Skip to main content

A Transformação Digital já não pode mais ser considerada como uma tendência à qual você escolhe aderir ou não. Na verdade, ela já é uma realidade necessária a todos os empreendimentos. Por isso, cada vez mais companhias estão digitalizando e automatizando seus processos para se manterem competitivas.

Para que os negócios se desenvolvam de maneira consistente, é imprescindível que a gestão seja eficiente para minimizar as despesas e aplicar os recursos em investimentos que realmente façam a diferença para os resultados empresariais. É por isso que Transformação Digital e redução de custos andam de mãos dadas.

Se você quer saber mais sobre esse assunto e entender a importância do tema, fique com a gente e aproveite a leitura!

Qual é a importância da Transformação Digital nas empresas?

Há pouco tempo, falar em Transformação Digital parecia um assunto futurista e um pouco distante. Hoje, ela já é uma realidade urgente no mercado, e quem não estiver preparado para abraçar essa oportunidade pode ficar para trás.

Entre as principais tendências da Transformação Digital estão a reestruturação dos processos internos do negócio, a otimização da logística de distribuição de produtos e serviços, a precisão na segmentação do público-alvo e assim por diante. Todos esses aspectos contribuem para gerar mais economia e uma maior inteligência na aplicação dos recursos financeiros do empreendimento.

A tecnologia vem sendo cada vez mais incorporada nesse processo a fim de atribuir mais eficácia e precisão para as soluções digitais geradas. Portanto, a interação entre a empresa e os consumidores se torna mais satisfatória e lucrativa.

Isso porque o negócio consegue oferecer produtos e serviços mais alinhados e competitivos, se destacando da concorrência. Para aqueles que estão dispostos a investir massivamente em inovação, ainda existe a possibilidade de criar mercados de consumo.

As consequências para quem não estiver disposto a se adequar a essa nova realidade podem ser desastrosas. Então, quanto mais tecnológica, dinâmica e inovadora for a gestão, maiores serão as chances de ter sucesso com a Transformação Digital.

Como ela impacta os custos do negócio?

Nem só de competitividade imediata é feita a Transformação Digital. Muito do seu sucesso está vinculado à redução de custos, que resulta em maior disponibilidade de recursos financeiros para investimentos realmente impactantes para o crescimento do empreendimento.

Investir em Transformação Digital provoca mudanças estruturais importantes. Com isso, é possível perceber impactos nos mais diversos setores, especialmente no de custos, que é otimizado em função de vantagens percebidas no dia a dia.

Quando falamos em processos organizacionais internos, nos deparamos com diversas possibilidades de melhoria. A Cloud Computing, por exemplo, aperfeiçoa o armazenamento de dados e agiliza o andamento de processos administrativos. O trabalho remoto barateia a prestação de serviços e otimiza os custos de produção.

Em relação à aprendizagem corporativa, as plataformas de e-learning podem qualificar os colaboradores nas mais diversas áreas com valores acessíveis e custos inexistentes com deslocamento, aluguel de salas, certificados físicos etc. Ainda por cima, o acesso pode ser feito por todos os profissionais de forma simultânea. Além disso, temos outros pontos de economia, como:

  • redução nas aquisições de materiais e equipamentos, tal como papel e impressoras;
  • diminuição dos custos com envio de documentos, correspondências e boletos;
  • menor necessidade de móveis e arquivos para o armazenamento de documentos;
  • espaço físico reduzido e otimização do uso dos ambientes.

Portanto, a Transformação Digital não deve ser vista como uma fonte de custos, mas como um investimento capaz de gerar retornos. Inclusive, investir em softwares e processos tecnológicos proporciona benefícios ainda maiores no longo prazo, como uma maior lucratividade e processos mais sustentáveis.

Quais são os outros benefícios dessa mudança?

Agora chegou a hora de entender um pouco melhor outros benefícios da Transformação Digital que vão além da redução de custos. Vamos lá?

Segmentação de público

A Transformação Digital tem um papel importante na segmentação de público de um negócio, afinal ela ajuda a captar dados mais valiosos, a direcionar as estratégias de marketing e a otimizar as promoções. Além disso, auxilia a criar métricas de venda e outros indicadores fundamentais para o negócio.

Planejamento estratégico

Planejamentos estratégicos eficientes consideram informações e métricas em tempo real, o que exige digitalização, conectividade e integração de dados para acontecer. Quando a empresa existe inteiramente no meio digital, qualquer aspecto da sua gestão pode ser rastreado e transformado em relatórios.

Vantagem competitiva em relação à concorrência

Quem se adequar mais rapidamente às novas exigências de mercado vai desfrutar de uma vantagem competitiva significativa em relação à concorrência. Isso porque poderá lançar produtos e serviços inovadores, aumentar a eficiência organizacional e oferecer uma experiência melhor ao consumidor.

Satisfação dos clientes

Um bom relacionamento com o cliente é primordial para uma empresa prosperar. Com a Transformação Digital e a redução dos custos, o negócio entrega soluções e atendimentos ágeis e com custos atrativos, promovendo um bom retorno financeiro.

Como a BRQ contribui nesse sentido?

Quando falamos em tecnologia aplicada para transformar negócios, a BRQ tem credibilidade e reconhecimento no mercado. Desde que foi fundada, a empresa vem contribuindo para a Transformação Digital das empresas brasileiras.

Já são quase 30 anos ajudando empresas de diversos setores em suas jornadas de Transformação Digital. Por isso, tem uma visão consistente dos desafios mais enfrentados pelos negócios e sabe como impulsionar a inovação, aumentar a produtividade e entregar mais valor para a experiência do cliente.

Nossas soluções são pautadas na cultura Lean, colaborativa e ágil. Com isso, sua empresa conta com alternativas e recursos como:

  • uma plataforma de serviços que vai desde a concepção até a materialização dos produtos digitais de forma personalizada e ágil, colocando o consumidor final no centro das decisões;
  • os Squads BRQ, equipes cross-funcionais, autogerenciáveis, com performance ágil e alta capacidade técnica para apoiar a sua empresa;
  • o Innovation Hub, uma corporate venture que investe em startups e soluções B2B para aumentar a sinergia com os seus negócios, escalando sistemas de tecnologia e empreendedorismo;
  • pessoas apaixonadas por transformar negócios com tecnologia.

A BRQ é a parceira que você procura para dar início à Transformação Digital da sua empresa. Com soluções de alto padrão, vamos ajudar a alcançar a redução de custos estratégica para o seu empreendimento e a se posicionar no melhor lugar do mercado: o futuro.

Se além da redução de custos você quer alavancar o seu negócio com a Transformação Digital, converse com a gente!

BRQ fale conosco