Skip to main content

Já faz várias décadas que as pessoas imaginam como seria misturar o mundo real com o virtual. E hoje, com os avanços da indústria 4.0, já existem tecnologias para permitir uma imersão quase completa no ambiente digital, como o AR e VR. Mais do que ferramentas de interface, elas são parte de uma metodologia que ajuda na criação de um ambiente único.

Além de todas as suas aplicações no entretenimento e na educação, essas tecnologias também podem ser usadas como parte das suas estratégias de varejo. Basta saber como aplicá-la em seu negócio.

Segundo Anisha Bhatia, analista sênior da Global Data, a expectativa é que os headsets de Realidade Virtual se tornem um segmento no valor de US$50 bilhões, tendo em vista o lançamento do novo óculos da Apple, além de sua rápida adoção de tecnologias AR e VR. Já é esperado também que outras empresas, como a Sony, entrem na produção de headsets autônomos em 2023.

O resultado disso é simples: haverá um público maior utilizando essas tecnologias, o que gera novas oportunidades de captar clientes. Quer entender mais sobre AR e VR? Então acompanhe e descubra tudo que precisa saber.

O que são AR e VR?

AR é uma abreviação em inglês para “Augmented Reality”, ou Realidade Aumentada. Já VR é a abreviação de “Virtual Reality”, ou Realidade Virtual. Você provavelmente já ouviu esses dois termos em conjunto ou sendo usados para se referir à mesma coisa, mas eles se referem a processos bem diferentes.

A Realidade Virtual é a forma mais conhecida desse fenômeno. Nele, o usuário fica totalmente imerso em um espaço digital, geralmente usando periféricos como óculos de Realidade Virtual e controles que substituem as mãos dentro do ambiente digital.

Pense naquelas histórias e jogos em que alguém usa um capacete para se conectar ao mundo virtual como se ele fosse sua própria realidade. Esse é o tipo de experiência que o VR cria.

Já a Realidade Aumentada é o caminho oposto. Em vez de colocar uma pessoa o mais fundo possível em um ambiente digital, o objetivo é fazer com que os elementos virtuais se mesclem com a realidade.

Um dos melhores exemplos recentes disso é o jogo Pokémon GO. Usando câmera, GPS e rotor do celular, ele cria a impressão de interagir com as criaturas do jogo no mundo real.

Quais são os outros tipos de realidades?

AR e VR não são as únicas formas de mesclar o mundo digital e o real. Existem outros caminhos possíveis na transformação digital da sua empresa, os quais também contam com suas particularidades. Veja aqui os principais deles.

Realidade Estendida

Na verdade, esse é mais um termo “guarda-chuva” para as diversas aplicações da tecnologia mesclada à realidade. Praticamente todo tipo de interação com a realidade que envolva algum elemento digital pode ser considerado como uma Realidade Estendida. Não é o termo mais usado, mas é provável que você o encontre ao estudar sobre Realidade Virtual ou Realidade Aumentada para sua estratégia.

Virtualidade Aumentada

Se a Realidade Aumentada é pautada na predominância do real sobre o virtual, a Virtualidade Aumentada faz o oposto, dando prioridade aos elementos virtuais sobre os reais. Pense, por exemplo, nas cenas de bastidores de cinema, onde são usadas telas verdes (ou Chroma Key) e outras técnicas de sobreposição digital de imagens. Se você olhar o set de gravação, nada faz sentido. A imagem só fica completa quando a parte virtual é incluída.

Realidade Mista

O termo em si parece bem autoexplicativo, mas também é o que causa mais confusão. Se, como o nome sugere, Realidade Mista é uma combinação do real com o digital, então é sinônimo de Realidade Estendida? É uma combinação dos recursos de AR e VR? Os critérios não são claros. Vale mais a pena estabelecer a sua definição durante um planejamento para facilitar a discussão.

Quais são suas aplicações no varejo?

Considerando a versatilidade da tecnologia digital atual, não é surpresa que o AR e VR sejam tão aplicáveis às estratégias de varejo e Internet das Coisas. Basta saber como aproveitar melhor suas qualidades. Confira aqui alguns de seus benefícios.

Mostrar novos produtos

Uma das melhores formas de usar a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada em seu varejo é apresentar o produto com muito mais detalhes sem ter que visitar uma loja física. Isso é ainda mais importante hoje em dia, considerando que cada vez mais pessoas compram tudo pela internet.

Por exemplo, você pode criar uma versão digital do produto que o cliente pode observar de vários ângulos por meio da Realidade Virtual. Ou então usar a Realidade Aumentada para sobrepor uma peça de decoração ou textura sobre uma parede. A aplicação depende do produto que você oferece, mas certamente há uma forma de apresentá-lo com mais detalhes.

Oferecer novas experiências para o público

A chegada de novas tecnologias no mercado sempre altera a experiência de compra do consumidor. É por isso que muitas são chamadas de Tecnologias Disruptivas. E, com as AR e VR, não é diferente.

Criar espaços virtuais detalhados e com maiores possibilidades de interação dá muitas oportunidades para inovação em sua apresentação e na forma como o cliente recebe seus produtos.

Coletar dados para marketing digital

Informação é o recurso mais precioso para as empresas hoje em dia. Por isso, todos os negócios investem bastante na coleta de informações sobre seu público, buscando aprender o máximo possível sobre seu comportamento. E os espaços de Realidade Virtual e Aumentada também são um ótimo ponto de contato para coletar esses dados.

Além de permitir maior contato entre a empresa e o produto, esses ambientes também promovem interações diretas com o cliente. Ou seja, você tem a oportunidade de observá-lo e analisar suas escolhas e reações diante do seu produto.

Possibilitar maior acessibilidade para diferentes pessoas

Outra questão que foi trazida à tona pela tecnologia é a acessibilidade. Pessoas com diferentes deficiências têm mais dificuldades para acessar certos espaços e experiências, mesmo que os locais sejam adaptados.

Nesse quesito, os ambientes virtuais também são uma ótima alternativa, pois podem ser mais facilmente adequados para cada necessidade. Assim, pessoas que têm dificuldades para se locomover ou interagir com um produto em uma loja ainda podem ter uma experiência de compra completa e customer centric.

Como as empresas usam AR e VR hoje?

Um dos pontos a favor da Realidade Virtual e Realidade Aumentada é que essas tecnologias já foram testadas por grandes empresas de varejo e geraram excelentes resultados. A loja de móveis Ikea já faz uso da Realidade Aumentada em seu negócio, permitindo que os clientes vejam como um produto ficaria em sua casa depois de montado.

Dois outros exemplos são as lojas virtuais Myer e eBay. Para clientes que possuem o óculos de realidade virtual, é possível explorar um ambiente virtual e selecionar produtos nele. E, além disso, o algoritmo da empresa pode fazer recomendações melhores de produtos.

As aplicações da AR e VR no varejo são muito mais amplas do que podemos descrever aqui. No fim das contas, suas possibilidades ficam limitadas principalmente apenas pela sua imaginação e criatividade. Depois de se familiarizar com esses recursos, você pode aplicá-los em vários contextos, incluindo com ferramentas de Salesforce.

Quer ver mais possíveis aplicações dessas tecnologias ao varejo? Leia outros conteúdos do blog e conheça os Serviços e Soluções da BRQ!

BRQ fale conosco
FALE CONOSCO