Skip to main content

Toda empresa tem uma cultura. Até mesmo quando a gestão não foca sua atenção em desenvolvê-la, ela se forma sozinha, sendo passada de geração para geração. Por isso, é importante estar sempre atento a investir em inovação e transformação cultural sempre que necessário.

É claro que, para isso, é preciso entender o que é uma transformação cultural e de que forma ela se relaciona com a inovação dos processos internos. Além disso, queremos ajudar a descobrir quais são os impactos que esse tipo de mudança provoca na empresa, as vantagens de investir nisso e, finalmente, como colocar em prática na sua organização. Ficou interessado? Então, vamos logo ao que interessa!

O que é transformação cultural?

A transformação cultural é uma mudança sobretudo do mindset de uma empresa e de todos os seus colaboradores. Ela é extremamente necessária em cenários que se modificam rapidamente e exigem que as organizações assumam posições mais alinhadas às necessidades de mercado.

A digitalização do cenário corporativo é um exemplo de mudança que exigiu a transformação cultural de muitos empreendimentos, acompanhada de inovação constante e agilidade nos processos. Assim como esse fator, muitos outros demandam uma mudança profunda como aconteceu com a pandemia do novo coronavírus.

Qual é a relação da transformação cultural com a inovação?

A inovação é um processo presente em todos os negócios. Hoje, com a Transformação Digital e os avanços tecnológicos, quem não modernizar seus processos internos simplesmente perde potencial de competição com a concorrência. Em outras palavras, a empresa morre na praia.

É por isso que a transformação cultural tem que estar sempre alinhada com o tipo de gestão da inovação que o negócio quer alcançar. Mais do que isso, o interessante é fazer com que a inovação seja parte fundamental dessa nova cultura, que as pessoas encarem o novo como algo atrativo, desafiador e, principalmente, positivo.

Quais são os impactos da transformação cultural na empresa?

É claro que, ao adotar uma transformação cultural na empresa, você e sua equipe precisam estar preparados para os impactos que serão provocados por ela. Saiba quais são.

Desenvolvimento sustentável

O termo “sustentabilidade” está relacionado ao meio encontrado pela empresa para se sustentar no mercado ao longo do tempo. Logo, adotar a transformação cultural é justamente fomentar essa ideia, afinal, um negócio que está em constante evolução não fica pelo caminho.

Uma cultura inovadora busca sempre se adaptar às condições do mercado e criar soluções que sejam verdadeiramente valiosas. Desse modo, o negócio não perde a sua relevância entre os concorrentes, muito menos frente aos seus clientes. Com isso, a continuidade fica praticamente garantida.

Geração de valor

Adaptar a sua cultura e ajustá-la ao mercado e às pessoas que fazem parte da sua empresa é uma forma de gerar mais valor, tanto externa quanto internamente. Uma organização com uma cultura forte e alinhada com os seus times transmite autoconfiança, ou seja, comunica para quem está para além das paredes aquilo em que acredita.

Adaptabilidade

A transformação cultural, alinhada à inovação, é a receita ideal para construir uma empresa adaptável, ágil nas suas mudanças e no seu aprendizado. Com isso, podemos esperar um negócio próspero e atento às necessidades dos seus clientes, além de todos os stakeholders.

Pensamento sistêmico

É aquele que considera todas as partes de uma empresa como partes interdependentes e interligadas de um organismo vivo. Para isso, todos os departamentos e setores precisam funcionar em sinergia para atingir melhores resultados. Quando a cultura empresarial está alinhada entre todos eles, essa tarefa se torna muito mais simples.

Por que investir em inovação e transformação cultural?

Com a pandemia, a realidade de muitas empresas sofreu impactos profundos. O mercado como um todo também mudou. Por isso, muitos negócios se viram frente à necessidade de uma transformação cultural e da adoção de inovação em muitos processos.

Essas alterações que se fazem necessárias no pós-pandemia, na verdade são aspectos fundamentais para garantir a sustentabilidade dos negócios. Aquelas empresas que não estão preparadas para se adaptar não acompanharão o ritmo de mercado.

Do método de atendimento às relações interpessoais, é preciso repensar tudo dentro dos empreendimentos. Passar pela cultura é parte disso. As relações devem ser mais humanizadas, os valores precisam ser esclarecidos e fortalecidos, e as prioridades necessitam estar muito claras para cada integrante de cada equipe.

Como colocar em prática na empresa?

Agora, se você quer saber como levar essa realidade para o seu negócio, saiba que nós temos algumas dicas importantes para você. Acompanhe!

Prepare as lideranças

O primeiro passo é preparar aqueles que encabeçarão as mudanças: os líderes. Eles precisam ter clareza sobre os próximos passos, o propósito da transformação cultural, o ponto em que a empresa está e aquele no qual quer chegar e, principalmente, os meios que serão utilizados para isso.

Alinhe os processos internos

Os processos internos são parte importantíssima dentro de uma transformação cultural. Se você vai instituir uma cultura baseada na inovação, não pode fazer isso sem modernizar seus procedimentos, adotar softwares de gestão e desenvolver plataformas que facilitem o trabalho e viabilizem a fluidez das operações.

Use a tecnologia para integração e engajamento

A tecnologia é uma ferramenta imprescindível, e temos certeza de que você já percebeu isso. Mas ela também pode (e deve) ser usada para integrar e engajar pessoas. Você já pensou em criar algum canal de comunicação interna que seja atrativo e divertido ao mesmo tempo em que informa e aproxima as pessoas na realização das suas tarefas? Considere a possibilidade!

Monitore o progresso

O monitoramento é a ferramenta ideal para saber se o que está sendo feito é eficiente ou não. Sem mensurar seus resultados, você não terá dados para comparar e, assim, ficará sem referências para entender o quanto está progredindo com as mudanças que foram adotadas. Portanto, considere desenvolver e adotar algumas métricas que exprimam exatamente aquilo que busca monitorar durante o período de mudança.

Foque na melhoria contínua

Você faz um planejamento, mobiliza pessoas, institui mudanças, monitora resultados e deixa por isso mesmo? Não! Tudo o que você acompanha em termos de métricas e desempenho serve justamente para que faça adequações pontuais para impulsionar ainda mais a performance da empresa. Essa nova cultura deve incluir ajustes contínuos das “pontas soltas”.

Depois de ter conferido todo este conteúdo e acompanhado os conceitos e as dicas que compartilhamos aqui, você certamente está mais próximo de implementar a transformação cultural na sua empresa.

Vamos começar?

No mais, para usufruir de todos os benefícios, é importante que sua empresa conte com suporte especializado. No que tange à implantação de soluções digitais que auxiliem na transformação cultural da sua empresa, conte com a BRQ Digital Solutions. Com um time especializado e parceiros estratégicos, apoiamos as empresas em suas jornadas de Transformação Digital.

Entre em contato conosco e saiba como as soluções BRQ podem contribuir para a evolução do seu negócio!

BRQ fale conosco