Skip to main content

O sucesso de empresas que consolidam uma gestão Data-Driven e conseguem mais eficiência com a Cloud Computing vem mostrando para todos os setores de mercado que a tecnologia é fundamental para o futuro.

Não à toa, a nuvem é apontada como segmento de maior avanço para 2021, com um quarto dos negócios já implementando soluções de Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning que exigem uma estrutura em Cloud para prosperarem.

Mas a necessidade de acompanhar o mercado não pode ser confundida com a pressa. Quem não se planeja na hora de investir em computação em nuvem pode não alcançar os resultados esperados e perder uma oportunidade de crescimento.

Pensando nisso, criamos este guia de migração Cloud para empresas. Continue a leitura e prepare-se para executar uma estratégia que trará resultados reais para seu negócio!

O que é Cloud?

O termo Cloud Computing, ou computação na nuvem, já está há algum tempo presente na rotina empresarial em todo o mundo. Mesmo assim, ainda podem existir dúvidas sobre o que o conceito realmente compreende e o que significa para a realidade de empresas que apostam na Transformação Digital.

Explicando objetivamente, Cloud Computing é uma tecnologia que possibilita o acesso remoto, de qualquer parte do mundo, a bancos de dados, softwares, plataformas e outros meios de processamento de dados pela internet. Uma ferramenta extremamente vantajosa para os negócios e que se tornou um recurso estratégico no mundo corporativo, especialmente em tempos de necessidade de ganho de eficiência.

De que forma a Cloud é aplicada nas empresas?

A nuvem geralmente é implantada no modelo as a service, ou seja, um serviço que pode ser consumido. A empresa paga um plano periódico para acessar a infraestrutura da fornecedora do provedor de nuvem por meio da internet, utilizando seus recursos como se estivessem rodando nativamente.

Com esse serviço, você pode contar com tudo o que precisa para digitalizar o negócio, dependendo do tipo de contrato e seus planos. Algumas ofertas são:

  • armazenamento de arquivos para seu banco de dados;
  • virtualização de sistemas e plataformas;
  • capacidade computacional para processamento de dados;
  • ferramentas de comunicação remota; e
  • ferramentas de produtividade.

A ideia da Cloud Computing é entregar recursos tecnológicos de ponta sem que a empresa precise investir em servidores, software e hardware próprios. Assim, torna essas soluções mais acessíveis para todo tipo de negócio, além de propiciar mais dinamismo para necessidades em mercados competitivos.

Quais são as principais vantagens da Cloud para empresas?

Para entender melhor o que essa oferta de tecnologia remota permite, compilamos seus maiores benefícios. Confira!

Redução de custos

A troca de investimentos em bens de capital (CAPEX) por bens de serviço (OPEX) dilui os grandes gastos em tecnologia por modelos de contrato mais flexíveis. Isso permite não só garantir competitividade com um ponto de partida mais acessível como também a capacidade de se adaptar à demanda ao longo do tempo.

Diminuição da sobrecarga na infraestrutura

Mesmo que você não substitua toda a sua infraestrutura pela nuvem, ela pode se tornar um grande investimento de apoio, que permita um uso mais racional de recursos e um foco maior da TI em otimização da rede interna.

Possibilidade de trabalho remoto

Por ser acessível pela internet, a empresa ganha disponibilidade de sistemas e ferramentas onde quer que os colaboradores estejam. Assim, é possível libertar o negócio de seus limites físicos e conectar pessoas em diferentes contextos.

Otimização de tempo

Fornecedores de nuvem geralmente investem muito no serviço atrelado à sua infraestrutura. Isso significa ter ferramentas de automação de processos, comunicação instantânea, conferência de registros etc. Com a Cloud Computing, a empresa reduz falhas, retrabalhos, corta etapas produtivas e se torna mais eficiente.

Segurança

A segurança da informação é sempre uma grande questão na digitalização do mercado. Na Cloud Computing, as chances de algum hardware ou software terem sua segurança prejudicada diminuem muito. Isso porque os provedores têm vários protocolos preparados para manter a segurança dos dados. Contando com uma boa fornecedora, seu negócio traz para a rotina produtiva ferramentas e profissionais especializados na proteção de dados.

Escalabilidade

Na nuvem como serviço (IaaS, ou Infrastructure as a Service), você consegue escalar recursos e ferramentas com apenas alguns cliques. A empresa pode expandir ou retrair sua oferta de infraestrutura tecnológica para se adaptar a demandas de mercado, por mais repentinas que sejam.

O negócio pode atender, então, de poucos clientes até milhões sem grandes mudanças de infraestrutura.

Como preparar a empresa para a migração?

Depois de tudo o que discutimos até aqui, dá para entender por que alguns diretores e empresários buscam a todo custo um investimento em Cloud. Mas, como dissemos, é com preparação e cuidado que se consegue todos os benefícios da tecnologia.

Portanto, vamos compartilhar aqui uma checklist para o planejamento para migração. Vamos lá!

Estudo

O primeiro passo nessa jornada é fazer um levantamento completo de necessidades, desafios e oportunidades da empresa. Analise processos, ferramentas, demandas e estude bem o estágio atual de produtividade do negócio.

Seleção do ambiente

Com esse estudo feito, você encontrará pontos que precisam ser aprimorados para levar a empresa à verdadeira Transformação Digital. Seguindo essas evidências, é hora de ir ao mercado e encontrar o melhor ambiente de nuvem que se encaixa às demandas, objetivos e à cultura de trabalho da empresa.

Arquitetura

Depois de escolher uma fornecedora, é hora de preparar seu sistema para a migração. A forma como você digitaliza, armazena e utiliza dados de negócio fará parte da arquitetura da informação consolidada. É um trabalho em conjunto, contemplando a parte técnica e estratégica de uso desse novo modelo.

Criação de normas para o uso do ambiente

Por fim, é importante já ter toda a equipe preparada para a adoção da nova tecnologia antes que ela seja implantada. Comece pelas normas de uso do ambiente. Em seguida, invista em capacitação para colaboradores no uso dessas novas ferramentas.

Como fazer a migração efetivamente?

Com um bom sistema implantado, profissionais capacitados e uma política de uso objetiva, a Cloud Computing se torna uma grande aliada para o futuro do seu negócio. Mas o planejamento é apenas o início dessa caminhada.

O verdadeiro sucesso da nuvem está em um gerenciamento pós-migração que garanta todas as vantagens apontadas neste texto. É uma combinação de execução, gestão, operação e monitoramento de resultados. Para isso, é preciso criar indicadores de performance próprios e ter um acompanhamento constante do comportamento dos profissionais dentro do sistema.

O melhor caminho aqui também é contar com uma parceria especializada de implementação e gestão com a BRQ Digital Solutions — que oferece suporte em todas as etapas do processo para sua empresa alcançar os melhores resultados.

Quem opta pela implementação de Cloud tem a infraestrutura necessária para digitalizar o negócio e elevar a competitividade no mercado. É um investimento em otimização de processos, eficiência produtiva e qualidade de serviço — características que valem muito para o futuro.

O futuro está na Cloud Computing! Já está pensando em migrar para nuvem? Então você precisa conferir esse e-book com todas as informações para preparar sua empresa!

FALE CONOSCO