Retrospectiva 2021: 5 fatos relevantes que movimentaram o mercado de tecnologia Transformação Digital

5 FATOS RELEVANTES QUE MOVIMENTARAM O MERCADO DE TECNOLOGIA
9 minutos para ler
DATA MESH

O setor e mercado de tecnologia é sem dúvidas um dos que mais cresce em demanda e oferta desde que a Transformação Digital se tornou acessível para empresas de todos os tamanhos. Depois de um 2020 desafiador, 2021 foi marcado por avanços tecnológicos e pela reinvenção da forma como interagimos com o mundo.

Essa impressão fica evidente também nos números. Nos últimos 10 anos, o setor cresceu em média 118%, com frutos vindo de várias áreas como ferramentas, serviços, suporte e manutenção.

Neste artigo especial, vamos entender como o mercado de tecnologia e Transformação Digital se movimentou ao longo dos últimos meses. Nessa retrospectiva 2021 confira 5 fatos relevantes que marcaram o ano e o que esperar para os próximos. Boa leitura!

O mercado de Transformação Digital em 2021

É impossível falar de qualquer aspecto de 2021 sem citar as consequências da pandemia na vida das pessoas e dos negócios. Mesmo que o ano anterior fique mais marcado pelas determinações necessárias de distanciamento que limitaram as empresas, a segunda onda no começo deste ano trouxe muitas incertezas que só foram se dissipando com o avanço da vacinação no território nacional.

Porém, quando paramos para analisar em retrospectiva, vemos que foram exatamente os desafios desse momento tão difícil que impulsionaram o mercado. Nesse contexto, 2021 seguiu a tendência do ano anterior. Empresas que ainda eram resistentes se viram obrigadas a adotar rapidamente novas tecnologias.

Principalmente, podemos destacar o uso de sistemas de informação baseados em nuvem que permitissem o trabalho remoto de maneira prática, eficiente e segura. O resultado para os especialistas na área foi um crescimento do mercado tecnológico, incluindo um aumento na busca por profissionais de TI especializados.

Esse é um sintoma claro do que se tornou prioridade de investimentos no ano. Não só os gestores queriam incluir ferramentas modernas em suas rotinas produtivas, como também que o processo acontecesse de maneira prática e inteligente, aproveitando ao máximo os retornos trazidos por essas soluções.

Exemplos desse crescimento não faltam no mundo. Apenas neste ano, houve um aumento de 10% na busca por ERPs. Além disso, a receita de nuvem da SAP cresceu 20%. No Brasil, vemos um crescimento geral de investimentos em todo tipo de tecnologia ligada à Cloud Computing: altas de 12,5% com soluções de segurança da informação, 12,6% com ERPs, 14% em SaaS e 21,3% em Customer Experience — apenas para citar alguns exemplos.

Ao analisar esses números, vemos que há um padrão claro que define o que foi 2021 para o mercado: um movimento consolidado de adoção da Transformação Digital, principalmente de tecnologias voltadas à segurança da informação, trabalho remoto e soluções personalizadas para os clientes.

É um cenário compatível com a evolução já esperada no mundo corporativo, no entanto acelerada pelos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Podemos dizer que esse cenário permite a criação de uma base sólida de infraestrutura tecnológica sobre a qual o mercado pode evoluir ainda mais nos anos a seguir.

Os 5 fatos relevantes que movimentaram o mercado de Transformação Digital

Como fatores principais de mudança, crescimento e inovação, separamos nessa retrospectiva 2021 os 5 fatos que contribuíram para um período de evolução tecnológica tão marcante. Veja como e por que aconteceram, além de suas consequências para investimentos e gestão dentro das empresas.

1. Continuação da pandemia

O ano de 2021 foi marcado pela esperança da chegada das vacinas ao mesmo tempo em que houve um aumento exponencial de casos provocado por novas variantes do coronavírus. Apesar do otimismo, muitas empresas ainda tiveram que lidar com limitações de funcionamento e regras de distanciamento social para ajudar na contenção da crise sanitária.

A necessidade de adiar a retomada de muitos negócios convenceu de vez empreendedores e gestores de que a Transformação Digital era essencial para lidar com qualquer crise no futuro.

Por esse lado, foi um aviso importante. Mesmo que números e argumentos estejam disponíveis cada vez em maior número, muitos profissionais tomadores de decisão ainda demonstravam alguma resistência na adoção de tecnologias inovadoras.

Porém, as empresas viram na prática que quem investe em tecnologia tem mais vantagens competitivas.

2. Adoção de novos modelos de trabalho e de negócios

Todo esse investimento feito durante a pandemia se tornou essencial para as empresas e os avanços tecnológicos implementados criaram novos modelos de trabalho e de negócios, muitos deles disruptivos. Isso ficou evidente no segundo semestre de 2021.

Depois de quase 20 meses, as companhias consolidaram a utilização de soluções digitais como plataformas de produtividade independentes do escritório e investiram em novas formas de comunicação, uso de dados, registro de informações e em Customer Experience.

A maioria das empresas está aos poucos retomando o modelo de trabalho presencial. Apesar de desafiadora, essa transição é a oportunidade perfeita para abraçar o melhor dos dois mundos: as vantagens do trabalho remoto com as vantagens do trabalho presencial.

CTA animado Cloud

O que foi criado em 2021 pode ser a chave para o futuro das empresas. Um modelo híbrido que combina a eficiência e a inteligência da gestão virtual com a dinâmica interpessoal.

3. Maior investimento em segurança da informação

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no ano passado. Com a necessidade de proteger seus clientes e incluir transparência na sua experiência (CX), negócios de todos os tipos tiveram que tornar a adequação à LGPD um assunto prioritário em 2021.

Um exemplo disso é o crescimento acima da média de startups e outros negócios voltados para proteção cibernética, como a IDWall, que viu sua receita aumentar em 385% em 18 meses. Mesmo as PMEs, com menos recursos, foram atrás desse tipo de investimento segundo relatório da CISCO.

A LGPD chega em um cenário de desafios importantes para o mercado de tecnologia. O número de tentativas de ciberataques cresceu 40% na comparação entre 2020 e 2021, exatamente no momento em que o Governo cria determinações mais claras que responsabilizam negócios pela segurança da informação.

4. Crescimento da Cloud Computing

Até aqui, falamos sobre o papel que a Transformação Digital desempenhou para a evolução dos modelos de negócios, produtividade dos profissionais e melhor experiência do cliente. E podemos dizer com segurança que boa parte dessa transformação foi baseada na nuvem.

Citamos o exemplo da SAP, mas podemos dar ainda mais números: os gastos com a tecnologia no Brasil devem atingir até US$ 3 bilhões em 2021, com 87% das empresas considerando-a crucial para o aumento de receitas.

E dá para entender esse otimismo. A Cloud Computing permite a flexibilização eficiente da gestão e da produtividade. O negócio ganha um ambiente virtual integrado que pode ser compartilhado por colaboradores dentro e fora da empresa.

Além disso, a nuvem é uma forte aliada para o Brasil pós-LGPD. A possibilidade de centralizar o controle de dados no negócio permite mais disponibilidade com segurança — mantendo a produtividade baseada em informação sem abrir brechas nos pontos de interação com os servidores.

5. Destaque para a automação e o gerenciamento de dados

A Cloud Computing e os sistemas de integração não trouxeram apenas eficiência produtiva para as empresas. Essas plataformas se tornaram verdadeiras motivadoras de inovação em Intelligent Business Automation (IBA).

Isso porque a nuvem traz, até mesmo para negócios pequenos e médios, a infraestrutura necessária pra investir em tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning, por exemplo. Isso fez com que a Transformação Digital se consolidasse de vez inclusive no Brasil, país com empresas que demoraram um pouco ainda para notar sua importância.

Com a possibilidade de segmentar, analisar e comparar volumes muito mais significativos de dados na nuvem, as tecnologias de Advanced Analytics combinadas às ferramentas de automação trazem um poder inédito para profissionais C-level. Eles agora contam com com muito mais recursos para tomar decisões de negócio acertadas e embasadas.

Visão de mercado, identificação de demandas e projeções são exemplos de informações precisas e essenciais que devem ser incluídas na sua rotina. Vantagens da Transformação Digital que já se tornaram realidade para muitas empresas.

Vamos transformar juntos em 2022!

Como você viu na nossa retrospectiva 2021, inovação, nuvem, automação e inteligência de dados são palavras-chave que permearam todo o ano. E a tendência é que elas se tornem ainda mais importantes para a evolução dos negócios e entrega do valor que seu cliente precisa.

O próximo ano será fundamental para consolidar em seu negócio tudo o que aprendemos nos últimos meses e para implementar as mudanças que pautarão o futuro do mundo corporativo.

E para que essa jornada de Transformação Digital traga os melhores resultados, é preciso contar com o parceiro certo, com acesso às melhores ferramentas, profissionais especializados, alianças estratégicas e soluções inovadoras: a BRQ Digital Solutions.

Com quase 30 anos no mercado, nos consolidamos como uma das maiores empresas de tecnologia do país ao promover jornadas de Transformação Digital para grandes marcas de diferentes segmentos no Brasil e no exterior.

Que tal conversar sobre o futuro conosco? Entre em contato e descubra como podemos ajudar sua empresa a alcançar um novo patamar de evolução digital!

Rodrigo Frizzi – Chief Digital Officer da BRQ Digital Solutions

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

2 × cinco =