Os 3 pilares da Transformação Digital nas empresas

pilares da transformação digital
7 minutos para ler
DATA MESH

Com tantas empresas atuando em meio digital, quem quiser se manter competitivo e em crescimento precisa aderir à tecnologia em todos os processos. Por isso, compreender os pilares da Transformação Digital é crucial para realizar essa mudança de maneira estruturada.

Aderir à Transformação Digital vai muito além de estar presente nas redes sociais. Na verdade, ela acontece a nível estratégico, na cultura da empresa e na rotina das pessoas. Justamente por isso não é tão simples de ser implementada em pilares bem definidos.

Você quer saber quais são eles e como implementá-los no seu negócio? Então, fique de olho!

Os benefícios da Transformação Digital para as empresas

Antes de entender os três pilares, precisamos entender de que maneira a empresa é beneficiada pela Transformação Digital. Confira:

Ganho de eficiência

O primeiro ponto é o ganho expressivo de eficiência, com processos mais tecnológicos, virtuais e conectados. A integração de dados e a automação são os grandes responsáveis por isso, eliminando retrabalhos, economizando tempo e reduzindo custos.

Então, em vez de ter setores isolados, a empresa consegue ligar todos eles por meio de softwares de gestão, aumentando sua eficiência e facilitando a troca automática de informações. A Transformação Digital vai ser uma aliada na substituição dos processos manuais e no aperfeiçoamento das suas etapas.

Maior satisfação dos clientes

Para melhorar a experiência do cliente é preciso que a empresa esteja bem organizada internamente, com processos ágeis e um alto padrão de eficiência.

Tendo o básico garantido, é possível ir além e utilizar a Transformação Digital como fonte de fornecimento e análise de dados relevantes sobre clientes, público-alvo e o mercado. A partir disso, podem surgir estratégias efetivas para personalizar o atendimento e aprofundar o relacionamento com o público.

Controle da gestão

Em um universo digital, fica muito mais fácil rastrear os dados sobre o que acontece na empresa. Cada operação deixa para trás um rastro de todo o percurso que ela fez. Assim, qualquer falha ou ineficiência pode ser devidamente investigada, e o processo aperfeiçoado.

Essas soluções proporcionam aos gestores mais controle sobre as situações e ajudam a tomar as decisões mais inteligentes para o futuro da organização. No presente, é possível organizar as operações de forma simples e eficiente, resolvendo gargalos e ajustando detalhes do dia a dia.

Maior vantagem competitiva

Com todos os benefícios que já vimos até aqui, é possível prever que a Transformação Digital traz consigo um diferencial competitivo importante, não é mesmo? A empresa que não adere a ela está perdendo oportunidades de compreender melhor o seu público, funcionar de maneira mais organizada e criar soluções atrativas.

As inovações tecnológicas disponíveis hoje permitem que a empresa se diferencie da concorrência. Para isso, é importante ficar de olho nas tendências, aproveitar as vantagens competitivas e embarcar nas novidades que podem se alinhar ao perfil do seu público.

Simplificação de processos

Tendemos a acreditar que quanto maior uma empresa, mais complexo é o seu funcionamento. Mas isso é um equívoco. A maior parte das grandes corporações só se tornou a potência que é por ter simplificado os seus processos internos. Então, o básico pode funcionar muito bem.

Portanto, as novas tecnologias também mudam a dinâmica do negócio. A integração de sistemas, a atuação colaborativa e as operações em ambiente digital facilitam o dia a dia. Com a automação e atualizações acontecendo em tempo real, todos os processos ganham naturalidade.

Redução de custos

Se a sua gestão organizacional é voltada especificamente para a redução de custos, você não deveria ignorar a Transformação Digital. Suas diversas soluções, como é o caso da Cloud Computing, podem resultar em reduções expressivas de custos operacionais.

CTA animado Cloud

Com menos necessidade de infraestrutura física local, realização de reuniões presenciais, viagens, impressões e assim por diante, a empresa consegue focar seus investimentos naquilo que realmente importa. Isso sem abrir mão da segurança a da proteção dos dados do negócio e do cliente.

Os 3 pilares da Transformação Digital

Agora você já está por dentro dos benefícios da Transformação Digital, chegou a hora de saber quais são os seus pilares.

1. Experiência do cliente

A Transformação Digital não tem valor nenhum se não estiver voltada para a experiência e a satisfação do cliente. A vida das pessoas foi profundamente afetada pela tecnologia. Processos que antes levavam horas ou dias para acontecer, hoje são operados em tempo recorde.

Então, quando falamos em experiência do cliente, o ambiente virtual é indispensável para oferecer bons resultados. Seja com uma interatividade consistente nas redes sociais ou com um chatbot inteligente, é necessário estar preparado quando o assunto envolve soluções rápidas e eficientes.

Além disso, o próprio ambiente virtual é ideal para captar dados relevantes sobre o comportamento do consumidor. Isso ajuda a entender quais são suas preferências, expectativas e necessidades. Só então você será capaz de desenvolver ferramentas e produtos ideais para atendê-lo.

2. A transformação dos modelos de negócio

Novas tecnologias e a Transformação Digital vieram varrendo o modo como negócios funcionavam. Burocracia e lentidão são duas características inaceitáveis em um ambiente competitivo atualmente. Portanto, a rapidez que se almeja depende, sobretudo, de uma mudança estrutural no modelo de negócio.

Hoje, é necessário que o empreendimento conte com um modelo que comporte essa velocidade, tanto na tomada de decisão quanto na execução das atividades. Mas é claro que não adianta ser rápido e ineficiente. As boas oportunidades estão no equilíbrio entre essas características.

Com bons softwares é possível tornar o negócio mais inteligente, rápido e estratégico. Aprimorar os processos, prever a movimentação de mercado e conhecer profundamente as suas necessidades é fundamental para responder a elas. Portanto, é preciso perder o medo de errar e apostar em uma gestão flexível.

3. Os processos operacionais

É no dia a dia do negócio que a Transformação Digital acontece. A eficiência, a agilidade e a inteligência da qual tanto falamos será expressa aqui: nos processos operacionais. Portanto, é preciso modernizar procedimentos, acompanhar as novas demandas e, sobretudo, entregar resultados satisfatórios.

Não é à toa que a automatização de processos é tão importante na era digital. O uso de tecnologias é crucial para atribuir agilidade às tarefas manuais, sem abrir mão da precisão e qualidade. Isso dá mais tempo aos colaboradores para se dedicarem à estratégia.

É assim que a empresa vai ganhar fluidez e dinamismo para lidar com imprevistos e fazer criações realmente inovadoras. Então, cuidar dos processos internos não é apenas um requisito, mas uma maneira de se manter competitivo.

BRQ, sua parceira na jornada de Transformação Digital

A BRQ Digital Solutions tem quase 30 anos de atuação no setor de Transformação Digital e, justamente por isso, carrega uma extensa bagagem de experiência com negócios dos mais variados segmentos. Isso permite que ela tenha a credibilidade e o reconhecimento que tem hoje.

Atuamos no ciclo completo de desenvolvimento, desde a concepção até a materialização dos produtos digitais. A inovação, a produtividade, a entrega de valor e a experiência do cliente estão no nosso foco de atuação.

Trabalhamos a partir das metodologias Lean e ágil, cocriando com nossos clientes soluções de alto padrão sob medida para suas necessidades. Ajudamos seu empreendimento a posicionar de forma estratégica no mercado.

Quer levar os pilares da Transformação Digital para dentro do seu negócio? Converse com a gente!

Cultura data-driven
Você também pode gostar

Deixe um comentário

oito + três =