Skip to main content

Você já ouviu falar em squads digitais? Com uma exigência cada vez maior de dinamismo e eficiência na rotina de empresas para que se mantenham competitivas, contar com as ferramentas tecnológicas certas é apenas parte da solução.

Afinal, entregas bem-sucedidas dependem de pessoas. E uma nova era da informação exige um novo modelo de organização de times de alta performance

Neste conteúdo, veja o que é um squad digital, como ele é estruturado dentro dos processos produtivos de um negócio inteligente e quais são as vantagens de aplicar o conceito na sua equipe. Continue lendo!

O que é squad digital?

O squad digital é um modelo de organização de times que utiliza soluções tecnológicas de gerenciamento e comunicação para criar equipes multidisciplinares dentro do corpo de profissionais disponíveis.

Ao contrário do modelo de departamentos tradicionais, em que se agrupam colaboradores por afinidade de especialização, a proposta do squad é formar grupos com perfis complementares, que se tornem um cluster autônomo de produção.

Isso significa ter um time capaz de atacar um projeto de maneira completa, do planejamento à execução, alinhando diversas funções dentro de um único objetivo. O squad digital pode funcionar, por exemplo, para uma força-tarefa de conversão de leads, unindo profissionais de marketing, vendas, financeiro e TI.

Em vez de cada um focar na sua especialização, os colaboradores trabalham em conjunto com um alinhamento melhor entre ações pontuais e resultados gerais. Isso cria uma dinâmica muito mais inteligente, focada em metas de negócio.

Como estruturar esse modelo de organização?

A melhor forma de iniciar essa nova estruturação é tendo um mapeamento completo de competências, perfis profissionais e até afinidades entre todos os colaboradores da empresa. A parceria com o RH é importante para empresas maiores.

A partir dessas informações, começa um processo que é quase como um jogo de Tetris: com os projetos a serem executados bem definidos, formar equipes de no máximo 10 pessoas com integrantes que se completem em cada uma das necessidades operacionais e administrativas.

Ao criar esses grupos, é importante também incentivar a livre comunicação entre os profissionais para fomentar ainda mais a cultura da inovação. O framework de squads mais utilizado atualmente foi proposto pelo Spotify. Nele, além dos squads individuais, há mais 3 tipos de combinações inter-relacionais:

  • Tribes: são grupos maiores, permanentes ou temporários, que unem mais de um squad que trabalham no mesmo projeto ou têm objetivos similares, facilitando assim sua comunicação;
  • Chapter: é a união de profissionais de uma mesma especialização, porém em squads diferentes dentro de uma tribe. A troca de informações mais focada entre eles ajuda a disseminar conhecimento para todos os grupos;
  • Guild: as guilds são grupos espontâneos que podem surgir entre squads diferentes, com pessoas que têm o mesmo interesse em estudar ou testar ideias em paralelo com seu trabalho nos squads.

Com essa estrutura é possível ter grupos eficientes e bem definidos, ao mesmo tempo em que se dá fluidez aos colaboradores para trocar informações e encontrar novas propostas de ação dentro de um ou vários projetos. É uma dinâmica controlada.

O que é squad digital com metodologia ágil?

Como apresentamos, um time digital é muito eficiente para a gestão de projetos. Mas ele por si só é apenas um modelo organizacional. Você precisa de uma estrutura de produção para colocá-lo em prática.

É aí que entra a importância das metodologias ágeis. Com a implementação desse tipo de framework, é possível extrair o máximo de produtividade desses squads, que são criados geralmente com algum desses métodos em mente.

O Kanban e o Scrum são particularmente interessantes para esse tipo de squads organizados. Afinal, eles são perfeitos para quebrar projetos em tarefas rápidas e dinâmicas, que exigem um acompanhamento eficiente de produção entre diversos departamentos.

Ao unir esses profissionais de diferentes áreas em um sprint, por exemplo, você tem um alinhamento natural dos objetivos de cada parte, fazendo com o que o projeto caminhe em conjunto e com mais agilidade de resultados. A combinação de metodologia ágil e squad digital é muito importante.

Quais são as vantagens de trabalhar com squad digital?

Para entender essa importância na prática, decidimos terminar este conteúdo apresentando os benefícios de montar squads digitais na empresa — preferencialmente com a adoção de uma metodologia ágil. Confira.

Eficiência produtiva

O que se costuma notar em empresas que adotam squads digitais é uma dinâmica mais eficiente de trabalho. A própria maneira de integrar vários departamentos em equipes únicas encurta processos e diminui conflitos e retrabalhos.

Cada profissional tem suporte imediato para questões adjacentes ao seu trabalho e pode discutir ajustes e mudanças de maneira quase imediata. Isso dá mais velocidade à produção, sem o vai e vem desnecessário de dados dentro da empresa.

Foco em resultados

No modelo tradicional de produtividade, é comum que muitos colaboradores se isolem em suas funções e elas se tornem maiores do que o todo em sua rotina.

A organização de squads digitais tem um foco muito maior no cumprimento de metas, já que ninguém trabalha isoladamente de outros setores da empresa.

A própria convivência entre perfis tão diferentes buscando os mesmos resultados acaba criando esse senso de objetivo em cada um deles.

Cultura de inovação

Uma consequência muito importante do tópico anterior é a criação de uma cultura de inovação no negócio, fundamental para a competitividade do futuro.

Pense em squads multidisciplinares, com liberdade para se unir em tribes para buscar objetivos maiores, em chapters para trocar informações com mais facilidade e em guilds para buscar juntos soluções inovadoras dentro de cada projeto.

Quanto maior a diversidade desses grupos, maior a possibilidade de integração entre ideias diferentes para a criação de novos produtos e novas formas de trabalhar.

Autonomia na tomada de decisões

Com um grupo que reúne perfis diferentes, funções diferentes na empresa e departamentos distintos, a gestão de projetos se torna muito mais horizontal.

Quando há uma decisão a ser feita para aquele objetivo específico, os membros do squad não precisam ir a outro setor pedir autorização ou esperar por dados que não estejam disponíveis. O insumo e as pessoas necessárias para tomar decisões estão dentro do squad o tempo todo.

E essa descentralização é fundamental para empresas do futuro. É uma maneira de encurtar o caminho entre ideias e os produtos resultantes delas — para diminuir o seu tempo de reação ao mercado e chegar antes dos seus concorrentes.

Com todas essas vantagens apresentadas, dá para entender bem por que o squad digital vem se tornando cada vez mais comum nas empresas, principalmente as que estão em mais destaque na era da digitalização.

Que tal, então, conhecer ainda mais sobre esse modelo de organização produtiva? Leia nosso artigo completo sobre os Squads BRQ!

BRQ fale conosco