Skip to main content

Algumas ocupações já estão bem consolidadas no mercado da tecnologia e dos segmentos em geral, como os programadores, designers, profissionais de marketing digital e cientistas de dados. Contudo, quais serão as profissões do futuro que dominarão o mercado?

Nesse post, listamos as nossas apostas de profissões que estarão muito bem cotadas em um futuro próximo. Você verá que algumas delas não se aplicam apenas a setores específicos de TI, mas na indústria como um todo. Vamos conhecê-las!

Que profissões deverão ser destaque no futuro?

Em primeiro lugar, falaremos das profissões mais promissoras para o futuro, de acordo com as tecnologias que têm se destacado em diferentes segmentos.

Desenvolvedor de Realidade Virtual

O futuro da tecnologia influenciará como vamos viver, trabalhar e interagir uns com os outros. Assim, esse relacionamento será cada vez mais virtual. Portanto, não surpreende que o mercado de profissionais capazes de criar mundos digitais envolventes, por meio de tecnologias como headset VR, torne-se imenso.

Assim, profissionais de tecnologia altamente qualificados, que consigam construir ambientes e objetos 3D (espaços de escritório, museus, arenas de shows, entre outros), desenvolver experiências interativas e interfaces de design estarão em alta demanda.

Desenvolvedor de Inteligência Artificial

O papel desse desenvolvedor é projetar, desenvolver, implementar e monitorar sistemas de IA. Esses profissionais normalmente constroem seus sistemas usando linguagens de programação, como Java e Python, e outras ferramentas, como perfis e ferramentas analíticas, bibliotecas de aprendizado profundo e plataformas de nuvem.

As empresas usam os dados resultantes desses sistemas para entender melhor os comportamentos e necessidades dos clientes, a fim de aumentar a receita. Dado o rápido crescimento da IA e suas futuras aplicações previstas em todos os setores e negócios, esses profissionais estarão em alta demanda.

Basta dar uma olhada nos números para constatar o crescimento: o mercado de soluções de Inteligência Artificial cresceu 54% em 2022 e deve crescer 40% em 2023.

Engenheiro de cloud

Com a popularização da Cloud Computing, nada mais natural que os profissionais se tornem cada vez mais especializados.

Assim, um cloud engineer é o profissional capaz de desenvolver políticas para o uso de serviços em nuvem, gerenciamento de solicitações de novas tecnologias, estabelecimento de um ambiente de nuvem seguro e monitoramento da disponibilidade de serviços, entre outras funções.

As habilidades necessárias incluirão:

  • Conhecimento em diversos sistemas operacionais, como o Linux;
  • Habilidades de programação;
  • DevOps — Práticas que integram desenvolvimento e operação de softwares;
  • Compreensão de redes virtuais e funções gerais de gerenciamento de rede.

Os profissionais de tecnologia com conhecimento especializado em nuvem estarão em alta demanda, uma vez que o home office é uma tendência que só tem aumentado no mundo todo.

Profissionais do metaverso

O metaverso, que já recebeu bilhões em investimento por empresas como a Meta, promete um mundo virtual que complementa o real — isto é, um lugar no qual poderemos trabalhar, estudar, socializar e até mesmo comprar terrenos virtuais.

Por isso, muitas coisas que já fazemos atualmente (como trabalhar) serão passíveis de serem executadas no metaverso. Assim, teremos o planejamento de eventos virtuais, design de roupas de avatar, médicos meta-humanos e até mesmo cientistas especializados no metaverso.

Com as perspectivas financeiras, que apontam que o metaverso pode gerar até US$ 5 trilhões em valor até 2030, a possibilidade de transformar qualquer carreira atual em uma “metaprofissão” está se tornando cada vez mais real.

Data protection officer

O data protection officer é o profissional que garantirá que as empresas possam cumprir rigorosamente as leis de proteção de dados, como a brasileira LGPD.

Dessa forma, a empresa não apenas ficará ciente do que pode fazer com os dados dos clientes, mas também atuará em conformidade com todas as regras de proteção. É importante notar que outros países adotaram leis semelhantes à LGPD, então o mercado será vasto para esse profissional.

Desenvolvedor de jogos

Segundo a Forbes, o mercado de games deve ultrapassar a marca de 200 bilhões de dólares em 2023. O desenvolvedor de jogos não é uma profissão nova, mas a verdade é que mais pessoas se juntarão a esse campo.

Afinal, os jogos estão invadindo até mesmo os serviços de streaming. A Netflix, por exemplo, já oferece jogos respeitados como Kentucky Route Zero, sem contar o episódio Bandersnatch, da série Black Mirror, no qual o usuário pode escolher as cenas da trama pelo controle remoto.

Além disso, o mercado mobile está cada vez mais forte, como provou o sucesso do recente jogo Among Us. Com tanto dinheiro e possibilidades criativas em jogo, o desenvolvimentismo dos games só tende a crescer e evoluir.

Influenciador digital

Pense bem: algumas das tecnologias que citamos até aqui são bem complexas. Como fazer para que os gestores de empresas de diversos segmentos entendam a importância de adotá-las? Nesse sentido, os influenciadores digitais terão um papel relevante em relação à comunicação.

Por isso, muitos jornalistas e produtores de conteúdo se reinventarão como influencers de tecnologia. Do mesmo modo, muitas pessoas com formação em TI também poderão explorar essa oportunidade.

Além das profissões que citamos aqui, o Senai e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizaram uma pesquisa para conhecer alguns dos trabalhos que tendem a se valorizar cada vez mais. Alguns deles são gestor de mídias sociais, cientista de dados, operador de drones, técnico em telemedicina, entre outros.

Qual será o impacto da tecnologia no mercado de trabalho e nos negócios?

A tecnologia já está presente em diversos segmentos — afinal, é praticamente impossível entrar em qualquer comércio hoje e não encontrar ao menos um dispositivo conectado à internet.

Assim, essas evoluções tendem a promover diversas melhorias na indústria como um todo, que serão aproveitadas por diferentes mercados.

Basta lembrar que a Inteligência Artificial, por exemplo, envolve soluções de reconhecimento facial, controle de estoque, casas inteligentes e ciência de dados, só para você ter uma ideia da sua versatilidade.

Como se preparar para o mercado de trabalho?

Profissionais de tecnologia precisam estudar de forma contínua, no modelo lifelong learning, acompanhar as tendências e firmar parcerias. Afinal, o momento é de inovação aberta, o conceito que prega a colaboratividade entre empresas, clientes e até mesmo o trabalho conjunto com concorrentes.

Além disso, startups também se beneficiam de parcerias, por meio de iniciativas como o Innovation Hub da BRQ. Dessa forma, elas trocam expertise com algumas das maiores empresas do setor, obtêm financiamento e podem lançar soluções disruptivas.

Também é interessante acompanhar o universo do marketing digital e do design, para criar campanhas de divulgação cada vez mais personalizadas e promover experiências cada vez melhores para os clientes.

Uma empresa que invista tanto no desenvolvimento de tecnologia como na experiência do cliente, por meio do UX e do UI, estará bem mais preparada para combinar o conhecimento técnico à usabilidade por parte dos usuários.

Como você viu no artigo, as profissões do futuro se basearão em tecnologias que estão cada vez mais presentes tanto nas empresas como no cotidiano das pessoas. Elas são excelentes oportunidades para profissionais em busca de especialização, por exemplo.

Aproveite a visita, leia outros conteúdos do blog e se inscreva na nossa newsletter!

BRQ fale conosco