Skip to main content

Quando o assunto é inovação, nosso cliente mais antigo sempre se destaca por seus serviços e iniciativas junto ao mercado. O maior banco brasileiro tem como objetivo proporcionar a melhor experiência aos clientes com seus produtos. Um exemplo é a compra de moeda estrangeira.

O banco já oferecia a compra de dólares e euros via app e saque nos caixas eletrônicos próprios, mas a ideia era expandir a oferta a outros locais. Para colocar o plano em prática, nosso cliente contou com o suporte dos squads BRQ.

Chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre esse case de sucesso. Continue a leitura e entenda como o novo serviço foi desenvolvido e quais foram os resultados conquistados a partir da parceria que trouxe inovação ao mercado e aprimorou a experiência do cliente. Confira!

A necessidade do cliente

As melhorias em produtos e serviços nem sempre precisam acontecer a partir de um desafio específico. Ao colocar o cliente como foco das suas ações, o banco acompanha de perto oportunidades que ofereçam mais qualidade aos consumidores.

Em 2019, nosso cliente criou uma funcionalidade em seu aplicativo que permite comprar moeda estrangeira e fazer o saque nos caixas eletrônicos das agências. Contudo, o cliente enfrentava a limitação imposta pelo horário de funcionamento das agências, que em geral operam até as 16h. Com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos clientes, o banco decidiu disponibilizar o serviço 24 horas por dia.  

A solução

Foi assim que nosso cliente seu uniu à maior rede independente de ATMs do mundo para cocriar o serviço de saque de moeda estrangeira, com terminais exclusivos para a retirada de dólares e euros em espécie. Um produto pioneiro e inovador, que representa uma evolução no mercado de câmbio brasileiro.

A BRQ apoiou as duas instituições financeiras na implementação da solução por meio de de seus squads , times de alta performance, cross-funcionais, ágeis e autogerenciáveis. Com estratégia orientada à entrega de valor, oferecem alta capacidade técnica para apoiar as empresas no desenvolvimento e melhoria contínua de soluções digitais.

Todo o trabalho realizado pelos squads é baseado em Lean e Ágil. O principal objetivo é criar ciclos mais rápidos e eficientes, o que proporciona uma entrega de maior valor para o cliente. Outra atribuição importante é a autogestão, que oferece mais liberdade e responsabilidades aos profissionais.

Como foi o processo de criação da solução?

Utilizando metodologias ágeis, os times do banco e da BRQ construíram a maior parte do backend da solução. A equipe especializada atuou desde o processo de análise até a construção das APIs, e também na construção de telas e ferramentas de relatórios analíticos para a área de Backoffice.

Além disso, o squad da BRQ prestou suporte na homologação interna em todas as áreas envolvidas das duas empresas.

Quais foram os resultados do projeto?

Ao implementar os terminais de saque de moeda estrangeira, o banco garantiu mais praticidade, comodidade e agilidade aos seu clientes. Com o distanciamento social imposto pela pandemia, o novo serviço também trouxe mais segurança, uma vez que contribui para a redução da frequência de ida às agências.

Com o lançamento dos novos caixas eletrônicos, o número de saques de dólares e euros nos terminais subiu de oito para 32 nos primeiros quatro meses (aumento de 300%). Além disso, o valor total das movimentações nesse prazo aumentou de U$ 3.100 para U$ 26.700, e de € 100 para € 3.400 — lembrando que, não fosse a pandemia, esses números seriam ainda mais expressivos.

Os caixas eletrônicos estão disponíveis em quatro shopping centers na cidade de São Paulo. Nosso cliente planeja expandir o serviço para outras locali

ades dentro do estado e, futuramente, para todo o Brasil com o apoio da BRQ. 

Como sua empresa pode ter acesso a melhorias como essa?

Esse case comprova a competência da BRQ em aprimorar processos, impulsionar a inovação, maximizar a produtividade e agilizar a entrega de valor para a melhor experiência do cliente. 

Há 29 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia do país promovendo uma jornada de Transformação Digital para grandes marcas de diferentes segmentos em busca de inovação. Essa diversidade de atuação traz uma visão mais consistente dos desafios de negócio e se traduz numa plataforma de serviços end-to-end, capaz de atuar nos diferentes estágios da jornada digital.

Vamos cocriar o futuro da sua empresa? Então, entre em contato conosco, conheça as nossas soluções e otimize o desempenho de todo o seu negócio!

BRQ fale conosco