Skip to main content

A Transformação Digital trouxe consigo mais do que avanços tecnológicos acelerados. O fato é que hoje a informação se tornou um dos ativos mais valiosos das empresas — tanto que o uso de soluções de Big Data, Internet das Coisas (IoT) e o próprio Blockchain vêm ganhando espaço no mercado.

Ainda assim, nem toda empresa tem consciência da oportunidade que isso gera para monetizar dados.

Mas, afinal, como isso funciona? O objetivo deste conteúdo especial é justamente desmistificar a monetização de dados, mostrando como essa estratégia pode trazer benefícios e transformar a relação do seu negócio com a informação. Confira!

O que é a monetização de dados?

Como o próprio nome sugere, o conceito faz referência à possibilidade de alcançar benefícios econômicos por meio do uso de dados. Isso pode acontecer de diferentes formas, já que a natureza da informação digital que transita pelas empresas é bastante plural. Um exemplo básico seria o compartilhamento de dados entre organizações com o intuito de desenvolvimento de soluções de benefício mútuo.

Assim como em outros aspectos da Transformação Digital, a monetização de dados também é flexível, assumindo diferentes formas de acordo com as tecnologias que a empresa tem. A Internet das Coisas se destaca nesse contexto principalmente por ser uma solução com alta capacidade de captação de dados.

Como mostram os dados da Forbes, o número de startups que trabalham com IoT cresceu cerca de 27% em 2019, e essa tendência seguiu a partir daí, com mais de 1.200 empresas atuando no setor em 2021. Um dos principais motivos é o potencial de aumentar a eficiência das empresas com a implementação da tecnologia, sobretudo no modelo da Indústria 4.0.

Esse é um exemplo de como monetizar dados vem sedimentando o terreno para as startups — o que não significa que médias e grandes empresas não tenham um potencial até maior de crescimento por meio dessa tecnologia.

Quais são as vantagens de monetizar os serviços de Internet das Coisas?

Além do próprio benefício econômico, a monetização de dados ajuda a situar sua organização em meio aos avanços tecnológicos de diferentes áreas. Na indústria, por exemplo, é comum que a IoT seja aplicada em ambiente fabril para calcular indicadores de performance dos equipamentos e, com isso, otimizar a produção e evitar falhas.

Com sensores IoT no eixo de uma esteira, é possível avaliar diversos fatores do seu comportamento mais eficiente: temperatura, umidade, velocidade, vibração etc. Um software faz a leitura e gera gráficos em tempo real para o gestor e, caso identifique uma anomalia, como uma vibração excessiva, gera um alerta para a manutenção agir antes que o problema cause uma quebra.

O uso de dados para a tomada de decisão não é interessante apenas para redução de falhas e de custos. Sua importância para o mercado digital faz com que possam ser utilizados em uma estratégia de monetização ainda maior.

Os dados captados entre os equipamentos são, em primeiro lugar, de grande interesse para os próprios fabricantes. Por mais complexos que sejam os testes realizados, o cenário real é o melhor laboratório de testes para a otimização desses equipamentos.

Outra possibilidade é a combinação de dados de diferentes fontes para uma análise via Inteligência Artificial. As limitações, nesse caso, dependem exclusivamente das necessidades de cada cliente — e é aí que entram as melhores práticas para tornar a ideia rentável.

Como preparar sua empresa para monetizar dados?

Para ter todos esses benefícios, é preciso ter uma boa estruturação — da sua equipe, da sua infraestrutura e das suas soluções digitais. Veja como você pode reformatar a TI de maneira a potencializar a monetização de dados.

Organize a estrutura

O primeiro passo é fazer um levantamento sobre os tipos de dados que você capta, organizando-os e estruturando-os de maneira mais compreensível.

A partir desse mapeamento, é possível analisar quais soluções de armazenamento, controle e utilização da informação serão mais relevantes para potencializar o ganho com dados de IoT.

A palavra mais importante neste momento é a integração, por isso soluções como ERPs e Cloud Computing são tão relevantes. Lembre-se de que essas informações coletadas só têm valor real quando combinadas a diversas fontes para a sofisticação de análise, de forma a trazer benefícios reais de negócio.

Identifique as demandas

Depois, estabeleça uma comunicação saudável com todos os seus parceiros comerciais — desde fornecedores e prestadores de serviço até distribuidores e clientes. O objetivo aqui é identificar as demandas e os desafios dessas organizações.

Um bom exemplo disso é a estratégia adotada por empresas que oferecem serviços freemium. A primeira camada desse produto é o uso gratuito e temporário, que dá ao cliente a oportunidade de avaliar se é aquilo mesmo que ele precisa.

No entanto, o truque é a quantidade de dados que o uso da solução gera para os desenvolvedores. O processo, então, passa a ser o de segmentar usuários e determinar os tipos de informação mais relevantes. Além disso, é preciso contar com uma equipe interna que lide com as questões legais relacionadas ao uso de dados.

No Japão, por exemplo, diversas empresas estão colaborando com a criação de uma plataforma para a troca de dados de IoT. Além de monetizar os próprios dados captados, essas organizações podem firmar acordos diversos para a troca de informações que ajudem no aperfeiçoamento dos seus produtos e serviços.

É importante ter em mente que essa ideia demanda um alicerce para sua estratégia. Afinal, sua empresa já adota a Internet das Coisas como solução de uso sistemático em seus processos? Que tipo de dados você capta? Há um armazenamento de Big Data? A equipe de TI é capaz de manusear esses dados?

Pesquise a concorrência

Um passo importante aqui é a realização de uma pesquisa para entender como concorrentes e grandes referências do seu setor estão utilizando a IoT em seus processos internos. 

O ponto é que não basta gerar dados superficiais em uma linha de produção com três sensores em uma máquina, por exemplo, se seu principal concorrente conta uma complexa rede com centenas de dispositivos IoT em uma linha similar.

Invista em segurança da informação

Outro ponto que merece atenção é a segurança da informação e o modelo de negócio. Se você capta dados de comportamento do cliente, por exemplo, é preciso ter muito cuidado para não desrespeitar a legislação vigente.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já esta em vigor. Ela vem formalizar os padrões mínimos aceitáveis para manuseio de dados de cidadãos brasileiros e determinar punições para quem não os cumpre.

Além da lei, é importante citar que o bom uso da informação se torna um posicionamento importante de marca no mercado. Empresas que não investem certo nesse tipo de controle podem ter dados comprometidos ou vazados, manchando a imagem do negócio para o público e seus parceiros comerciais.

Invista na infraestrutura tecnológica

Por fim, considere escalar sua infraestrutura tecnológica, adotando a nuvem e outras soluções que reduzam custos e deem mais flexibilidade para o uso de dados.

Uma arquitetura mantida 100% dentro da empresa tende a ter menos margem de manobra e gerar custos maiores com manutenção e configuração. Vale a pena acelerar a Transformação Digital para tirar proveito desse recurso tão valioso que é a informação.

É sempre importante lembrar que o desempenho da sua infraestrutura impacta diretamente a capacidade da empresa de coletar e monetizar os dados tão frequentes e volumosos que a IoT produz. Eliminar gargalos com as soluções digitais certas é fundamental para o sucesso.

Como preparar a equipe de TI para monetizar os dados?

Falamos bastante sobre o papel da tecnologia, mas é importante ter sempre em mente que o potencial das soluções digitais é alcançado no dia a dia por pessoas.

Portanto, queremos terminar nossa conversa com algumas atitudes fundamentais que podem transformar a TI em um celeiro de novas ideias e oportunidades para monetizar a IoT.

Mude a cultura da TI

É preciso estabelecer na equipe de TI um processo de refinamento dos dados. Mesmo em relação à Big Data, quantidade não significa qualidade.

Um cientista de dados, por exemplo, deve estabelecer critérios para filtrar tipos de dados realmente relevantes, eliminando possíveis ambiguidades e distorções.

Isso está diretamente conectado à forma como os dados da IoT serão utilizados. Se a ideia é monetizar esse ativo, seja interna ou externamente, os profissionais da TI precisam ter essa visão mais estratégica da própria posição na empresa. É preciso pensar sempre em como transformar dados em soluções de negócio.

Invista em diversidade e cultura de inovação

Ainda dentro dessa mudança de mindset da TI, apostar em perfis diversos e dar abertura para a colaboração entre toda a equipe são uma excelente forma de fomentar a inovação.

E isso é importante porque a própria monetização da IoT ainda é um assunto novo, com diversos caminhos a serem explorados.

Se você investe na pluralidade da sua equipe, abre mais olhos para essas possibilidades. Dentro de uma tecnologia ainda em seus primeiros anos de consolidação, novas ideias se tornam pioneiras.

Invista em capacitação técnica

Claro, a parte técnica é tão importante para a TI quanto seus desdobramentos estratégicos. Portanto, é importante também capacitar e treinar os profissionais para lidarem com essa nova tecnologia.

A Internet das Coisas é um conceito muito voltado para a ciência de dados, capacidades analíticas e desenvolvimento de inteligências artificiais. Capacitar seus profissionais nessas especializações pode facilitar a concretização dos serviços de IoT que a empresa venha a oferecer no futuro.

Conte com parceiros para a gestão de times digitais

Além de investir individualmente nos talentos da equipe, comunicação, alinhamento e sinergia fazem muita diferença para a ideação de novos serviços e a eficiência na hora de colocá-los em prática.

A IoT é uma tecnologia baseada em dados integrados, que exige a mesma integração de quem a desenvolve. Squads digitais são uma forma de organização de times muito eficiente nesse cenário, mas precisam ter seu potencial bem trabalhado para o sucesso.

Para ter essa garantia, contar com parcerias especializadas ajuda muito a tirar os planos do papel. É possível implementar com mais agilidade metodologias organizacionais e de gerenciamento de projetos, facilitando o caminho entre as ideias de monetização e a sua realização em serviços de IoT.

Como você pôde ver, monetizar dados está longe de ser algo tão complicado. Com a tecnologia trabalhando a seu favor, sua empresa pode ampliar sua atuação e conquistar um espaço ainda maior no mercado digital. Considere essa prática na sua estratégia de negócios e faça do uso de dados um diferencial para sua organização!

Gostou do artigo? Então aproveite para seguir a BRQ no Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter e tenha acesso a todas as nossas novidades e conteúdos de qualidade como este!

BRQ fale conosco