Skip to main content

Big Data e Analytics estão transformando o mundo dos negócios. Hoje, decisões e aplicações que utilizam esses modernos conceitos como base são capazes de gerar um grande diferencial competitivo para as empresas, colocando-as na direção certa a partir de insights e análises precisas.

Em um cenário de intensa competitividade e de reduzida margem para erros e ineficiência, negócios necessitam investir em aprimoramento contínuo, otimizando seus diferentes processos e setores, mas de forma inteligente, aproveitando ao máximo todos os seus recursos. Nesse novo cenário, tomar decisões se tornou uma tarefa complexa, muito mais analítica do que intuitiva.

Diante disso, pode-se dizer que atualmente a discussão não está mais relacionada a usar ou não os dados, adotar ou não Big Data e Analytics nas tomadas de decisões. Na verdade, o foco está em como introduzir a cultura Data-Driven dentro do negócio para que o seu máximo de valor seja extraído.

É com essa visão que a BRQ Digital Solutions contribui diretamente para o aprimoramento dos processos logísticos da Ambev, entregando mais visibilidade e controle. A seguir, preparamos um artigo completo para contar um pouco mais do case Ambev e mostrar como a BRQ foi capaz de auxiliar essa líder no mercado nacional. Acompanhe!

Os desafios da Ambev

Inicialmente, a Ambev tinha como um dos seus principais problemas suportar o processo logístico e melhorar sua visibilidade aplicando o Big Data em suas operações centralizadas e unidades por todo Brasil, um setor de grande representatividade para as atividades da empresa, sendo o segundo maior e mais importante “braço das operações”.

Nesse contexto, a necessidade da Ambev era operar com o apoio de uma torre de comando centralizada, capaz de agregar visibilidade, integração e agilidade na gestão logística. Até então, não existia nenhum tipo de solução que centralizasse as informações de logística para tomada de decisão.

As decisões eram tomadas em silos com as informações descentralizadas e criadas manualmente — metodologia que não oferecia a eficiência necessária para um setor tão relevante. Antes da execução do projeto em parceria com a BRQ, a Ambev também utilizava uma torre de comando muito voltada para caminhões e rotas, isto é, mais focada na logística externa de transporte. 

A BRQ, em parceria com o time Ambev, criou então uma central de informações e tomada de decisão near real time de toda a operação logística. Ela tem em seu core a visibilidade operacional, que permite a tomada de ações de forma rápida e eficaz.

Detalhamento do projeto BRQ + Ambev

No case Ambev, a BRQ focou seus esforços no aprofundamento da gestão logística, mostrando à empresa que esse é um setor altamente complexo, que vai além dos transportes e necessita de um acervo informativo mais amplo, rico e estratégico para a tomada de decisão.

Inicialmente, a Ambev tinha o desejo de gerenciar todas as suas informações logísticas de modo conjunto, em uma única tela. Porém, logo se chegou à conclusão de que muitas dessas informações não conversavam, assim como os templates e as cores utilizadas na estruturação do dashboard.

Diante disso, a BRQ implementou a metodologia de discovery, a partir da qual se buscou entender quais eram os desafios e as necessidades mais latentes do projeto. Nessa etapa, foram analisados quais canais deveriam ser utilizados, quais eram as possíveis limitações e que impactos poderiam existir por determinadas soluções a serem adotadas.

Depois, foi criado um design system, além de diferentes protótipos de visualização para testes, até se chegar a um dashboard final, que fosse capaz de disponibilizar informações por meio de um único repositório, o qual poderia ser acompanhado e gerenciado de maneira centralizada, mas, ao mesmo tempo, estrategicamente segmentada.

Hoje na Ambev há um conceito de três camadas. A Control Tower é destinada ao nível mais alto, diretores e vice-presidentes — essa solução já está pronta e rodando na empresa. Agora, a BRQ está trabalhando no desenvolvimento do Command Center, que é mais focado na realidade dos gerentes-executivos. O próximo passo será a construção dos Workplaces, destinados aos analistas.

A metodologia empregada no projeto

O sucesso obtido no case Ambev, em grande medida, se deu em razão da metodologia empregada pela BRQ Digital Solutions. Tal metodologia, de forma simplificada, se apoia em três pilares fundamentais que foram executados ao longo do projeto. São eles:

Descoberta

A fase de descoberta, que utiliza as abordagens de design thinking, é uma rica experiência. Com o objetivo de entender e reenquadrar o desafio, busca enxergar não apenas as consequências daquele problema, mas sim a causa raiz. Depois dessa identificação e validação, explora-se quais as possíveis soluções para o real problema.

Construção

Nesta etapa, as seguintes fases são necessárias para a elaboração de um projeto sustentável e com alta aderência às necessidades da empresa:

  • engenharia de valor (backlog do produto);
  • criação e ingestão dos dados no datalake, DW e Cubos;
  • geração de aceleradores para ingestão de dados;
  • construção dos dashboards.

Solução

Ao final, foi projetada uma Control Tower altamente personalizada, por meio de dashboards em Power BI que são formulados a partir das dores e necessidades do usuário. Aqui, conceitos como UX/UI, desde o início da construção, são fundamentais para a entrega de uma solução extremamente efetiva.

Os resultados do case Ambev e BRQ

No projeto desenvolvido em conjunto com a Ambev, a BRQ foi capaz de gerar uma série de resultados positivos, além de diferentes vantagens para a empresa. Entre as principais, podem ser citadas:

  • mais agilidade na tomada de decisão de forma integrada;
  • visibilidade centralizada na cadeia de logística;
  • reforço na integração dos processos logísticos;
  • capacidade de antecipar problemas e agir para minimizar seus possíveis impactos;
  • possibilidade de acompanhar a eficiência do planejamento de logística;
  • capacidade de viabilizar um gerenciamento macro de problemas de transporte e de produção.

Por fim, com uma experiência adquirida ao longo de mais de 27 anos de atuação no mercado, a BRQ Digital Solutions cada vez mais reforça o seu compromisso com a inovação, auxiliando negócios dos mais diferentes segmentos e portes a explorar de modo ainda mais eficiente e produtivo todo o potencial que a tecnologia, o uso inteligente dos dados e as soluções digitais podem agregar às suas atividades, reduzindo custos, minimizando erros e facilitando o gerenciamento de crises, por exemplo.

Hoje, o grande diferencial da BRQ está em sua metodologia. Todo o desenvolvimento das soluções é apoiado na chamada “engenharia de valor”, conceito que vai muito além da simples construção e entrega de ferramentas e serviços. O foco é gerar valor de maneira ágil e contínua, acompanhando o cliente ao longo de toda sua jornada de transformação digital.

Foi com essa visão que a BRQ conseguiu otimizar os processos logísticos da Ambev, uma das maiores e mais importantes empresas do mercado nacional.

O case Ambev é mais uma prova de que o caminho da tecnologia e da inovação é o mais indicado para os negócios atuais. Nesse ponto, a BRQ tem muito a oferecer para o seu negócio. Entre em contato conosco e seja o nosso próximo case de sucesso!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO