Skip to main content

O que os sucessos passados da empresa dizem sobre sua capacidade de ser ainda melhor no futuro? Como os erros e falhas podem ser usados como degraus para tornar o contato com o cliente ainda melhor nas próximas entregas?

O monitoramento de resultados é um processo que deveria fazer parte da rotina de negócios na era digital, porém muitos profissionais C-level ainda têm dificuldade de implementar sistemas precisos e confiáveis de análise nesse sentido.

Se você está encontrando o mesmo desafio dentro do planejamento estratégico do seu negócio, este post ajudará a entender melhor a importância de monitorar resultados do jeito certo e como fazer. Acompanhe.

O que é monitoramento de resultados?

Explicando de forma bem objetiva, o monitoramento de resultados é um método de avaliação que parte de metas de qualidade e agilidade de produção pré-definidas para avaliar o sucesso da empresa em cada projeto, entrega ou contato com cliente.

Até duas décadas atrás, esse processo era limitado aos indicadores factíveis de serem acompanhados: dados financeiros, horas trabalhadas e números de marketing e vendas, principalmente.

Mas a Transformação Digital mudou bastante a forma como o monitoramento de resultados é feito. Com a capacidade de coletar, armazenar e visualizar dados de fontes diversas, os sistemas integrados de hoje podem oferecer métricas bastante específicas de cada etapa estratégica e operacional de um negócio.

Isso significa que diretores, empreendedores e outros executivos têm um controle muito mais direto sobre os fatores que levam aos resultados de mercado que a empresa está alcançando.

É uma riqueza de dados que muda bastante a dinâmica empresarial daqui para a frente. E quem tem esse poder sobre a própria produtividade ganha muita vantagem competitiva na era digital.

Por que o monitoramento de resultados é indispensável?

Para entender como o monitoramento moderno contribui para o seu sucesso, veja alguns pontos práticos em que o processo bem feito e bem incluído na rotina do negócio o ajuda a crescer.

Levantamento de maturidade da empresa

Na era da Transformação Digital, a informação é o maior ativo de uma empresa; não só para uso produtivo, como também para entender o próprio posicionamento no mercado.

Monitorar resultados digitalmente aproxima a sua percepção do que o negócio é capaz de produzir hoje, sua maturidade e como esse potencial pode ser alcançado — apontando os investimentos e mudanças que precisam ser feitos para isso.

Aumento da produtividade

Monitorar resultados hoje é um processo voltado para a otimização. No quesito recursos humanos, significa acompanhar o desempenho de profissionais para encontrar formas de dar mais poder de decisão e atuação sobre a cadeia produtiva.

Empoderar o colaborador é permitir que ele tenha domínio sobre o próprio papel na empresa, seja proativo em decisões estratégicas e contribua para ajustes que aumentem a produtividade em cada setor.

Racionalização de custos

Em uma empresa, muitas vezes os resultados estão excelentes, mas o sucesso está sendo reprimido por custos desproporcionais.

Com um monitoramento moderno de resultados, você entende não apenas o desempenho da entrega final, mas cada fator que levou até ela. É a oportunidade perfeita de encontrar e abordar desperdícios e uso não otimizado de recursos — o que aumenta a lucratividade.

Relacionamento mais próximo com clientes

Essas métricas também podem ser utilizadas de fora para dentro. Acompanhar o desempenho dos times de marketing e vendas permite a gestores ter uma noção mais significativa sobre como o negócio atrai e mantém sua base de clientes.

Na era digital, esse relacionamento faz muita diferença na hora de um lead decidir por uma compra. Portanto, é um acompanhamento fundamental para aprimorar os resultados comerciais.

Planejamento para novas estratégias

Se você tem uma visão completa sobre produtividade, custos e expectativas do cliente, adquire uma base de dados muito confiável para tomar as decisões de futuro.

São essas informações que indicam o caminho para novos investimentos, novas estratégias e até mudanças na maneira como a empresa produz e entrega.

Em uma época em que velocidade de adaptação e eficiência produtiva são pilares do sucesso, ter esse tipo de conhecimento sobre o próprio potencial é um passo gigante para tornar o negócio mais competitivo.

Como fazer um monitoramento de resultados com eficiência?

Agora que você entendeu a importância de monitorar resultados, vamos apontar alguns caminhos importantes para quem quer fazer isso do jeito certo: investindo em inteligência de negócio. Veja.

Defina métricas relevantes

Métricas e indicadores de performance nada mais são do que números acompanhados durante um certo período sob um contexto específico. A diferença dos KPIs modernos é a capacidade de monitorar múltiplos deles, cada vez mais segmentados.

Portanto, você pode criar as métricas que fazem sentido para definir o seu sucesso, como indicadores de:

  • desempenho;
  • controle de custos;
  • fluxo financeiro;
  • velocidade de implementação de novas estratégias.

Defina um padrão ótimo de qualidade

Para acompanhar essas métricas, você precisa de um ponto de referência. Qual seria o cenário ideal de competitividade administrativa e operacional da sua empresa?

Você encontrará esse ponto pesquisando o mercado e concorrentes, além de definir as expectativas da sua buyer persona quanto a um relacionamento ideal. Com essa barra definida, todo o foco da sua gestão deve ser em superá-la.

Avalie o desempenho dos profissionais

Falamos sobre como colaboradores proativos e com autonomia conseguem otimizar a própria função dentro das aspirações do negócio. Porém, para isso, eles precisam estar preparados.

O mais importante em monitorar resultados individuais de produção é saber como investir para ter times de alta performance. Encontrar falhas e dificuldades e oferecer cursos e treinamentos que reduzam esse gap.

Afinal, quem otimiza a produção é quem produz. Preparar os colaboradores é um investimento na empresa; e acompanhar seus resultados é uma maneira de garantir que a estratégia está dando certo.

Invista em tecnologia

Deixamos por último o que talvez seja o ponto mais importante dessa conversa, para que você saia dela com um caminho certo de onde começar a monitorar resultados de maneira mais eficiente.

De tudo que falamos sobre monitorar resultados, a base para esse processo está em sistemas inteligentes e integrados de gestão da informação. É a partir deles que você automatiza a coleta e tem as ferramentas necessárias para criar relatórios mais relevantes.

Portanto, comece essa busca pelas alternativas digitais de SAP e ERP, plataformas capazes de dar essa visão e esse poder de análise para empresas modernas. Se possível, conte com a ajuda de uma empresa de Transformação Digital para auxiliar no seu investimento.

Na era digital, a tecnologia é o ponto de partida para todas as estratégias de negócio. Com a informação sendo um ativo vital, o monitoramento de resultados é um processo importante para que, a partir dele, você consiga ajustar sua oferta a uma demanda que muda o tempo todo.

E aí, gostou de saber mais sobre o uso de dados na gestão moderna? Então assine agora a nossa newsletter!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO