Skip to main content

Algumas soluções digitais provam que é possível combinar crescimento tecnológico com um mindset de sustentabilidade. Além disso, a empresa consegue lucrar e atrair um novo tipo de consumidor mais preocupado com questões ambientais.

Neste post, mostraremos o que é tecnologia sustentável, seus benefícios e como implementar uma solução assim em seu negócio. Além da preservação do meio ambiente, a organização ainda se moderniza e deixa algumas práticas ultrapassadas definitivamente para trás. Continue a leitura para saber mais!

O que é tecnologia sustentável?

A tecnologia sustentável envolve utilizar soluções digitais modernas e disruptivas que não causem impactos negativos ao meio ambiente. Há uma série de benefícios para as empresas que adotam essas ferramentas, tais como:

  • captação de clientes que têm os mesmos valores;
  • redução de custos, como é o caso da ideologia paperless, que prega menos uso de papel nas empresas;
  • redução dos desperdícios;
  • certificações de sustentabilidade (responsáveis por valorizar a marca no mercado).

Um aspecto interessante é que a tecnologia sustentável não significa que a empresa precise dar prejuízo para contribuir positivamente com a preservação do meio ambiente. Afinal, ela combina ganhos operacionais com benefícios socioambientais.

Quando uma organização substitui a impressão de documentos pela digitalização, por exemplo, facilita a consulta e garante a segurança de arquivos sensíveis para o negócio.

Do mesmo modo, a computação em nuvem proporciona acesso em qualquer lugar que o colaborador esteja, sem que ele precise carregar uma pilha de papéis e documentos para todo lado.

Qual sua importância?

A tecnologia sustentável tem como principal objetivo a preservação do meio ambiente. Contudo, as empresas também têm alguns benefícios importantes, o que estimula os gestores a adotar esse mindset.

Muito além de ajudar a assegurar o futuro da biodiversidade, a tecnologia sustentável promove as seguintes vantagens para os negócios:

  • aumento da reciclagem e combate ao desperdício, como impressoras que são acionadas por qualquer um e geram gastos altos;
  • redução dos impactos ambientais, já que a poluição pode fazer com que percam certas licenças para atuar;
  • redução dos gastos, como adotar painéis solares e se livrar dos altos custos com a conta elétrica tradicional;
  • diminuição na geração de resíduos e no descarte de lixo, que exigem muito da logística;
  • menor poluição dos rios, dos solos e das águas, ajudando a manter um relacionamento melhor com a comunidade em que estão inseridos;
  • maior capacidade de atrair parceiros e fornecedores que queiram se associar a marcas que adotam um mindset sustentável.

Além disso, as empresas podem conquistar certificações de sustentabilidade ESG, que ajudam a melhorar a percepção dos investidores. Assim, caso o seu objetivo seja listar o seu negócio na Bolsa de Valores, buscar uma gestão sustentável é essencial para captar dinheiro.

Quais são os principais tipos de tecnologia sustentável?

Agora, mostraremos alguns exemplos práticos de tecnologia sustentável que podem ser implementados em organizações de qualquer segmento.

Energia solar

A energia solar é uma fonte limpa e abundante que não provoca impactos ambientais negativos e não emite gases poluentes. Ela é ideal para países como o Brasil, já que a radiação solar costuma ser bem intensa durante a maior parte do ano.

Esse tipo de energia é renovável, uma vez que é oriundo de uma fonte inesgotável: o próprio sol. Outro benefício relevante é que os painéis podem ser instalados em espaços pouco utilizados, como próprio telhado. Além disso, é possível adotar um sistema de aquecimento solar de água e para fornos.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é uma criação moderna que permite a um gestor assinar documentos no ambiente digital — e com a mesma validade jurídica dos documentos físicos assinados à mão.

Esse tipo de prática ganhou força na pandemia de COVID-19, já que o trabalho remoto acelerou a tendência de que contratos, acordos e termos fossem formalizados por meio da internet. Como ela se provou bastante eficiente, foi adotada por grande parte do mercado.

Gestão digital de documentos

A gestão digitalizada de documentos promove a substituição de arquivos de papel e a impressão desenfreada de documentos por versões digitais que têm a mesma validade jurídica.

Um exemplo vem das escolas, uma vez que o próprio Governo Federal passou a exigir que os documentos fossem digitalizados pelas instituições de ensino por meio da Portaria 360 do MEC.

Assim, além de facilitar a consulta por parte de todos os envolvidos, essa prática ajuda as organizações, que não precisam mais manter grandes espaços físicos para arquivar documentos.

Ademais, as empresas contam com a proteção de contratos e acordos confidenciais, já que esses documentos deixam de existir na versão física para serem armazenados no universo virtual — com acesso restrito definido pelo gestor responsável.

Computação em nuvem

Guardar arquivos, documentos, vídeos e fotos em um ambiente seguro, acesso facilitado de qualquer lugar do planeta (bastando ter com conexão com a internet) e possibilidade de escalar o serviço de acordo com o crescimento do negócio.

Parece até que estamos falando de muitas tecnologias, mas, na verdade, só estamos tratando da computação em nuvem. A cloud computing permite que a sua organização armazene qualquer tipo de documento, desde contratos até notas fiscais e cadastros.

Como utilizá-las na empresa?

Pegando o gancho do tópico anterior, um meio prático e eficiente de adotar a tecnologia sustentável em seu empreendimento é contratar uma solução de computação em nuvem com um provedor que garanta todo o suporte para a sua operação.

Trata-se de um exemplo clássico de gestão sustentável, uma vez que a cloud substituiu o físico pelo digital. Assim, não será mais preciso imprimir documentos intermináveis ou adquirir centenas de discos rígidos para arquivar informações, sendo que esses dispositivos ainda correm o risco de serem roubados ou danificados.

Além disso, a computação em nuvem é sustentável por conta do funcionamento da tecnologia, que aloca os arquivos em clusters e servidores especialmente desenvolvidos para isso. Desse modo, elas ajudam a reduzir o consumo energético local das contratantes.

Como vimos no artigo, a tecnologia sustentável une o melhor de dois mundos: a modernização promovida pela implementação de novas tecnologias de ponta e a preocupação com o meio ambiente. Esse comportamento tem sido cada vez mais elogiado no mercado, atraindo parceiros, investidores e clientes.

Leia outros conteúdos no blog e inscreva-se na nossa newsletter!

BRQ fale conosco