O que os sucessos passados da empresa dizem sobre sua capacidade de ser ainda melhor no futuro? Como os erros e falhas podem ser usados como degraus para tornar o contato com o cliente ainda melhor nas próximas entregas?
O monitoramento de resultados é um processo que deveria fazer parte da rotina de negócios na era digital, porém muitos profissionais C-level ainda têm dificuldade de implementar sistemas precisos e confiáveis de análise nesse sentido.
Se você está encontrando o mesmo desafio dentro do planejamento estratégico do seu negócio, este post ajudará a entender melhor a importância de monitorar resultados do jeito certo e como fazer. Acompanhe.
O que é monitoramento de resultados?
Explicando de forma bem objetiva, o monitoramento de resultados é um método de avaliação que parte de metas de qualidade e agilidade de produção pré-definidas para avaliar o sucesso da empresa em cada projeto, entrega ou contato com cliente.
Até duas décadas atrás, esse processo era limitado aos indicadores factíveis de serem acompanhados: dados financeiros, horas trabalhadas e números de marketing e vendas, principalmente.
Mas a Transformação Digital mudou bastante a forma como o monitoramento de resultados é feito. Com a capacidade de coletar, armazenar e visualizar dados de fontes diversas, os sistemas integrados de hoje podem oferecer métricas bastante específicas de cada etapa estratégica e operacional de um negócio.
Isso significa que diretores, empreendedores e outros executivos têm um controle muito mais direto sobre os fatores que levam aos resultados de mercado que a empresa está alcançando.
É uma riqueza de dados que muda bastante a dinâmica empresarial daqui para a frente. E quem tem esse poder sobre a própria produtividade ganha muita vantagem competitiva na era digital.
Por que o monitoramento de resultados é indispensável?
Para entender como o monitoramento moderno contribui para o seu sucesso, veja alguns pontos práticos em que o processo bem feito e bem incluído na rotina do negócio o ajuda a crescer.
Levantamento de maturidade da empresa
Na era da Transformação Digital, a informação é o maior ativo de uma empresa; não só para uso produtivo, como também para entender o próprio posicionamento no mercado.
Monitorar resultados digitalmente aproxima a sua percepção do que o negócio é capaz de produzir hoje, sua maturidade e como esse potencial pode ser alcançado — apontando os investimentos e mudanças que precisam ser feitos para isso.
Aumento da produtividade
Monitorar resultados hoje é um processo voltado para a otimização. No quesito recursos humanos, significa acompanhar o desempenho de profissionais para encontrar formas de dar mais poder de decisão e atuação sobre a cadeia produtiva.
Empoderar o colaborador é permitir que ele tenha domínio sobre o próprio papel na empresa, seja proativo em decisões estratégicas e contribua para ajustes que aumentem a produtividade em cada setor.
Racionalização de custos
Em uma empresa, muitas vezes os resultados estão excelentes, mas o sucesso está sendo reprimido por custos desproporcionais.
Com um monitoramento moderno de resultados, você entende não apenas o desempenho da entrega final, mas cada fator que levou até ela. É a oportunidade perfeita de encontrar e abordar desperdícios e uso não otimizado de recursos — o que aumenta a lucratividade.
Relacionamento mais próximo com clientes
Essas métricas também podem ser utilizadas de fora para dentro. Acompanhar o desempenho dos times de marketing e vendas permite a gestores ter uma noção mais significativa sobre como o negócio atrai e mantém sua base de clientes.
Na era digital, esse relacionamento faz muita diferença na hora de um lead decidir por uma compra. Portanto, é um acompanhamento fundamental para aprimorar os resultados comerciais.
Planejamento para novas estratégias
Se você tem uma visão completa sobre produtividade, custos e expectativas do cliente, adquire uma base de dados muito confiável para tomar as decisões de futuro.
São essas informações que indicam o caminho para novos investimentos, novas estratégias e até mudanças na maneira como a empresa produz e entrega.
Em uma época em que velocidade de adaptação e eficiência produtiva são pilares do sucesso, ter esse tipo de conhecimento sobre o próprio potencial é um passo gigante para tornar o negócio mais competitivo.
Como fazer um monitoramento de resultados com eficiência?
Agora que você entendeu a importância de monitorar resultados, vamos apontar alguns caminhos importantes para quem quer fazer isso do jeito certo: investindo em inteligência de negócio. Veja.
Defina métricas relevantes
Métricas e indicadores de performance nada mais são do que números acompanhados durante um certo período sob um contexto específico. A diferença dos KPIs modernos é a capacidade de monitorar múltiplos deles, cada vez mais segmentados.
Portanto, você pode criar as métricas que fazem sentido para definir o seu sucesso, como indicadores de:
- desempenho;
- controle de custos;
- fluxo financeiro;
- velocidade de implementação de novas estratégias.
Defina um padrão ótimo de qualidade
Para acompanhar essas métricas, você precisa de um ponto de referência. Qual seria o cenário ideal de competitividade administrativa e operacional da sua empresa?
Você encontrará esse ponto pesquisando o mercado e concorrentes, além de definir as expectativas da sua buyer persona quanto a um relacionamento ideal. Com essa barra definida, todo o foco da sua gestão deve ser em superá-la.
Avalie o desempenho dos profissionais
Falamos sobre como colaboradores proativos e com autonomia conseguem otimizar a própria função dentro das aspirações do negócio. Porém, para isso, eles precisam estar preparados.
O mais importante em monitorar resultados individuais de produção é saber como investir para ter times de alta performance. Encontrar falhas e dificuldades e oferecer cursos e treinamentos que reduzam esse gap.
Afinal, quem otimiza a produção é quem produz. Preparar os colaboradores é um investimento na empresa; e acompanhar seus resultados é uma maneira de garantir que a estratégia está dando certo.
Invista em tecnologia
Deixamos por último o que talvez seja o ponto mais importante dessa conversa, para que você saia dela com um caminho certo de onde começar a monitorar resultados de maneira mais eficiente.
De tudo que falamos sobre monitorar resultados, a base para esse processo está em sistemas inteligentes e integrados de gestão da informação. É a partir deles que você automatiza a coleta e tem as ferramentas necessárias para criar relatórios mais relevantes.
Portanto, comece essa busca pelas alternativas digitais de SAP e ERP, plataformas capazes de dar essa visão e esse poder de análise para empresas modernas. Se possível, conte com a ajuda de uma empresa de Transformação Digital para auxiliar no seu investimento.
Na era digital, a tecnologia é o ponto de partida para todas as estratégias de negócio. Com a informação sendo um ativo vital, o monitoramento de resultados é um processo importante para que, a partir dele, você consiga ajustar sua oferta a uma demanda que muda o tempo todo.
E aí, gostou de saber mais sobre o uso de dados na gestão moderna? Então assine agora a nossa newsletter!