Conheça a liderança transformacional e veja como se tornar um líder com esse perfil

liderança transformacional
7 minutos para ler
DATA MESH

Você já ouviu falar sobre liderança transformacional? Digamos que, há algum tempo, para se tornar um bom líder, você precisasse focar na sua ascensão individual, desenvolver habilidades e se concentrar nas próprias conquistas. Assim, trilharia um caminho de sucesso.

Hoje, no entanto, esse cenário mudou e, para conquistar o êxito nessa função, é preciso ser capaz de levar a sua equipe ao topo com você. Mas é claro que, para entender melhor esse conceito e levá-lo para a sua vida, você precisará se aprofundar um pouco mais.

É por isso que vamos conversar sobre o que é a liderança transformacional, qual é a sua origem, que tipos de impacto ela causa, quais são as características desse profissional e outras coisas mais. Por isso, fique ligado para não perder nenhum detalhe. Aproveite!

O que é liderança transformacional e qual é sua origem?

Embora não seja um conceito novo, a liderança transformacional ainda não está totalmente difundida no meio empresarial e pode ser tomada como novidade pelos negócios que buscam mudar a sua cultura ou inovar. Na verdade, essa abordagem existe desde a década de 70 e foi desenvolvida pelo sociólogo James V. Downton.

Ele publicou o livro intitulado Rebel Leadership: Commitment and Charisma in a Revolutionary Process. A obra é considerada até hoje uma referência na área de gestão de pessoas, justamente por discorrer sobre ideias que se mantêm atuais mesmo após a Transformação Digital e a completa transição do mercado, que demanda um estilo moderno de atuação.

Mas o que vem a ser essa liderança, afinal? A teoria da liderança transformacional coloca o líder como um modelo de inspiração para a equipe. Com isso, sua postura deve ser forte e enriquecida de valores morais. É o tipo de gestor visionário, motivador, engajado e estrategista que desenvolve a sua equipe na mesma medida em que eleva os resultados da empresa.

Quais são os impactos desse tipo de liderança no time?

A seguir, entenda melhor como esse tipo de liderança impacta os times. Confira!

Incentiva o pensamento inovador

Podemos dizer que a liderança transformacional parte de um posicionamento do líder em que ele acredita que o sucesso do negócio só é possível com a mudança do time de trabalho. Em outros termos, isso significa dizer que a empresa vai avançar à medida que os seus colaboradores se desenvolverem. E é exatamente por isso que uma liderança desse estilo estimula um pensamento inovador.

O líder transformacional quer quebrar paradigmas, sair da caixa, fazer combinações improváveis e descobrir o que mais pode ser criado além daquilo que já conhecemos. Obviamente, uma pessoa que demonstra essa mentalidade acende a mesma vontade em quem está a sua volta, como uma espécie de contágio.

Desenvolve equipes colaborativas

A competição a qualquer preço é uma mentalidade ultrapassada para o líder transformacional. Ele não quer ver seus liderados tentando se sobrepor uns aos outros. Pelo contrário: o desejo é que a sua equipe aja de forma colaborativa para que todos avancem juntos.

Por isso, ele mesmo se posiciona dessa maneira, liderando pelo exemplo. É assim que os colaboradores se inspiram e percebem que de nada adiantará ser melhor se os seus companheiros não avançarem também.

Prepara a empresa para cenários futuros

Um líder aberto à transformação não tem medo de mudanças e, consequentemente, não teme o futuro. Ele sabe dos riscos e prevê que, provavelmente, haverá erros e percalços pela jornada, mas que isso não parará a equipe. É por isso que ele está melhor preparado para enfrentar os cenários que estão por vir.

CTA animado Cloud

Diferentemente de uma liderança rígida e inflexível, na transformacional não há nenhum tipo de pretensão de adivinhar o futuro, mas de preparar a equipe para enfrentá-lo criativamente, independentemente do que se apresente.

Mantém a solução do negócio competitiva

Se uma ideia não está funcionando, ela precisa ser mudada. Esse é o tipo de mentalidade inspirada pela liderança transformacional. E como o líder se posiciona dessa maneira, os liderados são contaminados pela ideia. Essa flexibilidade é o que prepara os times de trabalho para enfrentar qualquer adversidade.

Com isso, todos os desafios que se apresentam são solucionados de forma inovadora, criativa e competitiva. Isso porque a equipe não se preocupa em se agarrar a velhas ideias, mas se dispõe a abraçar as novas demandas do mercado.

Quais são as características de um líder transformacional? 

Você já percebeu como a liderança transformacional contribui para a equipe e para a empresa como um todo. Mas agora é chegada a hora de entender quais são as características de líderes com esse perfil. São elas:

  • fomenta a motivação, apresentando alternativas e opções mesmo que pareçam não existir;
  • promove valores para si, para o grupo e inspira os valores individuais;
  • desenvolve uma cultura voltada ao bem comum;
  • adota uma comunicação clara e aberta;
  • estimula o compartilhamento de ideias;
  • fornece suporte para o desenvolvimento de todos os liderados; e
  • serve como o principal exemplo para os comportamentos esperados.

Como se tornar um líder transformacional?

Quer se tornar um líder transformacional e colher os benefícios desse modelo? Então, descubra como fazer isso a seguir!

Certificados e programas de treinamento

Os certificados e programas de treinamento são importantes para abrir novos horizontes no que diz respeito ao conhecimento de diferentes formas e ferramenta de liderança. Elas ajudam a avaliar tanto aspectos pessoais da sua maneira de liderar quanto fatores atrelados aos seus liderados.

Pós-graduações, especializações, treinamentos de coaching e demais cursos livres sobre liderança são bastante enriquecedores. A melhoria contínua deve ser parte da sua mentalidade e a busca por conhecimento será uma consequência inevitável.

Criar visão motivadora

Esteja pronto para mostrar caminhos, apresentar soluções, compartilhar conhecimento e convencer a sua equipe de que, mesmo quando as coisas não vão muito bem, sempre há outras opções a serem exploradas. Essa visão motivadora é essencial para que o seu time tenha em você uma fonte de inspiração e segurança.

Escuta ativa

Uma liderança transformacional escuta ativamente o que os seus liderados têm a dizer, tanto naquilo que tange às suas necessidades quanto às sugestões que contribuem para os resultados. Líderes com esse perfil entendem que todos podem participar e que as ideias concebidas em grupo são muito melhores que as individuais.

Proatividade

A proatividade deve fazer parte das habilidades de quem quer se tornar um líder transformacional. Não espere os problemas acontecerem para agir. Esteja sempre atento ao que está ocorrendo à sua volta e, principalmente, ao que ocasione algum contratempo. Apresente-se como a solução antes mesmo que haja um imprevisto.

Construção de relacionamentos baseados na confiança

Se você quiser conquistar a liderança transformacional, foque em desenvolver relacionamentos baseados na confiança. Mantenha um diálogo aberto com a equipe, divida suas preocupações, preze pela verdade e confie no seu time na mesma proporção em que espera que ele confie em você.

Como você conferiu ao longo deste conteúdo, é muito importante que uma liderança transformacional atue com respeito e a partir de um conceito conhecido como Lean, que nada mais é do que uma atuação que elimina o desperdício de tempo e de esforços. Esse conceito permite transformar a realidade gerencial, levar os resultados a um novo nível e aproveitar ao máximo o potencial humano.

Agora que você já sabe o que é a liderança transformacional, que tal ficar por dentro de outros conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e receba as novidades!

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

quatro × cinco =