Confira as principais vantagens da Intelligent Business Automation para seu negócio

6 minutos para ler

A tecnologia da automação é o que tem baseado a evolução das indústrias ao longo do tempo. Já passamos pela Revolução Industrial, pelo surgimento das tecnologias de computação, e hoje vivemos na era da transformação digital.

Isso significa que as jornadas de automação de processos realizadas pelas empresas estão sendo construídas com base em diferentes tecnologias digitais. É nesse contexto que surgiu o conceito de Intelligent Business Automation (IBA).

Da redução de custos desnecessários até a otimização das experiências de clientes e colaboradores, sem prejudicar a segurança da informação, os benefícios da IBA são os mais variados e podem garantir um melhor desempenho para o seu negócio.

O que acha, então, de se aprofundar no assunto e entender como a IBA pode ser útil na sua empresa? Continue a leitura deste artigo e saiba mais!

O que é Intelligent Business Automation?

Em resumo, sendo traduzido como Automação Inteligente de Negócios, é um conjunto de tecnologias que otimizam a gestão, automação e integração de processos digitais de uma estrutura organizacional.

Tudo isso acontece a partir da união de três pilares:

  • automação de processos robóticos — Em vez de ter uma equipe perdendo tempo com tarefas burocráticas, tudo é feito por robôs automatizados;
  • automação de processos digitais — A automação dos dados de toda a organização é gerenciada, otimizando a relação entre humanos e máquinas;
  • Inteligência Artificial — O sistema consegue analisar dados de forma autônoma, conferindo maior agilidade à tomada de decisões.

Quais são as vantagens da Intelligent Business Automation?

Confira a seguir quais são os benefícios práticos para o seu negócio ao implementar uma estratégia de Automação Inteligente de Negócios.

Estruturação de dados

Tecnologias de Automação Inteligente de Negócios são capazes de reconhecer e extrair dados até mesmo de fontes não habituais e programadas. Mesmo imagens e documentos que não estejam no formato adequado podem ser reconhecidos e transformados em insights relevantes para a sua base de dados.

Isso resulta em um trabalho rápido e preciso de estruturação de dados, mesmo aqueles não estruturados. Sem perder em qualidade ou velocidade, os processos operacionais se tornam mais eficientes, uma característica essencial para uma organização que deseja ser Analytics-Driven.

Cultura data-driven

Melhoria contínua

Para que a melhoria contínua seja um ganho significativo em um fluxo de trabalho, é natural a necessidade de presença humana, certo? Com a Automação Inteligente de Negócios, porém, isso não precisa acontecer. Graças à Inteligência Artificial, o sistema consegue identificar quais são os pontos que precisam ser aprimorados.

O processo de Machine Learning garante que os algoritmos aprendam a tomar decisões mais precisas, visando maior produtividade e melhor desempenho. A detecção de padrões também contribui para a busca por eventuais erros e falhas no processo operacional, assim como as correções necessárias para o problema. Dessa forma, evita-se que um profissional precise revisar constantemente o andamento do fluxo de trabalho.

Redução de custos

Todos esses pontos resultam em uma redução significativa nos custos operacionais. Primeiramente, menos tempo é desperdiçado com tarefas burocráticas, liberando mais tempo para que os profissionais se concentrem em atividades estratégicas do seu negócio. Isso já vai garantir uma economia significativa, assim como a redução do tempo de execução de cada tarefa.

Imagine a rotina de realizar pagamentos bancários aos seus fornecedores. Caso não conte com a Intelligent Business Automation, toda a operação deve ser feita manualmente, frequentemente, com grande risco de erros de digitação, cálculo, envio, etc. Os recursos da Automação Inteligente de Negócios permitem que o processo seja realizado – desde o recebimento da nota até a emissão do pagamento – sem a presença humana, isto é, de forma automática do início ao fim.

Pensando em longo prazo, a adoção dessa estratégia vai representar economias futuras. Tarefas serão concluídas de forma mais rápida e assertiva, mantendo bases de dados atualizadas e disponíveis por mais tempo, permitindo ações articuladas como análises preditivas e garantindo um planejamento estratégico mais eficiente e preciso, por exemplo. Essa precisão representará um crescimento também no faturamento do negócio.

Otimização das experiências de cliente e colaborador

Dentro de um mercado tão competitivo, é impossível falar em sucesso sem pensar e investir na experiência de clientes e colaboradores. Seja para criar um diferencial competitivo, seja para ganhar em produtividade, é preciso otimizar as experiências proporcionadas aos seus stakeholders. E esse trabalho se inicia internamente com a IBA.

Os fluxos de trabalho são otimizados, garantindo que as operações sejam mais eficientes. Problemas como o retrabalho, evitados. Além disso, é possível reduzir a carga de trabalho burocrático, evitando que o profissional perca horas do seu dia com uma tarefa de pouco impacto estratégico. Por fim, toda a sua equipe passa a ter acesso a uma base de dados atualizada constantemente e repleta de insights valiosos.

Essa organização interna se reflete, também, na experiência proporcionada ao cliente final. Em um primeiro momento, os dados mais precisos e atualizados podem facilitar o contato inicial com o seu cliente, garantindo um processo de onboarding eficaz. Depois, são essas informações e a eficiência operacional que vão garantir a entrega de uma oferta completa e relevante para o seu público.

Para se manter competitivo, é importante se manter atualizado e otimizado. E isso passa diretamente pela melhoria constante nos processos de automação dentro da sua empresa. A implementação do conceito de Intelligent Business Automation é apenas um exemplo do que pode ser feito para alcançar um melhor desempenho.

O que acha de seguir bem informado a respeito do assunto e demais conceitos e estratégias que podem ser úteis ao seu negócio? Convidamos você a repensar a automação de processos na sua empresa e assinar nossa newsletter para receber outros materiais como este diretamente no seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

onze + quinze =