Skip to main content

Quando profissionais buscam investir em tecnologia integradora de gestão, acabam sempre se deparando com uma variedade grande de tipos de ERP. Você também tem essa dúvida no momento?

Para escolher o melhor ERP para a empresa, é preciso ter uma noção melhor do que a plataforma significa e seus benefícios de negócio na era da transformação digital. Neste artigo, veja o que é ERP, seus tipos e as opções mais populares no mercado. Confira!

O que é ERP?

O ERP é uma plataforma centralizadora de dados e processos digitais, com um conjunto de módulos e/ou softwares que integram diversos aspectos de gestão e operação em um único ambiente virtual.

Seu nome vem da sigla Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais. No Brasil, é muito conhecido como sistema de gestão empresarial integrada, um nome mais descritivo e direto sobre o que a solução traz para um negócio.

Em um ERP, todos os postos de trabalho, tarefas, comunicações e execuções de processos passam pelo mesmo sistema, que coleta dados e monitora a rotina de trabalho automaticamente.

Como resultado, há mais visibilidade para posições C-Level dentro de um negócio, além de mais sinergia entre os colaboradores. Podemos dizer, então, que qualquer empresa que visa destaque no mercado digital do futuro precisa desse tipo de solução para aprimorar sua eficiência e dinamismo.

Quais são os tipos de ERP?

Existem diversas opções de ERP no mercado que variam em preço, funcionalidades, modelo de entrega, entre outros aspectos.

Para que você tenha uma ideia dessa variedade, veja 7 tipos de ERP que podem ser utilizados dependendo das necessidades e objetivos do negócio.

1. ERP legado

Os primeiros ERPs foram uma revolução no mercado por oferecerem pela primeira vez um tipo de gestão centralizada e digital nas empresas. Por isso, muitas ainda utilizam esse tipo de solução até hoje.

No entanto, o ERP legado não é mais tão vantajoso perante soluções mais modernas. Por serem monolíticos e engessados, são softwares com pouca capacidade de otimização e que, muitas vezes, até já tiveram seu suporte desligado.

2. ERP as a Service

O sistema de gestão como serviço substituiu o modelo de ERP legado nos últimos anos, dando muito mais flexibilidade e customização para empresas com investimentos iniciais reduzidos.

Esse modelo é caracterizado por um contrato as a Service, ou seja, em que o cliente paga uma assinatura para contar com acesso ao sistema de maneira remota — com menos preocupações em relação à manutenção e atualização.

3. ERP para omnichannel

Agora podemos citar alguns tipos de ERPs mais especializados. O ERP para omnichannel apresenta ferramentas voltadas para CRM e gestão de pedidos em empresas que trabalham com integração entre canais de atendimento e vendas.

É muito interessante, por exemplo, para negócios de varejo físico e online, por possibilitar uma experiência melhor ao cliente com eficiência operacional.

4. ERP logístico

Os ERPs logísticos costumam oferecer ferramentas mais especializadas para rastreabilidade no estoque e movimentação de produtos. É também interessante para o setor industrial, em que a produtividade está diretamente ligada a uma cadeia eficiente de operação.

5. ERP financeiro

ERPs financeiros automatizam a coleta e monitoramento de dados para uma gestão eficiente da saúde financeira de uma empresa.

São plataformas que simplificam o acompanhamento de métricas e geram indicadores importantes para investimentos futuros, cumprimento de obrigações legais e fiscais, além de projeções de faturamento.

6. ERP para gestão baseada em dados

Um tipo de ERP cada vez mais comum é aquele sistema que utiliza tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning para dar ainda mais poder de decisão para gestores em uma empresa analítica.

São plataformas capazes de analisar grandes volumes de dados, reconhecer padrões e entregar relatórios mais ricos e profundos sobre estratégias de mercado.

7. ERP modular

Embora existam todos esses tipos de ERP especializados, as grandes soluções no mercado hoje buscam colocar todas essas possibilidades como oferta em sua suíte.

Eles são os ERPs modulares: sistemas que permitem ao cliente acrescentar ou retirar funcionalidades de maneira simples e rápida, customizando a tecnologia de acordo com suas necessidades — sem abrir mão de outras ferramentas que podem também contribuir com o sucesso.

Quais são as vantagens do ERP?

A implementação de um ERP na rotina de um negócio, atrelada à adaptação de pessoas e processos, não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade de sobrevivência nos próximos anos.

Para você entender melhor a relação entre ERP e melhora de resultados, veja os principais benefícios da plataforma.

Redução de custos

Principalmente quando você investe em uma solução como serviço, os ERPs têm potencial de substituir em um único contrato diversas soluções e tecnologias espalhadas.

Além disso, a própria utilização de um serviço integrador ajuda a identificar desperdícios e oportunidades de otimização que permitem a empresa entregar mais gastando menos.

Otimização de processos

Falando em otimização, o principal ponto impactado pelo ERP é a eficiência de processos, tanto administrativos como operacionais.

Isso vem do encurtamento da cadeia produtiva ao aproximar recursos, profissionais e tarefas. Quanto mais otimizada é a empresa, mais competitiva ela se torna.

Alinhamento de equipes

Uma das grandes vantagens do ERP é simplificar e centralizar a comunicação entre colaboradores e departamentos.

Com isso, a troca de dados e discussões frequentes amplia e diversifica o diálogo. Além de também otimizar processos, esse canal amplo de comunicação abre espaço para ideias inovadoras — uma cultura necessária para a competitividade do futuro.

Confiabilidade de dados

O ERP é, antes de tudo, uma plataforma de gestão da informação. Com funcionalidades de coleta, monitoramento e uso integradas em um só ambiente, fica mais fácil confiar em registros e modificações. Isso reduz conflitos de dados e diminui o retrabalho.

Agilidade na tomada de decisões

Outro ponto importante da confiabilidade de dados é o acesso ao Big Data, principalmente com utilização de Inteligência Artificial para analisar e aprender com padrões positivos de crescimento. 

O mercado atual exige cada vez mais a velocidade na análise de cenários estratégicos e tomadas de decisão. A TI que investe em um ERP dá mais poder de ação para todas as diretorias, de maneira eficiente e conjunta.

Quais são os principais ERPs no mercado?

Para entender melhor o que é um ERP e em qual tipo investir, você pode analisar em mais detalhes as soluções que mais se destacam hoje no mundo.

SAP

O SAP ERP é um dos sistemas de gestão mais conhecidos no mundo. Com uma estrutura modular e assistente digital com Machine Learning, a solução permite integrar todos os setores da empresa em um único ambiente com visibilidade e eficiência.

Exemplos de módulos contemplados são: RH, finanças, supply chain, outsourcing etc.

TOTVS

As soluções da TOTVS são separadas em soluções especializadas dentro dos tipos de ERP que listamos anteriormente.

O carro chefe da empresa é o Protheus, ERP mais abrangente. Mas, dependendo da natureza do negócio, a empresa pode utilizar DATASUL, RM ou LOGIX.

Omie

O Omie é um sistema ERP que customiza todas as suas funcionalidades ao redor do segmento que a empresa precisa para atuar.

Com um foco financeiro, oferece automação e integração em emissão de notas e controle de fluxo de caixa. Mas, também pode ser utilizado para gestão de serviços, logística e CRM inteligente.

Mega Sistemas

O Mega Sistemas é um ERP que oferece um grande foco na simplificação de gestões de grande porte com confiabilidade e segurança de dados. Tem especializações na digitalização de setores específicos, como construção e agronegócio.

MXM Sistemas

Solução como serviço, o MXM tem como foco entregar uma plataforma robusta de gestão automatizada pela web — sem instalações, com implementação imediata e dados na nuvem.

Além disso, esse ERP tem suporte fiscal completo e trabalha com indicadores multimoeda, o que facilita o controle financeiro de empresas que atuam em vários países.

Sankhya

Além de web, o Sankhya é um ERP com foco mobile, para facilitar ainda mais a visibilidade e monitoramento de produtividade em um negócio.

Além de ser bastante focado na eficiência de processos, possui um assistente virtual de IA para ajudar na projeção de cenários e tomadas de decisão.

Quais são os cuidados na hora de investir?

Qualquer uma das opções que apresentamos aqui tem funcionalidades e robustez o suficiente para impulsionar um negócio e trazer os benefícios desse tipo de tecnologia.

Portanto, o maior cuidado na hora de investir é entender suas necessidades e saber qual das alternativas melhor atende o negócio de acordo com sua projeção de crescimento.

Outra questão importante a ser levantada é que apenas implementar o ERP não é suficiente para garantir suas vantagens.

O investimento deve ser atrelado a um planejamento de otimização e eficiência, que passa pelo treinamento e reorganização de equipes dentro da empresa — como implementar DevOps.

Além disso, a adoção de práticas e termos de uso, principalmente relacionado a dados, é fundamental para conseguir reduzir custos de negócio sem abrir mão da segurança da informação.

Conhecer os tipos de ERP e definir o melhor para a empresa é parte de um processo ainda maior de transformação digital. A TI deve liderar essa jornada, preparando os colaboradores e entregando a tecnologia ideal para atingir seus objetivos.

Que tal então saber ainda mais sobre como melhorar processos na empresa? Veja um case com a maior corretora do Brasil!

BRQ fale conosco