Skip to main content

A Cloud Computing é um assunto que há muito tempo permeia as discussões estratégicas dentro das empresas. No entanto, por mais presente e relevante que seja o tema, muitos gestores ainda sentem dificuldade de investir, sem saber exatamente o que a tecnologia pode trazer para seu negócio no futuro.

Se esse é o seu caso, este artigo é perfeito para começar essa jornada de migração. Nele, veja o que é Cloud Computing e suas características, quais serviços são mais promissores e o que os próximos anos guardam para quem implementa a nuvem em sua rotina produtiva. Continue a leitura para conferir!

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing, ou computação em nuvem, é um conceito abrangente de oferta de serviços, ferramentas e recursos de computação por meio da internet.

Em vez de adquirir e manter computadores poderosos, servidores robustos e intermediários de maior infraestrutura — que ocupam muito espaço e exigem manutenção constante —, a empresa tem acesso às mesmas tecnologias de maneira remota, a partir de qualquer dispositivo com acesso online.

Como funciona essa tecnologia?

A Cloud Computing é uma extensão da informatização de empresas que acontece desde meados dos anos 1990. Com a evolução da era da informação, muitos negócios passaram a investir em servidores e data centers para manter sistemas, plataformas e dados disponíveis para serem utilizados na gestão e operação.

O que a nuvem faz é mudar a abordagem dessa infraestrutura física e transformá-la em um serviço. Diferentemente do modelo tradicional, em que cada empresa conta com seus servidores on-premises, ela passa a contratar esses recursos de negócios especializados na manutenção de data centers.

Assim, armazenamento, computação, processamento e comunicação são realizados em servidores terceirizados por meio da internet.

Em qualquer lugar ou dispositivo, os colaboradores acessam a nuvem com credenciais seguras. É possível visualizar e manusear informações, além de utilizar sistemas virtualizados que rodam na estrutura do fornecedor de cloud, mas são controlados localmente pelos usuários.

Para que serve?

A tecnologia da nuvem começou como um serviço simples de armazenamento: HDs terceirizados em que a empresa podia organizar dados de negócio e acessá-los de maneira simples e segura.

Porém, a evolução do conceito permitiu que a Cloud Computing seja muito mais do que um HD virtual. É uma verdadeira infraestrutura de consolidação e operação corporativa.

Quem investe em nuvem, atualmente, tem acesso à virtualização de sistemas e plataformas de gestão, processamento remoto para tarefas que exigem bastante computação, além de ferramentas de monitoramento de acesso, uso e acompanhamento de indicadores de performance de forma integrada.

Podemos dizer, então, que a cloud é capaz de suportar inteiramente a gestão e a operação de muitos negócios, principalmente, no setor de serviços. Se a empresa passa a ser sustentada por recursos remotos digitais, isso também significa que quem investe elimina os limites físicos do escritório.

A nuvem é o canal mais utilizado para modelos modernos de gestão, utilizando trabalho remoto, foco em resultados e hiperconectividade entre colaboradores e departamentos. Uma verdadeira integração que se apresenta como o auge da transformação digital.

Quais serviços a Cloud Computing oferece?

Se a Cloud Computing começou apenas como armazenamento remoto de dados, hoje ela é disponível no mercado em diversas modalidades. A maioria delas é ofertada em um sistema que chamamos de As a Service, ou “como serviço”.

Nele, o cliente paga uma assinatura para receber acesso aos recursos e pode desfrutar da infraestrutura remota enquanto estiver com o contrato ativo. Entre todas as opções, podemos segmentá-las em três categorias mais relevantes, que ajudam a guiar seus investimentos em nuvem. Veja quais são.

SaaS

Esse software foi um dos primeiros modelos de nuvem a serem oferecidos no mercado. Nele, um programa ou suíte de programas é ofertado no modelo de assinatura, e pode ser utilizado de maneira virtual, sem que esteja instalado localmente na empresa.

Um exemplo muito comum em ambientes corporativos é o pacote Office 365 ou o Google Docs: editores de texto que são acessados pela nuvem por meio de um navegador de internet.

Como o processamento desse software é feito nos servidores da fornecedora, a empresa não precisa investir em máquinas específicas que rodem aquele programa. Mesmo ferramentas pesadas podem ser utilizadas em dispositivos mais leves e versáteis.

PaaS

A Plataform as a Service é uma evolução do SaaS. Nesse caso, não apenas um software, mas toda a gestão e integração de dados em relação à produtividade da empresa são concentrados em uma plataforma digital única.

É o tipo de solução que facilita muito o trabalho de gestores por entregar um dashboard centralizado de todas as características e indicadores de operação em todos os departamentos. Um investimento muito comum para quem busca visibilidade e eficiência.

IaaS

A infraestrutura como serviço, IaaS, é a culminação da nuvem como facilitadora de negócios digitais. Além de ferramentas e plataformas de gestão, são serviços que entregam uma base administrativa e operacional remota completa.

É a consolidação do conceito de serverless, negócios que não precisam mais manter qualquer infraestrutura e, ainda assim, ganham em produtividade e competitividade.

O IaaS fornece recursos de computação, ferramentas de análise automatizadas, Business Intelligence e todas as possibilidades presentes nos modelos anteriores.

Qual é o futuro da Cloud Computing?

Se já houve dúvida sobre a viabilidade e os benefícios da Cloud Computing, no passado, a evolução da tecnologia e seus resultados na rotina corporativa afastaram qualquer hesitação sobre o tema. A nuvem é vista como o pilar da Transformação Digital.

Ela não apenas entrega recursos e ferramentas mais eficientes, como muda a cultura de um negócio que investe. Ainda aumenta o foco nos resultados, incentiva a inovação e aproxima todos os colaboradores, ao mesmo tempo que podem estar se falando de cantos opostos do mundo.

Com os primeiros resultados positivos do uso de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, a nuvem também se torna o caminho ideal para implementar inteligência de negócio e automatização. Essas características serão fundamentais para a relevância no mercado.

O que a Cloud Computing faz é oferecer o tipo de infraestrutura tecnológica que a maioria das empresas não teria condições de manter por conta própria. Algo que se tornará ainda mais importante para a competitividade nos próximos anos.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Leia outros conteúdos do blog e descubra quando é hora de migrar para a nuvem com o nosso e-book exclusivo sobre o assunto!