Skip to main content

A entrada de novos negócios no mercado é constante e, com isso, a renovação de processos e práticas também se torna bastante intensa. Até a forma como as pessoas consomem vem mudando e, para acompanhar tudo isso, é preciso estar um passo à frente. É o que fazem as empresas do futuro.

Já imaginou saber antes de todo mundo o que esperar do mercado e como se preparar para atender a essas novas demandas? Ou, que tal, ser o tipo de negócio que não só se adapta às inovações, mas também que cria as novas tendências?

Então, chegou a hora de saber mais sobre o assunto e entender como colocar o seu negócio entre as empresas do futuro. Acompanhe!

O que são as empresas do futuro?

Empresas do futuro são aquelas que estão sempre um passo à frente do seu tempo e, é claro, da concorrência. Seus propósitos e valores são sólidos e elas se preocupam menos com o presente e mais com o que está por vir. A missão e a visão do negócio são seus pontos fortes.

Esses empreendimentos constroem equipes que realmente vestem a camisa e que veem na marca que os emprega a oportunidade de construir um mundo melhor. Logo, o trabalho não é apenas um trabalho, mas uma forma de deixar a sua marca no mundo.

A seguir, você vai conferir algumas das principais condições que caracterizam as empresas do futuro.

Ambiente inovador

Os ambientes de trabalho físico e digital das empresas do futuro são extremamente inovadores. Essas organizações estão sempre buscando maneiras de fazer melhor e, para isso, acreditam em práticas que a maioria dos negócios não exerce, como a priorização do bem-estar no trabalho e a autonomia dos colaboradores.

São empresas disruptivas que não buscam apenas as vantagens de curto prazo. Na verdade, elas se preocupam mais com o ganho que terão ao longo do tempo e com o legado que deixarão do que com as críticas e riscos do dia a dia.

Uso de novas tecnologias

Esses negócios também investem pesado em novas tecnologias, apostando suas fichas na automatização de processos e na adoção de soluções inteligentes. Assim, elas se tornam mais ágeis, mais conectadas e, consequentemente, mais competentes.

Essa característica tem um forte impacto na qualidade dos serviços que as empresas do futuro entregam para o público, fazendo com que sejam mais reconhecidas no mercado. Além disso, elas dificilmente são pegas de surpresa ou desprevenidas em relação à tecnologia.

Atualização do mercado

Os empreendimentos do futuro estão em uma busca constante por atualização no mercado, apostando na qualificação dos seus times como força principal. Por isso, não têm medo de investir no capital humano e acabam sendo detentoras de um conhecimento de ponta. Ao mesmo tempo, não há medo de praticar os aprendizados e cometer os erros necessários para evoluir. 

Empresas do futuro estão sempre aprendendo com os próprios resultados e isso faz com que elas se atualizem e avancem mais rapidamente no mercado.

Qual é a sua relação com a Transformação Digital?

A tecnologia tem um papel fundamental no dia a dia das organizações do futuro. Por isso, a transformação e a maturidade digital da empresa estão sempre presentes em suas ações. Esses negócios já são naturalmente adeptos das principais soluções digitais disponíveis, mas isso não os impede de buscar meios de otimizar os seus processos.

Essas empresas veem na tecnologia o vetor responsável pela sua transformação. Assim, se quiserem criar soluções desejadas pelo mercado consumidor, sabem que precisam contar com recursos tecnológicos para descobrir os meios de fazer isso.

Ademais, a tecnologia também contribui significativamente para o aumento da eficiência dos seus processos. Outro benefício é que grande parte dos custos é reduzida em função do aumento da inteligência na tomada de decisões, podendo ser reinvestida em áreas melhor aproveitadas.

Por que vale a pena ser uma empresa do futuro?

Pensar à frente do tempo

Uma empresa que está sempre à frente do seu tempo dificilmente é pega desprevenida. Recentemente, observou-se que a pandemia assolou grande parte dos empreendimentos pelo mundo. No entanto, as empresas do futuro já estavam estruturadas para responder a novos cenários e demandas.

Desenvolver alto potencial competitivo

É bastante difícil competir páreo a páreo com as empresas do futuro, especialmente se você não possui o mesmo nível estratégico que elas detêm. Esse tipo de negócio está preparado para ditar as regras do jogo e lançar no mercado soluções capazes de revolucionar o comportamento dos consumidores.

Construir uma cultura forte

Se você está acostumado a sempre olhar para a concorrência, talvez goste de saber que as empresas do futuro estão mais preocupadas em fortalecer sua cultura do que competir por valores que não são os seus. Elas são fiéis ao que acreditam e querem transformar o mundo externo a partir do seu universo interno.

Desenvolver os melhores talentos

O ambiente de trabalho das empresas do futuro é altamente desenvolvido, criativo e desafiador. Por isso, é praticamente impossível não desenvolver os melhores talentos dentro desse contexto. Os colaboradores fazem isso constantemente, por meio de uma mistura de aprendizados teóricos e vivências cotidianas.

Como se tornar uma empresa do futuro?

Que tal descobrir como você pode começar a olhar para o futuro dentro do seu negócio? Continue a leitura dos próximos tópicos!

Acompanhe as tendências

Veja o que está sendo feito no mercado e se abra a novas ideias. Entenda como as empresas do futuro estão substituindo conceitos antigos, como:

  • trabalhar por resultados em vez de quantidade de horas;
  • permitir que um funcionário desenvolva suas tarefas de onde quiser;
  • tornar o local de trabalho um espaço onde as pessoas queiram estar;
  • ver o cliente como um parceiro do negócio e não apenas como uma fonte de dinheiro;
  • perder o medo de cometer erros para aprender e evoluir;
  • investir em tecnologia de ponta e abrir mão do trabalho mecânico.

Experimente ideias inovadoras

Se as ideias mais inovadoras estão funcionando em outros mercados, talvez elas também possam servir para o seu. Então, comece a experimentar outras perspectivas e implemente aquelas mudanças que estão ao seu alcance — não precisa ser nada muito caro nem revolucionário, apenas comece.

Quer alguns exemplos? Então, considere:

  • aumentar a sua consciência e conhecimento sobre o interesse dos consumidores;
  • adotar soluções tecnológicas que façam seu negócio andar mais rápido;
  • desenvolver medidas sustentáveis para o negócio;
  • reduzir seus ciclos de inovação e aumentar a agilidade;
  • intensificar a conexão com o seu público-alvo;
  • qualificar a conexão com os seus colaboradores;
  • automatizar processos.

A empresa pós-pandemia já não é mais a mesma de antes e talvez, daqui a pouco tempo, o que consideramos “o futuro” seja o novo normal. Portanto, o quanto antes você começar a se preparar para isso e a implementar essas novas ideias, melhor.

Agora que você já está a par das principais informações sobre as empresas do futuro, que tal receber dicas sobre inovação e Transformação Digital? Assine a nossa newsletter!

BRQ fale conosco