Skip to main content

A Transformação Digital modificou completamente a forma como as empresas atuam, causando impacto em todos os mercados. Adaptar-se ao que o cenário exige, portanto, é imperativo para a sobrevivência de qualquer negócio. Com a digitalização de informações e processos, o conceito de Data-Driven Business se tornou fundamental para as companhias.

Apesar dos inúmeros benefícios, tornar-se uma empresa Data-Driven, ou orientada a dados, não é uma tarefa tão simples de ser executada, já que não se trata apenas de coleta de dados. O processo é grande e complexo, desde a definição de um objetivo até a aplicação das análises geradas em suas estratégias, não se esquecendo de contar com um time inteiro com a mesma mentalidade.

Quer saber a importância e como fazer isso no dia a dia da sua empresa? Continue a leitura deste artigo para descobrir como implementar o conceito de Data-Driven Business!

O que é Data-Driven Business?

Traduzindo para o português, ser um “negócio orientado a dados” nada mais é do que utilizar dados e informações para tomar decisões corporativas. Em vez do achismo e de suposições, tudo é feito a partir de uma análise profunda de todos os detalhes, evitando que qualquer escolha seja tomada sem embasamento técnico.

Quais são os benefícios?

Os benefícios desse conceito são os mais variados. O primeiro deles, claro, é a precisão das suas ações e das estratégias. Quando uma decisão é tomada após uma análise aprofundada sobre determinado cenário, as chances de sucesso são muito maiores.

Isso vale na hora de avaliar os próximos investimentos dentro da sua empresa ou até mesmo nas suas campanhas de Marketing Digital para fortalecer a marca. Como consequência dessa eficiência, a redução do desperdício também aparece.

Em vez de perder meses de trabalho em um produto que não vai funcionar, esse problema pode ser resolvido muito antes. Seja para avaliar a eficiência de uma ideia, seja para monitorar o desempenho da sua equipe, o Data-Driven oferece indicadores do que funciona e aquilo que precisa ser aprimorado.

Além disso, uma cultura orientada a dados fornece informações valiosas sobre oportunidades, tendências e possíveis ameaças ao seu negócio. Analisando o comportamento do seu cliente, por exemplo, fica mais fácil identificar uma funcionalidade necessária para o seu produto ou, em alguns casos, um novo segmento para que a sua empresa tenha uma melhor relação com investidores.

Como adotar o Data-Driven Business?

Para colher todos esses benefícios, é necessário colocar alguns passos em prática. Listamos os fatores mais importantes a serem levados em consideração durante esse processo para ajudar a implementar o conceito de Data-Driven Business na sua empresa. Confira!

Definir objetivos

O primeiro passo é definir objetivos claros para a sua estratégia. Ou seja, o que vai ser alcançado com a implementação da cultura Data-Driven? Reduzir os desperdícios na operação da sua empresa? Criar ações cada vez mais precisas que contribuam para o melhor desenvolvimento dos seus produtos? Defina as metas e a ordem de prioridades.

Coletar dados

Em seguida, é preciso determinar como vai ser feita a coleta de dados. A notícia boa é que existem inúmeras ferramentas para fazer isso e a maioria delas já está presente no seu dia a dia. Utiliza o Google Analytics para verificar o tráfego das suas páginas? Os dados estão disponíveis. Tem uma página no Facebook ou outra rede social? Elas também estão repletas de dados sobre os usuários.

Analisar dados

Com todas as informações em mãos, é hora de filtrar o que vai ser útil — de acordo com objetivo traçado inicialmente — para a sua estratégia. Reúna o que é mais valioso e coloque no papel para iniciar as suas análises.

Está procurando uma nova oportunidade de investimento? Busque o que os usuários mais desejam ou sentem falta nas redes sociais, por exemplo.

Transformar dados em ações

Após todo esse período de análise, é hora de transformar as informações coletadas em ações e estratégias. O que usava para atrair clientes em potencial não funciona mais? Então, é hora de mudar. Verificou que a capacidade produtiva da sua solução está abaixo do esperado? Encontre a falha e determine ações para modificar esse panorama.

O que os gestores precisam entender sobre Data-Driven Business?

Ao definir os pontos dos tópicos anteriores, a sua tarefa ainda não acabou. Afinal, não adianta apenas uma pessoa ou os líderes da companhia terem essa mentalidade. É preciso que todos os profissionais compreendam e apliquem a cultura Data-Driven em suas funções.

O primeiro passo para isso é disseminar o conceito aos times. Ao entender quais são os benefícios e a importância de se basear em dados, fica muito mais fácil aplicarem em suas rotinas.

Além disso, é necessário oferecer treinamentos. Capacitando suas equipes para transformar dados em ações, toda a empresa vai registrar uma melhora significativa de desempenho. Aplicar essa cultura pode não ser uma tarefa tão simples, mas os benefícios são extremamente válidos. A tendência é que os resultados apareçam com mais rapidez e qualidade.

Porém, quando falamos em negócios orientados a dados, também é preciso atenção à proteção de todas as informações geradas e recebidas pela empresa. Em um momento em que a Transformação Digital e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) se tornam tão importantes, adotar a cultura Data-Driven no seu negócio pode ser um diferencial para que o seu negócio se estabeleça como uma referência dentro do seu segmento de atuação.

Seja para conseguir mais investidores, seja para alcançar melhores resultados, a utilização de dados pode ser o caminho mais adequado para potencializar sua operação. Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é e como aplicar o conceito de Data-Driven Business na sua companhia, o que acha de entender mais sobre o suporte que oferecemos? Entenda como funcionam os serviços personalizados em Analytics da BRQ!

BRQ fale conosco