Como preparar a empresa para a Transformação Digital utilizando o sistema SAP S/4HANA

sistema sap s/4hana
13 minutos para ler

A integração de informações estratégicas é um trunfo para qualquer negócio. Na era digital, todos os caminhos levam ao uso de dados, começando pela automatização de processos operacionais. Nesse sentido, um software de gestão integrado, como o sistema SAP S/4HANA, é o que as empresas precisam para se tornarem mais competitivas. 

Além dessa vantagem, ter um sistema como o ERP SAP S/4HANA contribui para uma maior organização da companhia, requisito para alcançar uma gestão eficiente, com visão ampla e estratégica do negócio e colaboradores motivados e produtivos.

Neste artigo, mostraremos como o sistema SAP pode acelerar a Transformação Digital da sua empresa, mostrando o papel dessa ferramenta para o seu negócio. Boa leitura!

O que é o sistema SAP?

A sigla SAP é referente a Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung, ou seja, sistemas, aplicativos e produtos para processamento de dados. Como você pode ver, a expressão da sigla vem do alemão. Isso porque foi uma empresa alemã, líder na oferta de softwares corporativos, que desenvolveu esse sistema.

O SAP é um tipo de ERP, portanto, consiste em um sistema integrado para gestão empresarial. Esse sistema permite gerenciar diferentes dados da empresa, como aqueles relacionados aos materiais, estoques e produtos.

Por meio dele é possível administrar tudo aquilo que envolve os processos empresariais do negócio. É por isso que um sistema do tipo SAP contribui de forma significativa para aumentar a eficiência dos controles gerenciais e promover a otimização dessas tarefas, auxiliando na prevenção de erros e falhas.

O sistema SAP traz também a vantagem da versatilidade e da flexibilidade, que permite que a solução seja adaptada às necessidades de cada empresa. É possível incorporar diferentes módulos correspondentes a cada departamento que será gerenciado por meio do sistema.

Assim, existem diferentes soluções SAP compondo esses vários módulos que podem ser integrados aos processos da organização conforme seus objetivos, necessidades e demandas.

Como o sistema SAP pode ajudar no desenvolvimento do negócio?

A maioria das empresas já entendeu a importância da experiência do usuário para o sucesso e a Transformação Digital. Mas o que muitas ainda não sabem é que, por trás de soluções tecnológicas e de um relacionamento de fato impactante, existem processos que precisam funcionar perfeitamente.

Portanto, não é exagero nenhum dizer que, sem uma boa organização dos processos, não é possível conquistar a Transformação Digital, muito menos conseguir aproveitar seus inúmeros benefícios.

Contudo, um ponto importante, mas que muitas vezes é ignorado por gestores, é que tornar os processos mais otimizados significa utilizar o mínimo possível de recursos a fim de alcançar a máxima eficiência. Nesse contexto, isso só pode ser feito por meio da adoção de novas tecnologias, como as soluções da SAP.

Como dissemos logo no início deste artigo, o ERP SAP S/4HANA é uma ferramenta capaz de controlar e organizar todas as informações de uma empresa, integrando e gerenciando dados de maneira estratégica, de modo que eles possam se tornar insumos para decisões seguras.

O sistema da SAP oferece uma visão ampla e integrada do negócio, permitindo o exato entendimento sobre a distribuição de recursos nos diferentes setores, bem como sobre cada processo interno da empresa, ajudando gestores a direcionar esforços, investimentos e melhorias.

Essa solução consiste em um conjunto de ferramentas que geram dados únicos sobre todas as áreas de uma empresa. Na prática, cada setor ganha o seu próprio sistema de gestão, graças à implementação das melhores práticas de mercado, de acordo com as necessidades de cada departamento. Ao mesmo tempo, os dados gerados por cada serviço são integrados, criando uma verdadeira inteligência sobre o negócio.

Como preparar a empresa para a Transformação Digital utilizando o sistema SAP?

O sistema ERP SAP S/4HANA deve ser o coração da Transformação Digital, preparando o terreno para as demais tecnologias adotadas pelo negócio. Logo, ele precisa ser acessível, usual e prático, para que todos dentro da empresa possam utilizá-lo.

Para aumentar a acessibilidade do sistema SAP S/4HANA, basta adotar um sistema em nuvem, pois, além de todos os benefícios do sistema de gestão em si, ainda há a vantagem da mobilidade, com acesso em tempo real, armazenamento seguro, acesso remoto, otimização de espaço e redução de custos.

Ter um sistema que ainda depende da presença de colaboradores na sede da empresa para o seu acesso é um grande obstáculo para a Transformação Digital. Dessa forma, uma plataforma de gestão em nuvem traz muito mais agilidade ao negócio. Embora esse pareça um passo pequeno, representa uma mudança e tanto. 

Investir em um sistema como o ERP SAP S/4HANA em nuvem, flexível, que integre todos os setores e seja focado na geração de dados inteligentes para o negócio é o melhor caminho para modernizar processos internos e elevar a eficiência e a produtividade da empresa.

Esse tipo de sistema, capaz de gerir diversas informações administrativas e de produção, é o primeiro passo para buscar a inovação e adoção de outras ferramentas que vão propiciar competitividade no mercado. A informação é o ponto central da Transformação Digital e, por conta disso, utilizar um SAP para coletar e processar dados é essencial nessa estratégia.

Outro aspecto importante é que o sistema SAP S4/HANA é um ERP inteligente, que além de incorporar uma gestão de dados eficiente in-Memory, integra também soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning, automatizando e acelerando a execução dos processos.

Por que implementar o ERP SAP S/4HANA agora?

A pandemia mudou radicalmente o contexto dos negócios globais; alguns segmentos tiveram suas operações paradas parcialmente e outros pausaram totalmente. A Transformação Digital foi imposta por uma variável que não havia sido considerada nos planejamentos das empresas.

Ter processos digitais, estrutura que possa suportar 80% ou 90% da equipe trabalhando remotamente e soluções digitais que possam chegar até os clientes se tornou fundamental para a continuidade dos negócios. Ou seja Digital First, Digital Now!

O próprio mercado já apontava a necessidade de as empresas prepararem seus sistemas. E isso principalmente por meio da adoção de sistemas ERP, que permitem criar uma base de informação e possibilitam a Transformação Digital dos negócios. Não se transforma uma empresa tradicional em uma empresa digital com processos arcaicos e sem dados para tomada de decisão.

Nesse contexto, se o ERP inteligente já era considerado uma base para a Transformação Digital em 2019, agora ele se tornou fundamental. Acelerar esse processo de digitalização ou Transformação Digital agora pode ser questão de vida ou morte para os negócios pós-pandemia.

Conceito do sistema SAP S/4HANA

sistema sap

No começo do artigo, apresentamos para você o conceito do sistema SAP. Mas e com relação ao SAP S/4HANA? Qual é a diferença que ele apresenta? A resposta é ser uma evolução da versão anterior.

Quando a internet, a Internet das Coisas (IoT) e os aplicativos e tecnologias voltados para dispositivos móveis começaram a surgir, a SAP acompanhou essas tendências e começou a evoluir um dos seus produtos principais o SAP ERP.

A última versão desse sistema foi o SAP ECC. Ele passou por mudanças e se tornou o SAP S/4HANA. Recebeu um novo nome porque passou por uma reestruturação para atender a uma plataforma de softwares mais modernas, o SAP HANA.

O sistema SAP S/4HANA traz uma nova interface para o usuário, utilizando a tecnologia SAP Fiori. Com ela, as aplicações podem ser visualizadas de forma adequada em telas com diferentes tamanhos. Assim, passou por uma otimização que permite a utilização em notebooks, smartphones e tablets com eficiência.

O S do nome desse sistema significa Simple. O número 4 indica que se trata da quarta geração do ERP. Já a palavra HANA compõe o nome pelo fato de o sistema ter sido desenvolvido com foco na execução na plataforma SAP HANA.

Como implementar o sistema SAP S/4HANA?

A seguir, separamos algumas dicas para ajudar você a implementar uma solução SAP em seu negócio e promover a Transformação Digital dele. Confira!

Escolha a ferramenta certa

A implementação de um sistema de ERP traz implícito o conceito de um pacote pré-configurado que resolva a operação básica de uma empresa. Implementar uma solução como o sistema SAP S/4HANA traz ainda mais vantagens, como a experiência de indústrias já incorporadas na solução e toda a camada de inovação aplicada, como Machine Learning, Inteligência Artificial e RPA.

Você já imaginou um ERP fazendo conciliação bancária sozinho? Esse é apenas um exemplo do que a tecnologia embarcada no ERP SAP S/4HANA traz para a digitalização do seu negócio com inteligência. A solução de Machine Learning presente no sistema acompanha e aprende com a equipe de finanças quais são os títulos que devem ser baixados, até conseguir executar a maior parte do processo sozinho.

Estabeleça parcerias estratégicas

Se a sua companhia não tem as habilidades e ferramentas necessárias para organizar e planejar iniciativas de Transformação Digital, busque parcerias estratégicas. Empresas especializadas no assunto vão agregar conhecimento e experiência específica ao seu negócio.

BRQ Digital Solutions oferece serviços e soluções que aceleram a Transformação Digital. A empresa possui uma sólida experiência na implementação de soluções SAP. Dessa forma, ajuda organizações a simplificar e digitalizar processos de modo eficiente. 

Esteja sempre um passo à frente

Com o crescimento do mercado de tecnologia da informação, cada vez mais empresas investem em soluções que auxiliam tanto na otimização de processos operacionais quanto na resolução de problemas. Portanto, aqueles que não estão atentos a essas ferramentas ficarão para trás.

Com o sistema SAP, é possível tomar decisões mais acertadas, diminuir a taxa de erro, além de acompanhar e monitorar toda a jornada de compra do cliente. Com esses benefícios, a sua organização se torna apta a competir no mercado.

Quais são os impactos revolucionários da Transformação Digital?

Ao longo do artigo, você viu que a utilização de um sistema como o SAP S/4HANA contribui para promover a Transformação Digital das empresas. Também explicamos que isso é fundamental para que se mantenham firmes e competitivas no mercado.

Isso acontece porque a Transformação Digital provoca impactos revolucionários, modificando o modo como os processos são realizados para que se tornem muito mais velozes, simples e eficientes. Para não restar mais dúvidas, a seguir mostramos quais são esses impactos.

Automatização de tarefas

Sem a Transformação Digital, as tarefas realizadas dentro da empresa se tornam muito operacionais. Tudo depende de ações manuais e da intervenção humana, o que aumenta o risco de erros e falhas, além de provocar atrasos.

A Transformação Digital modifica essa realidade possibilitando a automação de tarefas manuais. Assim, a operacionalização é reduzida, promovendo muito mais precisão aos fluxos e processos.

Otimização de processos empresariais

Quando as tarefas são muito manuais, há uma lentidão dos processos empresariais. Tudo se torna muito mais demorado e complexo, o que minimiza a produtividade, comprometendo a agilidade e a qualidade das entregas.

A Transformação Digital traz tecnologias que facilitam a realização de tarefas sem que seja necessário se preocupar com as ações repetitivas. O time fica livre para atuar naquilo que realmente interessa, e é por isso que os resultados gerais são muito melhores.

Redução de burocracias

A burocracia precisa existir porque ela estabelece sequências lógicas ou regras para que os processos aconteçam seguindo determinados padrões. No entanto, não é necessário que isso seja complexo e demorado.

É possível ter a padronização de uma forma descomplicada, e é justamente isso que a Transformação Digital faz. Ela encurta caminhos, elimina etapas desnecessárias e, como dito, otimiza os processos e as rotinas da empresa. Dessa forma, eliminamos o excesso de burocracia, facilitando o trabalho do time e melhorando a entrega para os clientes.

Afinal, a Transformação Digital também é um investimento em melhoria do atendimento. Ela pode gerar um diferencial competitivo nesse aspecto, trazendo mais qualidade para produtos e serviços. Isso garante a satisfação do cliente e ainda pode contribuir para a sua fidelização.

Aumento da produtividade

Perceba que, com as tecnologias adotadas por meio da Transformação Digital, nós automatizamos uma série de tarefas que não precisam necessariamente da inspeção ou intervenção humana.

Também otimizamos os processos e minimizamos as burocracias, eliminando etapas sobressalentes. Como consequência, o time tem um aumento significativo da sua produtividade.

Com isso, os profissionais podem utilizar todo o seu talento e potencial em prol de ações e tarefas voltadas à análise e inteligência, para aprimorar e inovar cada vez mais as entregas da empresa. As rotinas se tornam mais fluidas, livres de complicações. Há um melhor gerenciamento do tempo.

Ganho de performance

Com todos esses impactos positivos, a organização alcança também uma performance melhor. Como passa a utilizar tecnologias mais modernas, aumenta sua capacidade de entrega sem perder em qualidade, podendo até mesmo melhorá-la.

A Transformação Digital também garante mais adaptabilidade para a empresa, para que possa reagir de uma forma positiva em diferentes cenários. E tudo isso garante muito mais solidez para ela.

Autonomia para o time

Com a Transformação Digital, dados e informações ficam centralizados no sistema que foi adotado pela empresa. Os times têm acesso a tudo isso com muito mais facilidade e podem atuar de uma maneira integrada. Assim, os colaboradores obtêm mais autonomia para a execução de tarefas.

Como os processos e suas etapas já estão definidos, não é mais necessário aguardar liberações e autorizações, por exemplo. Isso também traz mais agilidade nas rotinas e favorece a tomada de decisões por parte desses profissionais. Eles podem se empenhar na execução do seu trabalho sem se sentirem ilimitados.

Se você ainda não utiliza um sistema SAP S/4HANA na sua companhia, é hora de repensar suas estratégias e adotar essa solução. Ela oferece insights valiosos para aperfeiçoar a gestão e aumentar a produtividade do seu negócio.

Quer entender um pouco mais sobre as soluções SAP com a equipe da BRQ? Então, entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

1 × 1 =