nesse sentido muitas soluções já vêm sendo desenvolvidas. Juntas, eles eliminam todo o trabalho repetitivo, otimizam o conhecimento humano, melhoram as relações interpessoais e aumentam a confiança nos sistemas antifraudes.

Dar a devida atenção a esses aspectos beneficia as seguradoras, que investem em processos mais tecnológicos e eficientes, incorporando inovações e medidas de segurança da informação.

Essas medidas representam mais inteligência de gestão e um negócio altamente competitivo. Utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, é possível mitigar os riscos e prejuízos envolvidos em fraudes e ainda modernizar o empreendimento, tornando-o mais atrativo para os clientes.

Quais são as principais tendências tecnológicas para diminuição de fraudes em seguradoras?

A principal tendência para a diminuição de fraudes em seguradoras é a combinação de tecnologias inovadoras e modernas, o que inclui soluções como Analytics, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Cloud Computing, as quais contribuem consideravelmente para a melhoria dos processos internos, inclusive no controle antifraudes.

Em geral, as seguradoras já contam com o trabalho consistente dos analistas de sinistros, que visam reduzir consideravelmente a incidência de fraudes. Esse trabalho sempre será indispensável. No entanto, é possível e necessário combinar ferramentas analíticas mais completas que servem justamente para contribuir para o fortalecimento dessa barreira protetora.

CTA animado Cloud

Esses mecanismos tecnológicos ajudam a detectar e a combater as fraudes antes mesmo que elas ocorram. Confira como isso é realizado.

Soluções de Analytics

Uma forma de fazer isso é pelo uso de soluções de Analytics avançadas. Elas extraem os dados da seguradora, os qualificam e conectam entre si, iniciando uma investigação cautelosa dos segurados. Desse modo, o sistema indica a chance de fraude assim que o sinistro é avaliado.

Uso de Machine Learning

Essa é outra tecnologia muito útil quando se trata de segurança. Ela registra e cruza os padrões de comportamento do segurado com os dados obtidos sobre ele, tudo com o mínimo de interferência humana. Assim, a própria máquina atesta a veracidade dos dados fornecidos tanto na avaliação de uma proposta de seguro quanto em uma ocorrência.

Surgimento das insurtechs

As insurtechs geram inovações importantes para o mercado de seguros, especialmente porque elas diminuem as burocracias do setor sem abrir mão da segurança. Além disso, ajudam a usar a internet para que toda pessoa esteja protegida em qualquer lugar do mundo. Outro ponto positivo é a aceleração dos aspectos regulatórios pelos quais as empresas vêm passando.

Adoção de Inteligência Artificial

A IA também é um recurso importante para realizar a análise comportamental do usuário, tudo com base em algoritmos que são gerados pelo cotidiano do cliente. Assim, cada segurado tem um perfil traçado, o que ajuda a personalizar os planos, oferecer os benefícios certos e entender a probabilidade de fraude para os eventuais sinistros.

Quais são as vantagens da Transformação Digital na inovação no mercado de seguros?

Colocar a experiência do cliente em primeiro lugar é muito importante em qualquer negócio. Porém, quando se trata de fraudes, é um assunto bem delicado para lidar. Então, é importante que a empresa faça essas análises com o máximo de discrição possível.

Por isso, os sistemas de análise tecnológicos têm um papel fundamental. Com a captação automática dos dados do segurado, ele nem precisa fornecer tantas informações quando o sinistro ocorre, bastando que as ferramentas de análise varram o banco de dados e cruzem seus valores.

Isso torna o setor não só mais eficiente, mas mais seguro, confiável, ágil e intuitivo, fazendo com que absolutamente todos os envolvidos saiam ganhando. Na era digital, essa quebra de paradigmas é indispensável, e apostar na tecnologia como uma parceira é fundamental.

A Transformação Digital nas seguradoras já é uma realidade. Por isso, adotar as ferramentas tecnológicas e acompanhar essa transição é só uma questão de tempo. Aqueles que optarem por não aderir estarão cada vez mais suscetíveis às fraudes e vulneráveis no mercado.

Como você sabe, as seguradoras precisam ser exemplo de integridade e proteção de dados e recursos. Logo, sua segurança interna deve estar entre as prioridades do negócio. Afinal, como um segurado vai confiar em uma empresa que não mantém nem seu próprio sistema livre de fraudes?

Agora que você já está atualizado sobre o que importa em relação à inovação no mercado de seguros, que tal ficar por dentro dos nossos melhores conteúdos? Assine nossa newsletter!

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

2 × dois =